O importante é ser feliz, e não perfeito!

happy-woman-- how to make your woman happy

Olá pessoal!!

Não é necessário ter um corpo baseado nos padrões da moda para encontrar a felicidade. A perfeição está em aceitar nossas imperfeições, já que somente assim conseguiremos ser verdadeiramente felizes.

Não é preciso ser perfeito para ser feliz. A perfeição é um ideal que nem sequer os artistas conseguem alcançar, já que, muitas vezes, são os tons de imperfeição que fazem das obras algo com uma beleza única e irrepetível.

Em algumas ocasiões caímos no erro de aspirar estes objetivos que a própria sociedade nos impõe: ter um corpo perfeito, uma casa perfeita, um trabalho perfeito e filhos perfeitos…

Se você já tentou fazer isso alguma vez, se você se deixou levar por estes ideais, provavelmente descobriu o alto preço que se paga por isso: infelicidade, baixa autoestima e a sensação de que perdemos o controle de nossa própria vida.

A felicidade é, basicamente, equilíbrio. É encontrar este ponto perfeito no qual nos sentimos bem com nós mesmos, sem a necessidade de ser outra coisa, sem a obrigação de conseguir aquilo que os outros nos impõem e que não se adéqua a nós.

Hoje, quero convidá-los a refletir sobre alguns aspectos importantes sobre este tema.

baloes-coloridos_430-19315425

O esforço inútil de tentar ser perfeito

Nos últimos meses esteve na moda uma prática ingênua e perigosa para a autoestima nas redes sociais. Trata-se de tirar uma foto com uma folha de papel de medida A4 na frente do abdômen.

Deste modo, as meninas demonstram que têm linhas magras e bonitas. Todas as meninas cuja cintura exceda estas proporções, portanto, deixam de ser “perfeitas”.

Outra prática que estava muito popular até pouco tempo atrás era fotografar as pernas para mostrar que, entre elas, ficava um espaço entre as coxas que, longe de se juntarem, demonstravam a magreza com a qual todas sonhavam.

Este tipo de “moda” aparentemente inocente esconde por trás de si o perigoso esforço de muitas meninas que tentam se adequar a estes padrões nos quais só se consegue o seguinte:

  • Aspirar um modelo de beleza estipulado pela sociedade e a moda. Todas aquelas que não tenham esta constituição de modo natural, estarão obrigadas a sofrer para consegui-la.
  • Aspirar algo que alguém não é significa deixar de se aceitar, implica “odiar” o seu próprio corpo.

A sociedade e a moda só conseguem nos “desconectar” de nós mesmos para nos levar ao terreno da infelicidade e, portanto, ao consumismo (medicamentos para emagrecer, alimentos light, suplementos, cirurgias plásticas…).

cara-falso_430-19315424

Imperfeito, livre, satisfeito e feliz

Sempre chega um momento em nossa vida em que acabamos alcançando um equilíbrio. Será que realmente vale a pena tanto esforço, sofrimento e ideais impossíveis de assumir? Se você conhecer alguém que ainda está preso à necessidade de ser perfeito como os padrões nos dizem, recomendamos que o peça para refletir sobre o seguinte:

Aprenda a ser mais livre

A liberdade é a capacidade de romper cadeias externas para nos reencontrarmos com nós mesmos. Acredite ou não, não existe sensação mais prazerosa e satisfatória. Para conseguir isso, devemos levar em conta as seguintes estratégias:

  • Aprenda a ser consciente de tudo que impede a sua liberdade (pessoas, modas, costumes…).
  • A liberdade nos obriga a ter em conta aquilo que realmente é importante para nós e, além disso, nos permite reconciliar-nos com nossas essências e com nossa voz interior.

A aceitação das imperfeições como forma de autenticidade

  • Se o seu nariz não for da forma como você gostaria… o que importa? É um traço herdado da sua família e que, por estar em você, o permite ser único e irrepetível.
  • Se seus quadris forem largos… que importância há nisso? Se todos fôssemos iguais e tivéssemos as mesmas medidas seríamos robôs, seres criados em série e ninguém se destacaria entre os demais.
  • Cada traço, cada atributo do seu rosto e constituição o torna uma pessoa única e excepcional. Se além disso você se cuidar, estiver se sentindo bem e se conectar com a imagem que o espelho devolve, não haverá felicidade mais autêntica da que alguém que se ama e se aceita como é.

