
Até algum tempo atrás, a estética era relacionada exclusivamente à beleza, mas nos últimos anos essa ideia tem se transformado, passando a ser diretamente atrelada ao conceito de saúde.
Se antes a estética estava relacionada a cirurgias plásticas, silicone, botox e outros procedimentos voltados à beleza, agora sabe-se que isso vai muito além.
Por isso é importante que cada procedimento realizado leve em conta o bem estar geral do indivíduo, proporcionando tanto benefícios estéticos, como também emocionais e físicos de maneira geral.
Qual é a relação entre estética e saúde?
Atualmente muitas pessoas vivem buscando pela sua boa aparência, tanto que os sites de beleza tem ganhado grande relevância.
Por outro lado, o conceito de saúde também tem estado em alta, e a maior parte das pessoas busca diariamente ter um estilo de vida que proporcione maior bem estar.
Mas o que exatamente é a saúde? O conceito vai muito além de estar livre de doenças, abrangendo também o equilíbrio físico, emocional e mental.
Por meio dessa definição fica mais fácil compreender o papel da estética, que busca também equilibrar os três fatores em questão.
A união da saúde com a estética influencia diretamente sobre a forma como cada indivíduo se enxerga, levando ou não à sua auto aceitação, ou seja, a autoestima.
A qualidade de vida e o bem estar
O bem-estar e a qualidade de vida estão intimamente relacionados e, nesse sentido, os procedimentos estéticos tem um papel fundamental.
Sendo assim os procedimentos estéticos que permitem que o organismo desempenhe as suas funções vitais com maior eficiência são muito importantes.
Um dos maiores exemplos disso é a pele, que precisa estar íntegra e hidratada para que o indivíduo se sinta bem.
A retenção de líquidos que provoca inchaços, por exemplo, pode ser reduzida com sessões de drenagem linfática.
Dessa forma, as massagens e drenagens são exemplos de procedimentos relacionados diretamente ao bem estar e saúde.
Inclusive esses e outros procedimentos estéticos podem ser usados para diminuir os desconfortos ocasionados pelo climatério e menopausa, como é o caso do afinamento da pele, típico dessa fase.
A estética e a autoestima
Além do bem estar físico, os procedimentos associados à estética tem uma relação íntima também com a autoestima.
Assim alguns deles podem fazer total diferença na vida dos indivíduos por contribuir diretamente com a sua saúde emocional.
O rosto costuma ser o local de maior preocupação para grande parte das pessoas, afinal, ele está exposto o tempo todo.
Por isso, um tratamento como a limpeza de pele pode fazer total diferença na autoestima da pessoa, estimulando até mesmo na forma como ele se relaciona com os outros ao seu redor.
O mesmo ocorre com procedimentos como o clareamento dental, que proporciona um melhor aspecto aos dentes do indivíduo, harmonizando a aparência da face.
Dessa forma fica clara a íntima relação entre a estética e a beleza na tríade que envolve o equilíbrio físico, mental e emocional.
Por isso os tratamentos de beleza vão muito além da aparência física, agindo diretamente na autoestima de cada um.






Interessante mesmo.
Obrigada!!
Muito bom.
Obrigada!!
Legal.
Obrigada!!
Bem-estar sempre.
Obrigada!!
Interessante.
Obrigada!!
Adorei.
Obrigada!!
Acredito que a beleza está sim associada ao bem-estar mental, pois pessoas bonitas se sentem mais confiantes, porém não é somente o que devemos no importar. Lembre-se que ficar bonita não é para os outros é para você então pense antes de fazer qualquer procedimento se vai se do seu agrado.
Com certeza!!
Obrigada!!
Adorei.
Obrigada!!
L’estetica può migliorare la salute, e anche sostenere l’autostima.
É vero.
Obrigada!!