Falta de vitamina D pode afetar a saúde bucal

A ausência de vitamina D no organismo pode trazer uma série de complicações a saúde, entre elas, problemas relacionados à saúde da sua boca. Acompanhe este artigo e entenda melhor o assunto.

Existem inúmeras pesquisas e artigos, além de opiniões médicas, que afirmam a importância da vitamina D para o funcionamento correto do organismo humano. O que muita gente ainda não sabe é que, além dessa substância ser essencial para a saúde do nosso corpo, ela também é fundamental para saúde dos nossos dentes.

Neste artigo, vamos explicar melhor essa dinâmica e mostrar porque a falta de vitamina D pode afetar a saúde da sua boca, deixando seus dentes mais fracos e vulneráveis a cáries, quebras e até mesmo problemas gengivais. Acompanhe.

Entenda mais sobre a vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada em duas versões. A D2 que é de origem vegetal e pode ser encontrada em alimentos e a D3 que é de origem animal e é naturalmente produzida por nossa pele através da absorção dos raios ultravioletas B.

O corpo humano não é capaz de produzir a vitamina D sem a presença da luz solar, por isso é sempre indicado tomar um banho de sol por alguns minutos todos os dias. Afinal, esta vitamina é responsável pela absorção de outros minerais importantes como o cálcio e o fósforo, além de prevenir o surgimento de uma série de problemas relacionados aos ossos, músculos e funções metabólicas como o sistema imunológico, controle da diabetes, problemas gestacionais e muito mais.

Qual a importância da vitamina D para os dentes?

Além da sua capacidade de regular várias funções metabólicas e neurológicas também, a vitamina D3, é responsável por garantir o fortalecimento dos dentes.

Segundo alguns dentistas, o fato dela metabolizar o cálcio e o fósforo, substâncias fundamentais para a mineralização dos dentes, é o principal fator para seu benefício à saúde bucal.

Além disso, essa vitamina também auxilia na absorção de cálcio no intestino, o que faz com que os níveis dessa substância no organismo se mantenham sempre em equilíbrio, evitando problemas.

Está cientificamente provado que a ausência de vitamina D no organismo pode promover maiores riscos de perda de dentes e problemas como infecções bacterianas. Além disso, problemas de cicatrização relacionados a implantes também estão relacionados com a ausência dessa vitamina.

Como evitar esses problemas?

O primeiro passo, sem dúvidas, é passar a tomar sol por alguns minutos, todos os dias, lembrando sempre de usar o protetor solar e, se possível, evitar os horários em que essa prática pode ser nociva a sua saúde.

Se você mora em uma região onde o sol não é muito comum, procure investir em alimentos ricos em vitamina D como salmão, sardinha, leite, ovos, iogurte, óleo de fígado de peixe e até mesmo suplementação alimentar.

Além de tomar sol, é importante manter sempre bons hábitos de higiene bucal e visitar regularmente um dentista. Acredite, vale muito mais a pena investir na prevenção do que ter problemas maiores e possíveis gastos maiores para o tratamento de doenças.

Caso você não tenha acesso a um convênio odontológico, pode procurar um profissional da rede pública, mas não pode ter desculpas para não ficar atento a sua saúde bucal e também aos níveis de vitamina D no organismo.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Falta de vitamina D pode afetar a saúde bucal

  1. apitaca disse:

    Muito útil.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fadabela disse:

    Nossa, essa eu não sabia, Muito bom.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sempre Alerta disse:

    Bom saber mesmo. Muito útil.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Saltibum disse:

    Interessante, isso eu não sabia.
    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  5. vavarosblog disse:

    É importantíssimo e muito útil o artigo. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Entrei na menopausa e fiquei em menos de dois anos com deficiência dela.Acho que tem outros motivos para a falta de vit d .Sempre tomei muito sol e minha alimentação nao e tao pobre em vit d .Tenho hipotireoidismo contralado .Nao entendo o porque so falam no sol deve ter outras causas

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.