Você está desperdiçando sua vida

time-flies (1)

Olá pessoal!!

É possível que você tenha diversas ideias do que você quer para a sua vida. Coisas para fazer, metas a cumprir e pessoas com quem conviver. Mas às vezes você não tem tempo para alcançar tudo… ou pelo menos é o que lhe parece. Você já pensou que, de certo modo, esteja desperdiçando a sua vida? Talvez algumas coisas nas quais você se vê submerso não sejam necessárias, ou você esteja perdendo muito tempo sem nem perceberSerá que realmente falta tempo ou você tem investido suas energias em coisas que não levam a lugar algum?

Platão, há séculos disse que deveríamos fazer aquilo que nascemos para fazer. Ele acreditava que cada pessoa nascia direcionada a algo e que a mesma não seria feliz se não estivesse em seu lugar. Pensando nisso, precisamos nos questionar se não estamos submersos em coisas desnecessárias, naquilo que não condiz com quem somos. Será que estamos perdendo tempo demais e consequentemente desperdiçando nossas vidas? Eis alguns sinais que poderão ajudar na resposta dessa pergunta:

Analise se no seu dia a dia:

1. Você gasta tempo no que não contribui

Você precisa de momentos para se desligar das obrigações profissionais e se distrair. Mas se a maior parte do seu tempo é destinada a distrações, você acabará com a sensação de que não fez nada. Não estou dizendo para eliminar todas as atividades recreativas da sua vida, e sim que você preserve aquelas que contribuem com alguma coisa e reduza as outras.

“Aquilo que ocupa a maior parte do seu tempo, passa a ser o seu deus” Pensamento oriental

Entre as atividades que farão você sentir que desperdiça a sua vida estão beber em excesso, passar horas assistindo televisão ou se perder nas redes sociais. Se você quer estar com seus amigos, procure alternativas como sair para acampar ou jantar em casa e bater papo à vontade. Escolha alternativas que sirvam para melhorar as suas relações e ter a vida que você deseja.

2. Você não melhora as suas habilidades

Os seres humanos estão programados para aprender coisas novas. Uma forma de desperdiçar a sua vida é não dar a si mesmo a oportunidade de aprender e crescer sempre. Você lembra que anteriormente mencionei que você deve evitar as atividades que não contribuem com nada? Então, uma excelente alternativa é usar os tempos mortos para praticar jogos mentais.

“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”.

Faça com que a sua mente trabalhe e desafie-se sempre que puderOpções como Palavras Cruzadas e Sudokus o ajudarão, e em pouco tempo você ficará viciado em seus desafios. Outra excelente alternativa para fazer com que a sua mente se desenvolva é aprender novas habilidades. Desde tocar um instrumento musical até aprender um novo idioma. Se você quer algo que requeira menos esforço, leia bastante: clássicos e atualidades.

3. Falar consigo negativamente

“Todo ser humano, caso se proponha,

pode ser o escultor do seu próprio cérebro”

O diálogo negativo é uma eficiente forma de desperdiçar a sua vida. Se esse diálogo se dá no seu interior e com você mesmo, é ainda pior. Lembre-se de que aquilo que você pensa se torna ‘realidade’. Você é consciente do que você diz a si mesmo cada vez que você tem um tempo ocioso? Quão gentil você é consigo mesmo? Quando chega o momento de enfrentar um desafio e você se dá por vencido na sua mente, o fracasso está praticamente assegurado. Claro que não é fácil mudar esse tipo de diálogo porque ele não acontece de forma consciente. O que você precisa fazer é prestar atenção ao que você está falando para si e pouco a pouco modificar essa mensagem. Você também pode ocupar a sua mente para diminuir esse tipo de mensagem.

