13 temperos saudáveis que substituem o sal

13 temperos saudáveis que substituem o sal - pitacos e achados

Retenção de líquido, pressão alta e osteoporose são uns dos problemas que o excesso de sal no organismo pode causar à saúde. O sódio está presente em muitos alimentos e nos seus preparos, e mesmo sendo importante para o bom funcionamento do organismo, o seu consumo deve ser controlado, pois o exagero pode tornar esse ingrediente um vilão do corpo.

Consumo de sal recomendado por dia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 5 g de sal por dia, pois o seu excesso pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, inchaço, cálculo renal e arritmia cardíaca. Apesar de ser difícil tirá-lo totalmente do cardápio, é importante moderar o seu consumo e trocá-lo por ingredientes naturais, que não prejudicam a saúde e podem trazer vários benefícios.

Temperos que substituem o sal

Cozinhar com temperos naturais é muito saudável e é recomendado o seu uso, em troca de condimentos menos saudáveis, como o sal, por exemplo. As ervas aromáticas, por exemplo, podem ser compradas inteiras ou em pó. Para conservar o seu cheiro e sabor, devem ser trituradas momentos antes de serem cozinhadas. Além das suas características aromáticas e do seu ótimo sabor, são também muito utilizadas como tratamento natural para dores e outros problemas de saúde.

 

Alecrim: tem ação antioxidante e anti-inflamatória e um ramo pode ser usado no preparo de molhos, ensopados e carnes.  

Alho: além de deixar os pratos mais saborosos, o alho reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas do organismo. Pode ser usado para preparar feijão, arroz, carnes e molhos.  

Coentro: ele melhora a digestão, fortalece os ossos e pode ser acrescentado na finalização dos pratos para temperar.

Cominho: ½ colher (chá) pode ser usado para realçar o sabor do feijão, batata e outros vegetais. O cominho auxilia na digestão e previne anemia.

Cebola: melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e pode ser usada no preparo de vários alimentos, realçando os seus sabores.

Hortelã: tem ação analgésica e antioxidante, ajuda na digestão e pode ser usado para temperar feijão, batata e carne de cordeiro.

Limão: excelente tempero para saladas e peixes, o limão auxilia a digestão e regula a absorção de açúcares.

Louro: pode ser usado para preparar feijão, carnes e ensopados. Promove a boa digestão e tem ação anti-inflamatória.

Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, previne a hipertensão arterial e possui ação antioxidante. É um bom tempero para molhos, sopas e carnes.  

Orégano: colocar uma pitada de orégano na salada, em massas e carnes ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Ele tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e é fonte de antioxidantes.

Pimenta: ajuda na redução do colesterol, melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Poderoso termogênico, a pimenta pode ser usada como tempero para carnes e molhos.

Salsinha: tem ação digestiva e é rica em antioxidantes. Vai bem no preparo de legumes, assados, sopas, massas e carnes.

Gengibre: tem ação digestiva, diurética e antisséptica. E além de ser usado no preparo de chás, ele pode temperar caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

tuinkruiden

Pitaco: Evite conservar as ervas aromáticas (coentro, hortelã, manjericão, alecrim, orégano, salsa) durante longos períodos, já que estas perdem o seu sabor ao longo do tempo. No momento da compra deve escolher sempre as mais frescas e com aroma. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

42 respostas para 13 temperos saudáveis que substituem o sal

  1. Márcia disse:

    Tento evitar sal a todo custo e adorei as dicas. Os que eu mais uso são orégano e pimenta, não vivo sem. Um beijo

    http://www.belablue.com.br

  2. Black Plums disse:

    Com certeza vou testar os temperos, e tentar tirar um pouco de sal da comida.

  3. Pingback: Links da semana. | DeborahVieira.com

  4. Pretinha Básica Blog disse:

    Tenho um lado “mistico” e uso vários desses temperos por conta dos poderes energéticos, adoro! Sal, só se for o marinho !
    🙂
    Adorei o post.

