Papel de parede: 8 vantagens e como usá-lo em cada ambiente

Usar papel de parede na decoração é uma tendência que ajuda a mudar o visual da casa de forma rápida, prática e sem gastar muito. Esse tipo de revestimento foi aperfeiçoado e agora pode ser usado em todo tipo de ambiente, como quartos, sala de estar, sala de jantar, sala de TV, inclusive em áreas úmidas da casa, como banheiro e cozinha.

Para ajudar você a entender melhor todas as vantagens proporcionadas pelo uso de papel de parede, este post que apresentará as principais delas, com dicas sobre como escolher e utilizar esse recurso tão prático e eficiente de decoração. Continue a leitura e fique com a casa linda e renovada!

Quais as vantagens do uso do papel de parede?

São inúmeras as vantagens no uso do papel de parede. Não é toa que ele voltou com tudo aos projetos mais modernos, tornando-se o queridinho dos melhores arquitetos, e deixou de ser visto como peça de decoração da casa da vovó. Conheça, a seguir, as principais razões!

  • Praticidade na aplicação

É claro que as paredes precisam ser preparadas para receber o papel de parede, ficando livres de imperfeições, como buracos e rachaduras. Porém, mesmo assim, a instalação dele é bem mais prática e limpa do que uma pintura ou texturização, por exemplo.

  • Troque o visual sem dificuldades

Diferente de um acabamento com um material específico ou até mesmo a tradicional parede pintada, o papel de parede permite que o ambiente mude de cara relativamente rápido, sem precisar de uma reforma completa.

  • Facilidade para retirar ou trocar

Quando a parede está revestida com papel de parede, costuma estar mais protegida e, portanto, pronta para receber um novo revestimento quando o atual é retirado. Exceto em casos muito específicos, como quando ocorrem infiltrações, a troca é muito mais rápida que qualquer outro tipo de revestimento para parede.

  • Uma incrível variedade de opções

Através dos mais variados avanços tecnológicos, hoje se tornou possível produzir os mais variados tipos de Papel de Parede, em vários materiais, estilos e cores. A capacidade de trazer profundidade ou amplitude ao ambiente também é um detalhe notório.

  • Cabe em qualquer bolso

Uma das vantagens do papel de parede é que como existem diversas opções de materiais, de cores e estampas, existem também várias faixas de preço. E sendo assim, é possível encontrar uma que caiba no seu orçamento.

  • Durabilidade

O papel de parede é o revestimento para parede que tem mais durabilidade, se comparado à pintura e ao adesivo. A pintura precisa ser retocada, em média, a cada dois anos, já o papel de parede dura 3x mais. Se for escolher um papel de parede vinílico, pode durar até sete anos.

  • Não possui toxidade

Uma das grandes vantagens do papel de parede é a ausência de toxidade, no caso dos adesivos vinílicos a tinta utilizada para impressão das imagens são eco-solventes, o que difere de muitas tintas utilizadas para pintar o interior das residências.

  • Limpeza fácil e prática

Outro detalhe que chama atenção no Papel de Parede é a sua fácil limpeza, de acordo com o material do modelo escolhido, o processo pode ser ainda mais prático. Numa limpeza rápida é possível facilmente remover qualquer acúmulo de poeira. 

Como usar o papel de parede em cada ambiente?

Antes de escolher, é preciso conhecer os tipos de papéis disponíveis no mercado. Há, basicamente, três opções que são as mais usadas: TNT, Vinílico e Tradicional. Constituído de fibras de poliéster e celulose, o TNT imita o tecido e é ideal para locais secos ou úmidos, por ser resistente à umidade.

Salas

Não existe uma regra — quanto mais criatividade, melhor. Contudo, seguir algumas dicas básicas pode tornar o uso do papel de parede bem mais proveitoso. Por exemplo, ambientes amplos ficam lindos com papéis estampados, enquanto os menores parecem mais espaçosos com papéis de parede lisos ou com padronagens minúsculas.

Misturar lisos e estampados também podem gerar efeitos bem interessantes na sua sala de estar. Lembre-se de que as cores também influenciam no “tamanho” do ambiente, por isso, use as cores claras para fazer com que o local pareça mais amplo e as mais vivas para conseguir o efeito inverso.

Quadros valorizam o papel de parede e os espelhos também fazem com que o cômodo pareça mais amplo. Então, em salas grandes, use quadros com cores que contrastem com o tom do papel, e, em salas pequenas, utilize espelhos sobre o papel de parede.

Já o papel de parede para sala de TV , é interessante recorrer às estampas de figuras pequenas. Essas opções contribuem para um ar mais intimista e não costumam cansar a visão enquanto você assiste seus programas favoritos. 

Quartos

Nos quartos ,vale a mesma dica sobre as estampas e cores em relação ao tamanho do ambiente. No entanto, leve em conta o fato de que o quarto é local de descanso e relaxamento, e as cores mais suaves e estampas mais delicadas ajudam a amenizar os efeitos da agitação do dia a dia.

Jogar com combinações de papéis de paredes, por exemplo, um estampado atrás da cama e um liso nas demais paredes dá um charme a mais no quarto, deixando-o muito mais aconchegante.

Banheiros

Banheiros também podem ser decorados com papéis de parede e ficam lindos, desde que se escolha os revestimentos vinílicos, que não absorvem a umidade. Do mesmo modo que nos outros ambientes, no banheiro também é necessário levar em conta o tamanho e as cores já utilizadas na decoração, para escolher o tema e a estampa do papel que valorizará mais o ambiente.

Pitaco: Como você pôde ver, o papel de parede é uma ótima alternativa para decorar ou revitalizar o ambiente. Além de não demandar o transtorno de uma obra para deixar a sua casa com cara de nova e com muito estilo, ainda tem um custo bem mais baixo, tanto na mão de obra quanto na compra do material.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Papel de parede: 8 vantagens e como usá-lo em cada ambiente

  1. Fada Bela disse:

    Sou apaixonada por eles.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei suas vantagens.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Super Mulher disse:

    Gosto muito de papel de parede.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Somos Mais! disse:

    Gostei das vantagens.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Val Real disse:

    Ótimas ideias.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Sempre Alerta disse:

    Muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Sempre Zem! disse:

    Adorei suas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Gostei muito. Já usei papel de parede e recomendo também. Já estou arrumando um conto para colocar na minha casa nova.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Eu também só vejo vantagens no papel de parede.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Adoro usar papel de parede. Estou sempre renovando.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.