Estética e saúde: unindo o útil ao agradável

Até algum tempo atrás, a estética era relacionada exclusivamente à beleza, mas nos últimos anos essa ideia tem se transformado, passando a ser diretamente atrelada ao conceito de saúde. 

Se antes a estética estava relacionada a cirurgias plásticas, silicone, botox e outros procedimentos voltados à beleza, agora sabe-se que isso vai muito além. 

Por isso é importante que cada procedimento realizado leve em conta o bem estar geral do indivíduo, proporcionando tanto benefícios estéticos, como também emocionais e físicos de maneira geral. 

Qual é a relação entre estética e saúde? 

Atualmente muitas pessoas vivem buscando pela sua boa aparência, tanto que os sites de beleza tem ganhado grande relevância. 

Por outro lado, o conceito de saúde também tem estado em alta, e a maior parte das pessoas busca diariamente ter um estilo de vida que proporcione maior bem estar. 

Mas o que exatamente é a saúde? O conceito vai muito além de estar livre de doenças, abrangendo também o equilíbrio físico, emocional e mental. 

Por meio dessa definição fica mais fácil compreender o papel da estética, que busca também equilibrar os três fatores em questão. 

A união da saúde com a estética influencia diretamente sobre a forma como cada indivíduo se enxerga, levando ou não à sua auto aceitação, ou seja, a autoestima. 

A qualidade de vida e o bem estar 

O bem-estar e a qualidade de vida estão intimamente relacionados e, nesse sentido, os procedimentos estéticos tem um papel fundamental. 

Sendo assim os procedimentos estéticos que permitem que o organismo desempenhe as suas funções vitais com maior eficiência são muito importantes. 

Um dos maiores exemplos disso é a pele, que precisa estar íntegra e hidratada para que o indivíduo se sinta bem. 

A retenção de líquidos que provoca inchaços, por exemplo, pode ser reduzida com sessões de drenagem linfática. 

Dessa forma, as massagens e drenagens são exemplos de procedimentos relacionados diretamente ao bem estar e saúde. 

Inclusive esses e outros procedimentos estéticos podem ser usados para diminuir os desconfortos ocasionados pelo climatério e menopausa, como é o caso do afinamento da pele, típico dessa fase.

A estética e a autoestima 

Além do bem estar físico, os procedimentos associados à estética tem uma relação íntima também com a autoestima. 

Assim alguns deles podem fazer total diferença na vida dos indivíduos por contribuir diretamente com a sua saúde emocional. 

O rosto costuma ser o local de maior preocupação para grande parte das pessoas, afinal, ele está exposto o tempo todo. 

Por isso, um tratamento como a limpeza de pele pode fazer total diferença na autoestima da pessoa, estimulando até mesmo na forma como ele se relaciona com os outros ao seu redor. 

O mesmo ocorre com procedimentos como o clareamento dental, que proporciona um melhor aspecto aos dentes do indivíduo, harmonizando a aparência da face.

Dessa forma fica clara a íntima relação entre a estética e a beleza na tríade que envolve o equilíbrio físico, mental e emocional. 

Por isso os tratamentos de beleza vão muito além da aparência física, agindo diretamente na autoestima de cada um.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.