DIY – Dicas de como fazer um organizador de gavetas e manter o armário organizado

Olá pessoal!!

Manter o guarda-roupa organizado é essencial não só para deixar o ambiente mais agradável, mas também ajuda a economizar tempo. Afinal, quando tudo está uma bagunça, você perde minutos preciosos procurando uma determinada peça de roupa, podendo até se atrasar!

Um armário bem organizado é fonte de inspiração e otimização. Com todas as peças no seu devido lugar, você visualiza tudo o que tem e evita gastos desnecessários na hora das compras. Para deixar a sua rotina mais prática, a seguir confira dicas de como organizar o guarda-roupa e aprenda a fazer um organizador de gavetas!

Como manter um armário organizado

Quem nunca passou pela situação de organizar todo o guarda-roupa para, depois de alguns dias, se deparar com a bagunça novamente? A situação é muito comum e, aqui vão algumas sugestões para evitar isso:

  • A primeira dica é a mais básica, mas que a gente vive esquecendo: sempre que tirar algo, coloque de volta no local onde estava. Isso evita o trabalho dobrado no futuro!
  • Utilize o máximo de organizadores que conseguir dentro de seu guarda-roupa: caixas, cestos, prateleiras, sapateiras, gavetas, organizadores verticais de pendurar, sacolas, caixinhas, etc. Além de ajudar a separar os tipos de roupas, é uma ótima forma de preservar as peças, sendo que elas ficam mais protegidas.
  • A cada mudança de estação, procure guardar as peças que não serão mais usadas, como as jaquetas mais pesadas, lãs e edredons. Da mesma forma,lembre-se de guardar as roupas de praia, cangas e toalhas grandes em sacos à vácuo – eles são ótimos para economizar espaço.
  • Mantenha as coisas separadas por tipo e frequência de uso: roupas de cama e toalhas podem ser armazenadas no alto, pois são trocadas semanalmente, certo? Os vestidos de festa também podem ser mantidos no fundo ou em uma caixa separada, já que são restritos a ocasiões especiais. Por consequência, procure manter as peças do dia a dia mais acessíveis e de fácil alcance.
  • Se você quer ir um pouquinho mais além na arte da organização, experimente separar as roupas por paleta de cores. Além de ajudar na hora de escolher o look do dia, o esquema das cores também ajuda você a lembrar mais facilmente das peças que tem em casa.
  • Defina um tempo de uso para as roupas que estão guardadas há muito tempo. Por mais que você goste de uma peça, se ela caiu em desuso, talvez esteja na hora de doá-la, abrindo espaço no seu guarda-roupa!

Photo by Dan Gold on Unsplash

Como manter a gaveta em ordem

Assim como o guarda-roupas, é importante manter as gavetas sempre limpas e arrumadas, especialmente as roupas íntimas. Se armazenadas em um ambiente úmido que favorece o desenvolvimento de fungos, por exemplo, elas podem apresentar um risco para a sua saúde. Se este for o caso, é preciso tomar atitudes como esterilizar roupas íntimas e depois higienizar a gaveta com algum produto específico ou usando vinagre, deixando secar completamente antes de guardar as peças limpas de volta. Veja algumas orientações de como esterilizar roupas íntimas para fazer isso de forma correta.

Uma dica é forrar as gavetas com um plástico, para que elas não entrem em contato direto com o móvel. Sachês ou sabonetes perfumados ajudam a eliminar os maus odores, enquanto os produtos anti mofo mantém o bolor longe. Outra dica é colocar as roupas íntimas em saquinhos ou montar um organizador, como o que vamos mostrar a seguir!

Pexels

DIY – Fazendo um organizador de gavetas

Materiais que irá precisar:

  • Papelão ou Papel Roller 3mm ou 6mm (ambos são rígidos, especialmente se forrados)
  • Tesoura e/ou estilete
  • Régua
  • Cola branca (que não dilua em água – para não estragar o papelão nem o forro)
  • Tecido de algodão para forrar
  • Pincel
  • Lápis
  • Verniz spray fosco se quiser impermeabilizar depois

Como montar:

  1. Primeiramente meça todas as dimensões da gaveta e passe-as para o papel, marcando com lápis e utilizando uma régua para ficar bem preciso. A quantidade de tiras deve variar de acordo com a de divisões que desejar, mas o formato mais básico inclui 3 do tamanho do comprimento e 2 do da largura, além das laterais e fundo da gaveta.
  2. Recorte o papelão com estilete preferencialmente, para não deixar rebarbas, peça por peça.
  3. Encape as peças cortadas com o tecido – corte ele no tamanho necessário, passe cola com um pincel no papelão e vá embrulhando o pano com cuidado. Se quiser utilize um rolo de espuma e/ou espátula de silicone para deixar a superfície lisinha, sem rugas e bolhas. Recorte o excesso de tecido com a tesoura.
  4. Monte o formato da gaveta colando as partes externas. Uma dica é fazer um reforço com fita crepe além da cola – especialmente nos cantos -, só até ela secar completamente.
  5. Depois faça o mesmo com as partes internas e pronto, deixe secar por 24 horas e já pode começar a guardar suas coisas!

Uma alternativa mais simples é apenas fazer as divisórias, sem o formato da gaveta, utilizando um papelão grosso ou até divisórias de madeiras. E, outra forma de montar esse organizar, é fazer um artesanato tipo “jogo da velha”:

  1. Tire as medidas da gaveta e corte 5 tiras do papelão: 2 tiras do comprimento da gaveta e 3 tiras do tamanho da largura gaveta.
  2. Com o estilete, corte 3 divisões ao longo das tiras mais longas – os cortes nas duas tiras devem ter a mesma altura, para encaixarem corretamente.
  3. Depois, corte 2 divisões ao longo das tiras mais curtas – utilize o estilete e também faça as divisões iguais e na mesma altura.
  4. Por fim, encaixe as tiras longas nas curtas. E você terá um organizador com 12 divisórias!
Por Gabriela Westphalen

Pitaco: Além de utilizar no guarda-roupas, esse organizador também pode ser usado na cozinha, para separar utensílios, ou no escritório, para itens de papelaria. Gostou das ideias de organização? Compartilhe as suas dicas nos comentários também!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para DIY – Dicas de como fazer um organizador de gavetas e manter o armário organizado

  1. Pingback: DIY – Dicas de como fazer um organizador de gavetas e manter o armário organizado – ROBERTA BITENCOURT DE ANDRADE

  2. Adorei muito bom este post ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juju Bela disse:

    Eu fiz, é muito fácil e prático. Obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. pitacodasorte disse:

    Nada como deixar tudo organizado. Boas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Thanks for the good tips

    Curtido por 1 pessoa

  6. Mamãe Plena disse:

    Ótimas dicas 👏👏👏.
    Quem é mãe ou Dona de casa sabe como é complicado manter tudo organizado sempre 😂.
    Agora já tive boas ideias!
    Muito obrigado 😍😙

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ótimas dicas! Aqui em casa já uso a tática de separar as roupas por cor, e frequentemente separo peças para doação.

    Curtido por 1 pessoa

  8. É bem fácil mesmo, vou fazer. Obrigada pelas dicas.

    Curtir

  9. Muito boas as dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  10. fulvialuna1 disse:

    Consigli preziosi 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.