  5. Jonara disse:

    Sonho de “consumo”: uma hortinha com tudo isso e muito mais! hehe Como moro em apartamento, fica meio complicado por conta do espaço, mas eu e minha mãe estamos pensando num jeito de colocar a nossa hortinha em prática. Amei as sugestões de tempero. Minhas favoritas são pimenta, cebola, salsinha e gengibre!

  6. Nete Lago disse:

    Olá!!! Amei seu blog.
    Hummm adoro todas essas ervas e temperos, mas ainda uso o sal, em pouca quantidade.
    Beijossss

  7. Sempre Alerta disse:

    Amoooo temperos assim, utilizo muito.

  8. Thaisa Maia disse:

    Adorei as dicas! Normalmente quando eu cozinho eu não coloco sal e todo mundo reclama que está sem sal, mas capricho nas especiarias e realmente é muito melhor do que usar sal. Eu prefiro total! Ainda não aprendi a usar alecrim, talvez você possa sugerir algumas formas, que tal? bjs
    http://lostinbeautyland.wordpress.com/

    • Fico feliz! Utilizo bastante alecrim pois adoro seu sabor. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los. O que eu faço com frequência é o óleo de alecrim. Use o óleo para temperar saladas ou para massas.
      Amasse vários galhos de alecrim lavado e seco em uma tábua de corte.
      Coloque os galhos amassados em uma jarra limpa com tampa.
      Aqueça azeite de oliva, óleo de açafrão ou de girassol em uma panela. Não deixe fumegar.
      Despeja o óleo aquecido na jarra com o alecrim até encher. O alecrim deve estar totalmente submerso. Coloque a tampa.
      Guarde a jarra na geladeira por 2 semanas.
      Remova os galhos de alecrim e coe o óleo para tirar os pedaços que ficarem.
      Guarde o óleo em uma garrafa fechada na geladeira. É uma delícia! Experimente?! Bjs

    • Coloque o galho inteiro de alecrim dentro de uma ave para assar ou por cima de um peixe. Remova antes de servir o prato. Também é muito bom!!

  9. Meu marido tem pedra nos rins, então eu diminui muito o sal da comida, no início é estranho mas vale a pena, agora acostumei e quando como na rua acho tudo salgado rsrs! Bjs

  10. Nathália disse:

    Adorei, sou a louca do sal, gosto de manga com sal, uso cado knorr na maioria das coisas, e sei que isso faz um mal danado, to até tentando diminuir e depois dessas dicas acho que vai facilitar muito.

    • Uaauu, você me fez lembrar da minha infância, quando subia nas mangueiras para comer manga com sal. Vai substituindo o sal aos poucos pelos temperinhos, você sentir a diferença. Além de fazer bem, não é mesmo?! Bjs

  11. Débora disse:

    Uso todos esses temperinhos mas ainda uso sal, mas troquei por sal marinho 😉 Ótimo post!!!

  12. Mary Mendes disse:

    Amei as dicas. Bjossss

  13. judemarch disse:

    Adorei as dicas do seu blog!! Beijos!!

  14. Prefiro muito mais ervas aromáticas que sal. Aliás, nem mesmo gosto de usar vinagre. Aposto sempre no limão siciliano, que dá aquele toque especial. Bjão!

  15. Patricia disse:

    Eu adoro cozinhar e uma coisa que não pode faltar em minha cozinha são os temperos. Desidratados ou frescos eles fazem a diferença e o sal acaba ficando em 2o plano. Adorei o post. Bjsss

  16. Costumo usar é bastante alho, e uma pitadinha de sal 🙂

    http://www.charme-se.com

  17. Juju Bela disse:

    Eu adoro esses temperos. Tenho uma hortinha em casa que cultivo quase tudo. Utilizo bastante, pois além do sabor tem um aroma maravilhoso na comida. Muito bom post. Bjinhos

  18. marcospaco12061 disse:

    Recomendo. Troquei o sal pelos temperos alguns meses. Não sinto falta dele.

  19. Nossa, eu realmente preciso trocar o sal por outra coisa, mas sou tão acostumada com comida temperada com sazon e outras porcarias… Eu sei que isso faz um mal incrível. Gostei das dicas! 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.