Benefícios do cálcio para a saúde

cálcio1

Olá pessoal!!

Além de proteger os ossos, prevenir a osteoporose e doenças ósseas, o cálcio também é responsável por outras funções importantes no organismo. Confira!

São duas as funções principais do cálcio no organismo. A primeira é de cuidado das estruturas, como nos ossos e dentes, e a segunda é de sinalização celular ou ação regulatória. Entram nessa segunda função os cuidados com os nervos e músculos e o controle da massa corpórea, principalmente na taxa de gordura. Confira mais funções do mineral, de acordo com informações da nutricionista Ana Paula Del´Arco, consultora da Viva Lácteos, e onde encontra-lo na alimentação!

  1. Impulsos nervosos. O cálcio é o mineral responsável pela transmissão dos impulsos nervosos pelo corpo.
  2. Batimento do coração. A contração muscular também é controlada pelo cálcio, e isso inclui os batimentos cardíacos. Sem cálcio, o batimento do coração pode ser afetado.
  3. Regula a temperatura corporal. Em termos médicos, o cálcio atua na regulação da termogênese, ou na temperatura do corpo.
  4. Influencia na produção de gordura. O cálcio atua na produção de ácidos graxos ou gorduras, a partir do excesso de glicose no organismo, guardando essa energia extra.
  5. Atua na quebra de gordura também. Da mesma forma que no tópico anterior, o cálcio atua na lipogênese ou quebra da gordura em glicerol, também para obter energia para o corpo.
  6. Ossos e dentes.  A saúde óssea e dentária está diretamente ligada aos níveis de cálcio no organismo, para a prevenção de doenças como osteoporose.

Onde encontrar?

Além dos leites e derivados, o cálcio tem fontes diversas na alimentação. Procure incluir na dieta ovo, peixes, como a sardinha, lentilha, feijão branco, folhas verdes escuras, como agrião, ruibarbo e brócolis são outras fontes importantes. Além disso, a suplementação de vitamina D, seja ela quinzenal, mensal ou diária, e a suplementação do próprio cálcio todos os dias ajudam na manutenção de níveis adequados.

Tome certo!

Como a quantidade necessária de cálcio diária é de 1.200 miligramas, em média, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, isso equivaleria a 2 copos e meio de leite de cabra ou 3 copos de iogurte natural ou 4 copos de leite ou 4 copos de milk-shake ou 13 colheres de sopa de queijo Feta ou 44 ovos ou 15 colheres de sopa de sardinha em óleo (enlatadas) ou 6 xícaras de chá de agrião ou 10 xícaras de chá de brócolis.

calcio3

E quando falta?

Os sintomas de falta de cálcio no organismo, mais evidentes a longo prazo, se refletem principalmente na fraqueza dos ossos, que dão origem à osteoporose pois o cálcio é um mineral importante na formação dos dentes e dos ossos. Além disso, a falta de cálcio provoca também:

  • Dor na coluna
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Ansiedade
  • Cólicas menstruais
  • Unhas fracas e pálidas
  • Periodontite e cáries
  • Artrite

Estes sintomas podem ocorrer com a falta de cálcio moderada e, por isso, é recomendável aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio. Porém, pode ser necessário fazer uma suplementação em cálcio e, por isso, é importante consultar o médico ou nutricionista.

Alimentos que “roubam” Cálcio

Devemos garantir que nosso organismo absorva todo o cálcio possível. Alguns alimentos diminuem a capacidade do organismo de absorver cálcio. A solução, entretanto, não é baní-los da dieta e sim comê-los em moderação, sempre diversificando a alimentação. Mesmo para quem tem osteoporose, esses alimentos somente são prejudiciais se consumidos em excesso, como: sal, café, refrigerante, chocolate, gorduras, excesso de ferro, excesso de proteínas.

Excesso de Cálcio no Organismo

Quantidades excessivas de cálcio no organismo podem ocasionar as conhecidas pedras nos rins: esse tipo de formação é mais comum em decorrência da ingestão de cálcio de origem mineral e também por alguns suplementos alimentares (a ingestão suficiente de água ajuda evitar a formação de pedras nos rins). O consumo excessivo também pode ocasionar a redução de outros minerais, como o magnésio. O excesso de cálcio também pode causar dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular.

Calcule sua ingestão diária de cálcio aqui.

Pitaco: Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Pitacos e Achados possui conteúdo meramente orientativo e complementar

Fonte de pesquisa: ViverBem, Sheknows e BelezaeSaúdePitaquinha

 

 

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Benefícios do cálcio para a saúde

  1. Isabel disse:

    Gostei muito destas informações. Estava justamente procurando sobre vitamina D e o calcuo qdo recebi sua mensagem! Obrigada pelo pitaco!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Elisa Matile disse:

    Em meus anos de hospital aprendi que em idade adulta, a não ser que tenhamos deficiência na absorção, não necessitamos de suplementação de cálcio, oq ingerimos na alinentação já nos é suficiente. Já com crianças e idosos isso muda.
    Muito bom o texto.

    Curtido por 1 pessoa

  3. fabianadalcol disse:

    Como sempre boas dicas… Bjs!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Camille Siray disse:

    Adorei o post :3

    Curtido por 1 pessoa

  5. BELEZA E BEM ESTAR disse:

    Adorei seu blog flor

    Curtido por 1 pessoa

  6. Zezinha disse:

    Ótimo post, estou mesmo precisando cuidar mais da minha saúde. Bjus

    Curtido por 1 pessoa

  7. Paco disse:

    Sensacional, muito, muito útil. Abs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s