Conheça os benefícios do vinho para a saúde

Se você o adora saiba que, quando consumido da maneira correta, o vinho faz bem à saúde. É o que vamos contar agora!

O vinho é uma bebida proveniente da fermentação da uva, que há muito tempo, desde épocas mais antigas, demonstra em suas propriedades os benefícios que podem ser oferecidos à saúde. Pode parecer estranho ouvir que uma bebida alcoólica possa auxiliar a saúde, mas trabalhos científicos provaram que substâncias químicas oriundas da uva podem ser, sim, benéficas.

Do que é feito o vinho e quais são seus benefícios?

Considerada um alimento funcional, a uva possui compostos bioativos, como os polifenóis e compostos fenólicos, que são indicados em pesquisas como substâncias  com função antioxidante, ou seja, previnem o envelhecimento das células, participam da prevenção de doenças, possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na diminuição do colesterol LDL. Os principais polifenóis encontrados no vinho são a quercitina, a catequina e o resveratrol.

O resveratrol é o principal polifenol não flavonoide encontrado na bebida e tem ação antioxidante (diminuindo os radicais livres), anti-inflamatória, cardioprotetora, antidiabetes, anticancerígena, quimiopreventiva, neuroprotetora e protetora renal. Enfatizando seu poder cardioprotetor, o resveratrol diminui os níveis de lipídeos no sangue e a junção de plaquetas que poderiam bloquear as artérias.

Para compreender o que está ingerindo, há uma rápida comparação entre o vinho tinto e o vinho branco. O vinho tinto é feito com a casca e o suco da uva, e é na casca onde há maior concentração de flavonoides; no vinho branco, como é utilizada somente a polpa da fruta, a quantidade de flavonoides, ou seja, de resveratrol, é menor.

O vinho possui também:

  • Minerais: sódio, potássio (grande quantidade), cálcio, fósforo, magnésio, silício, ferro, manganês, zinco e cobre;
  • Vitaminas: quantidades bem pequenas de B1, B2, B5, B6 e B12;
  • Tanino: polifenol que age no sabor do vinho, na adstringência e na secura.

Quando mais escuro for o vinho, maior será a quantidade de polifenóis, daí que o vinho tinto seja aquele que apresenta melhores propriedades. Os principais benefícios dessa bebida para a saúde são:

  1. Diminui o risco de aterosclerose, já que contribui para o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e inibe a oxidação de LDL (colesterol mau) nas artérias;
  2. Diminui a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
  3. Previne o aparecimento de câncer devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres;
  4. Reduz a inflamação de doenças crônicas como artrite ou problemas na pele, devido a sua ação anti-inflamatória;
  5. Previne o desenvolvimento de trombose, derrame e AVC, por ter ação anti-trombótica, antioxidante e inibidora da agregação plaquetária;
  6. Reduz o risco de problemas cardíacos, como infarto, por combater o colesterol, reduzir a pressão arterial e fluidificar o sangue;
  7. Melhora a digestão, pois aumenta a produção de suco gástrico, estimula a vesícula e melhora a digestão do carboidrato. 

Qual a quantidade diária ser ingerida?

O consumo de qualquer alimento ou bebida, por mais benéfico que ele possa ser para a saúde humana, sempre deve ser feito com cautela. A ingestão excessiva de nutrientes e calorias podem ser prejudiciais para a saúde, assim como a ingestão insuficiente.

Quando o assunto é o consumo de bebidas alcoólicas, é preciso garantir que essa ingestão seja sempre moderada, já que o álcool em excesso pode trazer mais desvantagens do que vantagens para a saúde.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Como consumir o vinho?

Não basta apenas beber a sua taça de vinho tinto seco por dia. Ela deve ser muito bem pensada para trazer todos os benefícios e não ser um inconveniente. Por exemplo, ao tomar bebida alcoólica com estômago vazio pode-se reduzir a tolerância ao álcool, levando à embriaguez e prejudicar as paredes do órgão.

Sabendo disso, para obter as vantagens do vinho, o ideal é o consumo de forma moderada, conforme o indicado para homens e mulheres, com regularidade diária, e sempre junto às refeições, respeitando sempre o intervalo 8 horas. Uma sugestão é tomar a sua taça de vinho ao jantar, pois, assim, além de ajudar na digestão dos alimentos, ele será capaz de relaxar o corpo para proporcionar uma bela noite de sono.

Os benefícios entre vinho e saúde já estão mais do que comprovados. A bebida não somente traz sensações de prazer e felicidade, mas também protege o coração, aumenta a imunidade e previne doenças como um todo, como osteoporose, diabetes, depressão e outras.

Pitacos: Para pessoas que não possam ingerir álcool e queiram obter os benefícios das uvas, deve-se consumir diariamente uvas vermelhas ou beber de 200 a 400 mL de suco de uva por dia.

Mas não se esqueça: existem contraindicações de consumo para alguns grupos de pessoas, como gestantes, portadores de doenças no fígado ou pâncreas, e pessoas que usam medicamentos controlados ou fazem controle de peso. Por isso, consulte sempre seu médico de confiança!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Conheça os benefícios do vinho para a saúde

  1. THE CORBAL disse:

    Não sabia que o vinho também ajudava a prevenir a depressão, que bacana. Sempre ouvi falar que deve tomar meia taça todos os dias, o que acha? Eu não sou tão chegada a essa bebida porque me dá muito sono, acredita? Mas é perfeito com uma massa, amo

    Curtir

  2. Henrique disse:

    Agora tenho uma desculpa para tomar vinho sem sentir culpa sksk, perfeito demais!!
    O post esta bem escrito e trás informações verdadeiras, obrigado!

    Curtir

  3. Pingback: Conheça os benefícios do vinho para a saúde — Pitacos e Achados – Filipe Miguel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.