4. Você não planeja o futuro, nem a sua vida

Como você se imagina daqui a dez anos? O que você gostaria de estar fazendo neste momento? Com quais recursos você fará isso? Embora seja verdade que é preciso viver o presente, nunca se deve esquecer do futuro. As metas funcionam como um motivo para continuar e evitam que você desperdice a sua vida. Permitem criar um caminho e fazem você sentir que realmente tem algo a melhorar e pelo que perseverar. Muitas pessoas vivem no automático. De manhã acordam, tomam café, vão para o trabalho e voltam para casa. Todo dia é igual e quando tiram um tempo para analisar as suas vidas, se sentem vazios. Isto acontece porque elas não têm uma meta a cumprir.

“Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol:Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher”. Eclesiastes, Cap. 3

Defina uma ou duas grandes metas e outras menores. Depois de definir o seu objetivo principal, crie metas menores e realistas que possam ser alcançadas, como correr uma prova de 5km, depois uma de 10km, completar uma meia-maratona, etc. Não se permita desperdiçar a sua vida. Aproveite-a para crescer e melhorar. A melhor coisa que você pode fazer é viver plenamente porque você não vai ter oportunidade de desfazer as suas decisões.

Pitaco: Para mim, um dos maiores desperdícios da vida é guardar mágoa.  Se você está em paz consigo mesma e com as pessoas ao seu redor, não haverá barreiras que te impeçam de receber sorrisos sinceros, paz, alegrias e amores. Tenha o poder do perdão e sinta-se constantemente livre de amarras e leve como uma pluma.Pitaquinha

 

Acompanhe o blog nas redes sociais!!

Criar cartão de visita

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

68 respostas para Você está desperdiçando sua vida

  1. Isabella Cas disse:

    Uma coisa que é difícil é equilibrar vários fatores na vida em busca de uma vida de qualidade!
    A gente acaba desperdiçando um monte de coisa, e se arrependendo depois!
    Mas não se pode voltar no tempo, a questão é acordar, e melhorar a forma de tocar a própria vida rs o quanto antes.
    Bjss

    Curtido por 2 pessoas

  2. souanina disse:

    Perfeito!!
    👏👏👏😍

    Curtido por 1 pessoa

  3. amaletamagica disse:

    demais.. e é isso mesmo!! principalmente a parte de guardar mágoa.. o maior prejudicado é sempre quem guarda e não quem magoou!
    boa semana pra vc!!
    um beijo
    Cris

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei o texto! Serviu para mim!

    Curtido por 2 pessoas

  5. Abá Morena disse:

    Nóooo…muito baca! Gostei muito da frase do item 1. Quantos deuses temos, não!? bju

    Curtido por 1 pessoa

  6. Abá Morena disse:

    *bacana……(kkk..)

    Curtido por 1 pessoa

  7. Petitluxo disse:

    Adorei as dicas, muito importante..Bjuss
    http://www.petitluxo.com

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi Pitaquinha, como está?
    Ótima produção. Me faz parar para pensar em quantas vezes, de fato, nos encontramos nessas situações em que nada agregam valor em nossa vida. Sem dúvida o pior desperdício é guardar rancor. Afinal, no final das contas, quem sofre com isso somos nós. 🙂
    Meus parabéns e um forte abraço!

    Curtido por 2 pessoas

  9. Lele Zucco disse:

    Post mais que perfeito! O 3. Falar consigo negativamente foi o que eu precisava ler essa semana. Obrigada por existir Pitacos e achados ❤

    Curtido por 1 pessoa

  10. Jen disse:

    Obrigada por esse texto, estava precisando ❤

    Curtido por 1 pessoa

  11. Mesmo muito bom artigo!!!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá, Tudo bem? Te indiquei para uma tag lá no blog, dá uma olhadinha! Beijão. ❤
    https://virandofashionista.wordpress.com/2016/03/14/tag-liebster-award/

    Curtido por 1 pessoa

  13. KAMBAMI disse:

    Republicou isso em FALA ABERTAe comentado:
    Refletir é a melhor coisa do mundo. Aprender sempre e compartilhar por um mundo melhor e mais amável.