Weird-Things-People-Do-For-Beauty

A felicidade é a ausência de insegurança e de medo

A felicidade não é acumular coisas nem pessoas. A felicidade não é uma fórmula mágica que somente se encontra nos livros dos gurus do crescimento pessoal ou da espiritualidade.

Para estar bem basta deixar de ter medo, basta deixar de aspirar ser algo que não somos. Se você não for rico e não dispõe de um corpo com medidas perfeitas, aceite a magia das suas imperfeições e aprenda a ser feliz de forma humilde.

O bem-estar não é um segredo. Para sermos perfeitos, o único que precisamos é estar tranquilos, termos perto de nós as pessoas que nos amam, que não nos julguem e que nos permitam ser nós mesmos e, além disso, sermos capazes de aproveitar cada dia de nossas vidas com tudo que temos.

Pitaco: Incentivo a todos a colocar isso em prática e a cultivar esta felicidade simples que nasce do coração de cada um.

Fonte de pesquisa: melhorcomsaude

Pitaquinha

 

 

 

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

42 respostas para O importante é ser feliz, e não perfeito!

  1. Isabella Cas disse:

    Com certeza! Até porque perfeição nunca será alcançada!
    E as imperfeições equilibram nosso dia a dia, faz parte! rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. viciolicito disse:

    ….adorei os pitacos e concordo muito com eles…
    beijos e ótima semana!!!
    https://viciolicito.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Amei tambem acho que o importante é ser feliz!

    Curtido por 1 pessoa

  4. fulvialuna1 disse:

    Come dico sempre la felicità è un concetto molto personale, ma quello che credo fermamente è che la società odierna non crea felicità, ma solo finta felicità, crea dipendenza; troppo piena di stereotipi, falsi miti, materialità, finta bellezza.
    La felicità va cercata nelle piccole cose che ci circondano, nel cercare di realizzare noi stessi nelle nostre capacità accettandone anche i limiti.
    Bel post, ciao.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Claudinha disse:

    Como sempre, fantástico! Obrigada pelo texto!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Concordo!
    Bora ser feliz..
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oliveirawa disse:

    Talvez o grande desafio de nossa existência seja CONVIVER com nossas 3 personalidades…rsrsr a)A que somos b)A que pensamos ser c)A que procuramos demonstrar, Ah sim, tem mais uma…rsrsr a que “DESEJAMOS SER” . Parabéns por mais esse excel tema!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Falou tudo, muito bom!!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Renata Soares disse:

    Nossa adorei o post, tudo oque eu penso você falou nele..Por isso que adro seu blog e seu post lindona..Bjusss
    http://www.petitluxo.com

    Curtido por 1 pessoa

  10. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

    Curtir

  11. Débora disse:

    Muito bom! Ninguém nunca vai ser perfeito, só nos lembrarmos disso tbm e vivermos sem essa pressão!beijo

    Curtido por 1 pessoa

  12. Thunder_Blog disse:

    Falou tudo, amei o post, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Realmente, a sociedade sempre quis mandar em como nos vestiremos, como seremos, nos nossos corpos e cabelos, e não há nada melhor que sermos nos mesmos, sermos livres e felizes.

    Curtido por 1 pessoa

  14. bcunhablog disse:

    Amei o post! Falou tudooo

    Curtido por 1 pessoa

  15. livrododia disse:

    Concordo muito. Principalmente a perfeição física nunca será alcançada. A mídia nos impõe tanta coisa que deixa a gente doente. Cria até barbies e kens humanos, pessoas atrás de uma perfeição real.
    Desde que me descobri livre me amo mais e sou bem mais feliz 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  16. Juju Bela disse:

    Concordo plenamente, bora ser feliz!

    Curtido por 1 pessoa

  17. Tão simples. Valeu Pitaquinha

    Curtido por 1 pessoa

  18. vileite disse:

    Muito bom !

    Curtido por 1 pessoa

  19. Muito bom,estou adorando acompanhar seu blog!! bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  20. Pingback: A chave da felicidade |

  21. Pingback: A chave da felicidade segundo alguns notáveis filósofos! | O Bem Viver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s