12 dicas para deixar sua cozinha mais prática no dia a dia

A cozinha é um cômodo muito importante em qualquer casa é o local de preparar e armazenar os alimentos e hoje em dia com cotidiano corrido, lugar de fazer lanches rápidos, quanto mais prática e bem equipada for uma cozinha mais vai facilitar o seu dia a dia e você vai ganhar tempo.

Para tornar uma cozinha mais prática e eficiente, é necessária uma boa dose de paciência. Se você acha que chegou o momento de investir seu tempo na organização deste ambiente, separamos boas dicas que vão facilitar seu trabalho.

Na hora de preparar a comida, a praticidade da sua cozinha faz toda diferença. O preparo fica mais simples e rápido, e você consegue trabalhar com mais eficiência, sem estresse. Mesmo que você ainda não tenha a sua cozinha dos sonhos, é possível deixar esse setor da casa mais prático, prestando atenção em alguns detalhes.

Veja essas dicas e pense se consegue reproduzi-las na sua cozinha para sentir a diferença no dia a dia.

1. Disposição dos eletrodomésticos

Se tiver espaço, o ideal é que a sua geladeira fique de um lado da pia e o seu fogão fique do outro. Assim você se movimenta pouco para pegar coisas na geladeira, organizá-las na pia e levá-las para o fogão. Só evite deixar a geladeira e o fogão ao lado um do outro, pois o calor do fogão atrapalha o bom funcionamento da geladeira.

2. Monte uma bandeja de temperos

Para facilitar a vida na hora de temperar a comida, coloque em uma bandeja ou caixinha todos os temperos que você costuma usar na maioria dos pratos. Pode guardar essa bandeja/caixinha dentro do armário, e quando for usar, só precisa pegá-la e botar na pia. Vai ser bem mais prático do que escolher os temperos um a um.

3. Lixeirinha e panos de prato

Pano de prato e lixeirinha devem estar sempre por perto na hora de cozinhar. Você pode ter uma lixeirinha de pia, daquelas bem pequenas só para restos de alimentos, ou pode ter uma no chão, daquelas com pedal para abrir com o pé, bem ao lado da pia.

Para os panos, instale penduradores na parede da pia ou na própria pia para que estejam sempre estendidos e ao seu alcance. Nem precisa furar, podem ser penduradores de silicone, dos tipos a vácuo para grudar na parede ou na pia.

4. Principais utensílios sempre à mão

Os principais utensílios para cozinhar também devem estar próximos, como colher de pau ou silicone, facas de corte, tábua e panelas. Se não quiser deixá-los pendurados na parede ou dentro de potes decorados sobre a bancada, prefira colocá-los nas portas e gavetas embaixo da pia e ao lado do fogão.

5. Penduradores, suportes e acessórios são úteis

Quando você está cozinhando, as mãos ficam sujas e molhadas. Então, quanto mais simples for para pegar os objetos que precisa, melhor. Por exemplo, instale penduradores e suportes para deixar os panos de prato, o papel-toalha e papel-alumínio, sem precisar pegar no rolo todo. Instale também placas com ímã para fixar facas e outros utensílios, sem precisar abrir gavetas.

6. Potes plásticos organizados

Potes plásticos devem ser organizados por tamanho e cor, com as respectivas tampas em um recipiente ao lado. Não guarde os potes fechados, isso evita que fiquem com cheiro. Dica: dê preferência por potes quadrados e retangulares. Potes redondos ocupam mais espaço.

7. Tapetes antiderrapantes

Se você gosta de ter tapetes na cozinha, tenha o cuidado de escolher modelos antiderrapantes. Os tapetes comuns ficam “dançando” no piso e podem fazer você cair e se machucar. Ao ficar pisando neles com cuidado para não cair, você perde tempo enquanto cozinha.

8. Utilize prateleiras e escorredores

Ter os pratos em um local de fácil acesso é imprescindível para ter uma cozinha funcional. Não somente pratos e bandejas, mas também copos e talheres do faqueiro. Então utilize prateleiras e escorredores de louça para organizar a cozinha e mantê-la arrumada. Acomode os utensílios sobre as prateleiras e escorredores para tê-los à mão sempre que precisar, ok?

9. Evite a avalanche de panelas!

Pôr as panelas e potes dentro dos armários de qualquer maneira pode acarretar naquela avalanche barulhenta quando tudo despenca. A dica de ouro é empilhar as panelas, da maior para a menor, uma dentro da outra. Assim, elas não se soltam com facilidade, tampouco promovem estrondos e quedas ao retirar as peças do armário.

10. Bandeja organizada para p café da manhã

Deixe as coisas utilizadas diariamente no café da manhã próximas à mesa onde ele é tomado. Organize uma pequena bandeja com açúcar, adoçante, caixinha de chá, etc. Também faça outra bandeja com alimentos de geladeira (margarina, requeijão, geleia). Essas dicas são importantes porque o café é um momento em que as pessoas normalmente estão com mais pressa. Com as bandejas sempre organizadas fica mais prático arrumar a mesa e guardar tudo após a refeição.

11. Rodinho de pia

Ter um rodinho de pia traz bastante praticidade para manter a cozinha limpa enquanto prepara a comida, e também para agilizar na hora da limpeza. É muito mais fácil usar o rodinho do que ficam puxando a água com as mãos e gastando papel-toalha. Além disso, é mais higiênico e prático do que ter um esfregão de pia.

12- Aproveite o canto de traz da porta

Essa é uma dica super especial, o que acontece muita gente não valoriza a parte de trás das portas e as deixa vazia e esquecida, mas esses locais podem ser bem úteis para guardar muitos objetos, você pode colocar prateleiras e ganchinhos e usar sem dó essa parte, fora que no cotidiano não vai aparecer aquela mini dispensa.

Pitaco: Mantenha somente o necessário! Deixe na cozinha apenas o que realmente é utilizado. Quanto menos coisas, menor a possibilidade de ficar bagunçado. Dê uma atenção especial aos potes plásticos (as tampas vivem se perdendo!) e não acumule mantimentos (afinal, eles têm data de validade). Também é importante liberar os cantinhos de difícil acesso: Ao organizar, devemos avaliar se a localização escolhida para os itens lhes dão boa visualização, pois costumamos esquecer das coisas que não vemos facilmente. Na despensa e na geladeira, por exemplo, a maior parte do desperdício ocorre porque não enxergamos tudo. Ter as coisas sempre à mão é prático.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para 12 dicas para deixar sua cozinha mais prática no dia a dia

  1. Quanto mais pratica melhor.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dicas super úties.

    Curtir

  3. Sempre Zem! disse:

    Adorei as dicas.

    Curtir

  4. Saltibum disse:

    Sempre com ótimas dicas, obrigada.

    Curtir

  5. Sempre Alerta disse:

    Vou seguir as dicas, adorei.

    Curtir

  6. Valeu mesmo pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Fada Bela disse:

    Praticidade é tudo hoje em dia. Valeu

    Curtir

  8. sherazade disse:

    La mia cucina è molto piccola con un tavolino dove facciamo colazione in due per il resto niente appeso alle pareti per dare più spazio all’ambiente.
    Interessanti Comunque i suggerimenti!
    Ciao da Roma🌷

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.