    Curtido por 2 pessoas

  14. KAMBAMI disse:

    Muito bom percebermos que não estamos sós e que há sim centenas e milhares de pessoas que buscam essa paz e esse amor de se viver a vida em plenitude. Obrigado pela partilha. ❤ 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  15. Diana disse:

    Equilibrar vida pessoal e vida profissional é o desafio do século XXI no mundo moderno!

    Curtido por 2 pessoas

  16. ótima reflexão. Parabéns pelo post.
    http://www.olhrmeu.wordpress.com
    Gostaria de ser indicada para tags, me divirto vendo esse tipo de post e gostaria de participar aqui pelo mundo virtual. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  17. Zezinha disse:

    Preciso melhorar no item 2, valeu Pitaquinha. Mais uma vez me ajudando. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  18. Obrigada pela reflexão do dia!!! O texto foi para mim. Beijos flor!!!

    Curtido por 2 pessoas

  19. Salonisses disse:

    Adorei o texto. A gente sempre se encontra perdendendo tempo com coisas e sentimentos desnecessários. Ótima reflexão.

    Curtido por 2 pessoas

  20. simplicimari disse:

    Post inspirador. Obrigada por compartilhar! Bjs

    Curtido por 2 pessoas

  21. Paco disse:

    Sensacional! Repassando…

    Curtido por 2 pessoas

  22. Fadabela disse:

    Adorei, parabéns pelo post, era o que eu precisava. Um grande abraço

    Curtido por 1 pessoa

  23. Sempre Alerta disse:

    Nossa, mais um post que me ajudou muito, obrigada. Beijuuussss

    Curtido por 1 pessoa

  24. Renato Costa disse:

    Eu também penso que estou perdendo algo da vida, na verdade as fases. Namoro, viagens com amigos, festas loucas, paqueras de um fim de semana. Mas nunca é tarde demais para se fazer uma nova historia.
    Abraços
    rcarqdesign.wordpress.com

    Curtido por 2 pessoas

  25. muito verdade tudo!! concordo plenamente e faço tudo o que está aí 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  26. Renata Vasc disse:

    Nossa parabéns, muito bom seu post! Eu estava mesmo precisando ler isso. Eu me encaixo perfeitamente no “tempo perdido” e o pior é o arrependimento depois. É horrível. Mas tô tentando trabalhar isso, inclusive é uma das minha principais metas para 2016. Que DEUS me abençoe…
    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  27. Ótima forma de começar o dia lendo esse texto!
    Eu tinha esse sentimento de “desperdício” até ano passado, quando decidi inovar. Afinal, rotina não é bom pra ninguém. Desde então, tenho cuidado mais de mim, fazendo coisas que eu gosto e que me trazem prazer. Passei a fazer yoga duas vezes por semana, o que tem me ajudado muito com o equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando-me uma paz interior que eu custei para encontrar. Acho que esse “vazio” que as pessoas sentem só pode ser preenchido por elas mesmas, pois, a partir do momento em que projetamos nossa felicidade em coisas externas, viveremos eternamente frustrados. O segredo é projetar a felicidade de dentro pra fora, pois apenas VOCÊ pode fazer você feliz.
    Parabéns pelo post!

    Curtido por 2 pessoas

  28. Juju Bela disse:

    Melhorando em 3, 2, 1… Valeu Pitaquinha! Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  29. Mandou bem Pitaquinha, excelente. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  30. Wizard9 disse:

    Gostei muito… Estava pensando em planejar a minha vida e apareceu uma propaganda de cerveja. Gostei mais ainda! rs.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Pingback: Você está desperdiçando a sua vida? | O Bem Viver

  32. Que texto maravilhoso! Tenho acompanhado alguns post do blog, que acho muito úteis e adoro, mas esse ganhou meu coração! Muito obrigada pelas dicas! Vou trabalhar mais em não desperdiçar a minha vida!

    Curtido por 1 pessoa

  33. Republicou isso em Manual do Jovem Modernoe comentado:
    Post muito bom em Pitacos e Achados

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s