Dicas de como cuidar da saúde capilar

O cabelo costuma ser um fator relevante na autoestima das pessoas, além de poder desempenhar um papel de indicador sobre a saúde de cada organismo. Por isso é preciso dedicar atenção especial à saúde capilar. Cuidar requer alguns cuidados específicos, mas que fazem a diferença contra a queda e consequentemente na evolução precoce da calvície. Alguns cuidados e cosméticos para cabelos adequados devem ser tomados no dia a dia e são simples.

Aqui você encontra as melhores dicas para ter um cabelo saudável e bonito. Confira!

Como cuidar da saúde capilar

As agressões do dia a dia, os produtos que usamos e os aparelhos que passamos no nosso cabelo faz com que a nossas fibras capilares percam os nutrientes que elas têm. Existem alguns produtos e hábitos que podemos fazer para ajudar a repor essas proteínas. E também algumas práticas que podem ser evitadas.

Produtos aliados

O cuidado essencial que o cabelo precisa receber é durante a lavagem. É nessa hora que retiramos os resíduos acumulados e limpamos e condicionamos os nossos fios. Então, procure usar produtos específicos para seu tipo de fio.

Depois de fazer a higienização dos fios, uma boa máscara de tratamento pode reforçar a nutri-los ainda mais. O ideal é usá-la quinzenalmente, mas para cabelos muito danificados, o indicado é uma vez por semana. Procure por máscaras que contenham ativos hidratantes.

Hábitos positivos e negativos

• Algumas práticas durante a rotina ajudam a fortalecer o cabelo e torná-lo mais saudável. Comece pela alimentação e dê mais atenção ao que você consome. As proteínas, vitaminas e minerais consumidos na medida correta podem influenciar diretamente no crescimento dos seus fios. Procure consumir alimentos como carnes, peixes, ovos e derivados, que são ricos em proteína animal.

• Tente evitar o excesso de alimentos doces. O açúcar aumenta a quantidade de insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal. Isso atrapalha o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes.

• Na hora do desespero, algumas pessoas podem recorrer a suplementos por conta própria e isso pode causar alterações hormonais, e até mesmo ocasionar a queda capilar. Se quiser usar esses remédios, o ideal é que procure um médico nútrologo, dermatologista ou nutricionista que vai te ajudar a identificar a necessidade do que é preciso repor.

• Na hora do banho, procure evitar lavar o cabelo com água quente. A água fria ou morna ajuda a manter as cutículas (parte externa dos fios) fechadas, evitando a desidratação e a danificação dos fios.

• Se você costuma usar aparelhos que emitem calor diretamente nos fios, passe um protetor térmico antes, porque ele ajuda a criar uma barreira protetora, deixando os fios mais fortes e resistentes.

• Um ato comum em muita mulheres, mas que acaba afetando pro completo a saúde capilar. Com o cabelo amarrado demora muito mais tempo para que o couro cabeludo fique totalmente seco, podendo ocasionar caspas e outros fungos.

Seguir uma alimentação saudável, lavar o cabelo adequadamente, usar os produtos certos e evitar hábitos ruins são os principais itens para ter uma boa saúde capilar e conquistar fios deslumbrantes.

Pitaco:  O cuidado com os fios precisa ser constante, ou seja, é necessário criar uma rotina de cuidados e acompanhar esses resultados. Além disso, conheça alguns produtos na SHAFA que podem te auxiliar no tratamento para manter os cabelos bonitos e saudáveis.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Dicas de como cuidar da saúde capilar

  1. Saltibum disse:

    Show de dicas.

    Curtir

  2. Sempre Alerta disse:

    Valeu.

    Curtir

  3. Adorei as sugestões.

    Curtir

  4. Fada Bela disse:

    Amo meus cabelos. Cuido diariamente.

    Curtir

  5. Juju Bela disse:

    Obrigada pelas dicas.

    Curtir

  6. Adorei as dicas e o site indicado.

    Curtir

  7. Ana Cristina disse:

    Tenho sempre o cuidado de utilizar produtos que sejam bons e que o meu cabelo goste, gostei muito de conhecer as dicas que dá, especialmente no caso da temperatura da água 🙂
    Um beijinho enorme **

    Curtir

  8. Pingback: Dicas de como cuidar da saúde capilar | Pitacos e Achados

  9. Amei as dicas, uma coisa que eu notei foi que meu cabelo melhorou bastante desde que mudei meus hábitos alimentares! Larissa Mascarenhas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.