Quando e como desmontar a árvore de Natal

maxresdefault

Olá pessoal!!

Tudo o que é bom dura pouco e não seria diferente com o Natal. A data correta para desmontar a decoração natalina é 6 de janeiro. A tradição é cristã: acredita-se que neste dia, conhecido como Dia de Reis, os três reis magos encontraram o menino Jesus na manjedoura.

O armazenamento da árvore e dos enfeites é bastante importante para que você consiga aproveitar o máximo possível das decorações no ano que vem. Confira algumas dicas:

  • Para desmontar, siga a ordem contrária da montagem: comece retirando as bolas e enfeites maiores, parta para o festão e só então para o pisca-pisca. Nas árvores artificiais, só comece a desencaixar os galhos com a árvore já limpa.
  • Para não embaraçar e nem quebrar o fio do pisca-pisca, enrole-o em uma tampa de caixa de sapato ou mesmo do rolo de papelão que sobra do papel toalha, dando sempre um bom espaço a cada volta para não embaraçar. Guarde-o dentro de um saco plástico ou enrolado em plástico bolha para proteger as luzinhas.
  • As bolas de vidro devem ser enroladas uma a uma em jornal, papel de seda ou plástico bolha antes de serem armazenadas. As de plástico podem ser guardadas direto em uma caixa de sapato, separadas por cor. Para guardar bolinhas menores, uma opção é reutilizar uma embalagem de caixa de ovos. Para enfeites delicados, uma boa ideia é guardar em saquinhos Ziploc com um pouco de ar dentro.
  • Separe os enfeites por cor: é possível que em um ano você queira fazer uma árvore com enfeites dourados; em outro, uma decoração toda prateada… Separando os enfeites por cor, será mais fácil encontrar aqueles que farão parte daquele Natal (e você conseguirá identificar com mais facilidade se é preciso comprar mais algum item).
  • Embrulhe individualmente os ornamentos em papel de seda e coloque em caixas ou recipientes de plástico resistente com divisórias de papelão.
  • Guirlanda – Compre uma caixa só para ela. Aproveite os espaços vazios para acomodar os festões e eventuais enfeites mais frágeis. Outra opção é  colocá-la em um saco plástico e pendurá-la em um cabide.
  • Desmonte toda a árvore e amasse bem os galhos de volta, para que voltem à forma mais fina possível. Se você não tiver guardado a caixa de origem, você pode comprar caixas organizadoras em papelarias. Feche bem para não acumular pó ou mofo.
  • Enrole os festões na própria mão e guarde-os separados um a um em saquinhos plásticos. Eles são frágeis e podem arrebentar ou se enroscar em outros enfeites se não forem bem armazenados.
  • Para deixar tudo organizado, especialmente se você tem muitos enfeites, identifique o conteúdo de cada uma das caixas e etiquete os saquinhos. Vai ficar bem mais fácil de encontrar tudo da próxima vez, especialmente se você guardar tudo no mesmo lugar ou em uma caixa maior.

guardar enfeites de natal

desmontar natal 1

Pitaco: O local ideal para guardar as caixas é um armário alto, onde não fiquem expostas ao calor e umidade. O maleiro pode ser uma opção assim como uma prateleira ou estante na área de trabalho ou no closet.

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Quando e como desmontar a árvore de Natal

  1. Aqui em casa funciona assim, eu desmonto quando minha filha deixa kkkkkkkkkkkkkk
    Tenha um lindo dia Pitaquinha, e uma semana maravilhosa!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Letícia disse:

    eu adoro montar a árvore, mas desmontar dá uma preguicinhaaa hahahha. Gostei do post, aqui em casa minha mãe costuma ter bastante cuidado para guardar, sempre em caixas e tals 😀
    Beijinho!

    Curtido por 1 pessoa

    • Realmente, eu prefiro montar do que desmontar, mas precisamos ter bastante cuidado no armazenamento. Minha tia tem uma árvore de natal pequena e para guardar ela coloca tudo do mesmo jeito em um saco plástico bem grande… kkkk Não precisa montar nem desmontar, está sempre pronta. Bjs linda

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu gosto tanto da minha arvorezinha, que deixaria montada até o carnaval! Bom, mas o tempo anda passando tão rápido que já já é natal de novo.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Pretinha Básica Blog disse:

    Idéias muito legais para guardar tudo! Adorei!

    Curtido por 2 pessoas

  5. Letícia disse:

    Também costumo desmontar a minha no dia 6 de janeiro. Estou reunindo coragem e disposição para desmontar a minha esse ano… rsrs… Feliz ano novo!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Pingback: Os links mais bonitos da cidade | Rodízio Entretenimento

  7. Pingback: Os links mais bonitos da cidade | Rodízio Entretenimento

  8. Simone disse:

    A minha irmã guarda na despensa no armário, nunca desmontei, sempre ficou por conta dela 🙂
    http://www.charme-se.com

    Curtido por 2 pessoas

  9. Zezinha disse:

    Adorei as dicas! Bjocas

    Curtido por 3 pessoas

  10. fulvialuna1 disse:

    Io ho l’abitudine di togliere l’albero e il presepio dal 7 gennaio in poi, mi ci vogliono circa tre giorni per smontare pulire e sistemare tutto.
    In cantina ho un armadio adibito solo per le cose di Natale.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Laura Calais disse:

    Eu tenho uma dó (e preguiça ao mesmo tempo) de desmontar a árvore e tirar os enfeites de natal hahahaha adorei o post ❤

    Curtido por 1 pessoa

  12. Fadabela disse:

    Amei as dicas, ficará fácil agora. Só preciso de disposição. Bjuuussss

    Curtido por 1 pessoa

  13. Heey garota!! disse:

    Amei as dicas, são de muita utilidade!

    Beijoooos!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Pingback: Links + bonitos da cidade | Rodízio Entretenimento

  15. Amooooo toda a decoração de Natal, fico com uma peninha em ter que guardar.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Nossa, preciso desmontar a minha.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s