7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente

Se a dor de cabeça volta com frequência, é melhor ir ao médico fazer exames

A dor de cabeça está entre os tipos de dores mais comuns no cotidiano nas pessoas, tanto que afeta cerca de 70% da população brasileira. Justamente por isso, é comum ter em casa ou na bolsa um remédio para dor de cabeça que resolve o problema.

Mas quando a dor é frequente, durante dias ou até semanas, não basta tomar um remedinho. Esse pode ser um sinal de algum problema mais sério que precisa de tratamento. Veja quais são as doenças que têm como sintoma a dor de cabeça persistente.

1. Hipertensão

A pressão alta pode causar dores de cabeça constantes porque dilata os vasos sanguíneos da cabeça, causando uma distensão nas terminações nervosas que ficam nas paredes dos vasos, dando origem a dor. O contrário também acontece: quando uma pessoa tem muita dor de cabeça, a pressão sobe, e essa pressão alta muito frequente pode se tornar crônica.

2. Diabetes

A dor de cabeça surge quando a glicose não está sendo bem controlada e equilibrada no sangue. A pessoa diabética tem excesso de açúcar no sangue, e isso causa uma sobrecarga no cérebro, gerando a dor. Vá a um centro de saúde ou a uma farmácia, de manhã em jejum, e faça o teste de glicemia durante alguns dias seguidos.

3. Fibromialgia

Uma pessoa com fibromialgia sente mais do que dores de cabeça persistentes. As dores surgem por várias terminações nervosas ao longo do corpo, o que afeta não só sua saúde física, mas também emocional. Nessa doença, a dor de cabeça costuma ser enxaqueca.

4. Rinite e sinusite

Essas duas doenças são inflamações na cavidade nasal. Um dos sintomas é o aumento da pressão nos seios paranasais, que ativam terminações nervosas causadoras da dor de cabeça. Então, durante uma crise de uma dessas doenças respiratórias, é comum a dor de cabeça estar presente.

5. Meningite

Essa doença causa uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges. As causas variam entre fúngica, viral, bacteriana, neoplásica e química, mas todos os tipos trazem a dor de cabeça como sintoma, pois o processo inflamatório libera substâncias que ativam os terminais de dor das meninges e dos vasos sanguíneos.

6. Malformação Arteriovenosa Cerebral – MAV

A MAV é um enovelado de vasos anormais dispostos entre vasos arteriais no cérebro, que levam sangue até a malformação, e vasos venosos, que drenam o sangue até a circulação normal. É uma condição que se forma quando o bebê ainda está no útero e o principal sintoma são dores de cabeça incapacitantes.

7. Acidente Vascular Cerebral – AVC

O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. A dor de cabeça é um dos sintomas, que ocorre de repente, bem forte, parecendo uma enxaqueca, que pode causar náuseas e vômito. Outros sintomas que aparecem em seguida são cansaço, dificuldade para falar, dificuldade para mover um lado da face, desmaio, dor no peito, perda de alguns sentidos e breve perda de consciência.

dicasonline

Pitaco: Como vimos, a dor de cabeça pode ser causada por fatores simples que podemos resolver sem ajuda médica. Por outro lado, também podem ser causadas por fatores graves. Somente um especialista pode indicar e orientar um tratamento para qualquer tipo de causa. Não espere para cuidar da sua qualidade de vida. Agende agora mesmo a sua consulta!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para 7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente

  1. Estou sempre atento.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Republicou isso em .

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fada Bela disse:

    Já sofri muito e recomendo ficarem espertos.

    Curtir

  4. Sempre Zem! disse:

    Muita dor de cabeça é preocupante.

    Curtir

  5. Sempre Alerta disse:

    Tenho uma enxaqueca terrível.

    Curtir

  6. Pingback: “7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente” – Vale saber e ficar de olho! | O Bem Viver

  7. James Viscosi disse:

    For basically my entire life I used to get headaches frequently and the occasional migraine. Then I had an undetected cerebral aneurysm rupture, which caused a hemorrhagic stroke, and THAT headache was an order of magnitude worse than the others ,,,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.