A reflexão é o melhor remédio contra todos os males da sua vida

“Conhecei a verdade e ela vos libertará”, é o que Deus nos diz. Mas, afinal, que verdade é essa?

Basicamente, posso começar dizendo que o autoconhecimento tem um grande poder libertador. Saber disso será o grande divisor de águas da sua vida.

A medida que você se conhece, que deixa de lado todas as mentiras criadas para forjar uma realidade, que retira dos olhos todas as vendas que te impediam de enxergar mais adiante, o seu mundo se abre a novas possibilidades e, consequentemente, você se sente mais livre. Livre para ser o que, de fato, é, sempre foi ou desejaria ser. Sem as preocupações exacerbadas com a opinião alheia.

Mas, quando você se reconhece sem as sombras que lhe ocultavam de si mesma, algo ainda mais mágico ocorre. Você descobre que seus pensamentos dominam tudo a sua volta. Seu jeito de ser, sua forma de agir a determinadas situações, sua visão do outro, sua saúde física e mental.

Refletir sobre si mesma e sobre os fatos, analisar seus comportamentos e sentimentos ao invés de simplesmente aceitá-los, é fundamental para uma vida saudável e pode te curar de toda aquela angústia que insiste em consumir seus dias e noites.

Quando você descobre que tem poder sobre seus pensamentos e que, afinal, você deve dominá-los e não o contrário, o equilíbrio se instaura e você consegue se livrar de toda forma de opressão de si mesma.

Perdemos muito tempo tentando mudar aqueles que estão a nossa volta. Temos ideias sobre como todos poderiam ser melhor nisso ou naquilo. Mas a verdade é que deveríamos mudar a nós mesmos, a nossa forma de enxergar o outro e nos portar diante dele, e então, ele também mudará sua forma de lidar conosco. Recrute mais de si mesma, ao invés de criar expectativas em relação aos outros.

Não gaste sua energia tentando mudar alguém. Apenas aceite que cada pessoa tem sua forma de pensar, formada por tudo aquilo que viu e vivenciou. Se você acredita ser impossível conviver com determinadas características, simplesmente se afaste e vá viver outras histórias. Se isso não for possível, estabeleça seus limites e aceite o outro como ele é. Respeitar a si mesma é primordial. Não deixe que o outro invada um espaço que não é dele.

Nós somos responsáveis por tudo o que acontece em nossa vida. São as sementes que escolhemos semear que nos trarão os frutos almejados. O que você tem plantado na sua vida e em seus relacionamentos?

Freud sabiamente já nos indagava. “Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você tanto reclama?”.

Criamos o hábito de viver para fora demais. Analisamos tudo, sabemos um pouco de cada coisa, sabemos gerir empresas gigantes. Mas se confrontarmos com nós mesmos, se formos colocados diante de um espelho, nossas ideias se perdem, ficamos desequilibrados.

Deveríamos ampliar nossa visão dos fatos e das pessoas. Quando você reflete o todo, consequentemente consegue lidar melhor com toda e qualquer situação difícil.

Temos que aprender a sair da superfície. Mas o medo do sofrimento nos cala. Afinal, amadurecer não é fácil.

Não há crescimento sem alguma forma de sofrimento. Para cada caminho escolhido, haverá sempre uma renúncia. Decepções fazem parte do processo. Mas o ganho sempre valerá cada sacrifício, acredite.

O sofrimento, quando vivido do jeito certo e visto de perto, sem dramatizações desnecessárias e medos infantilizados, nos cura e nos liberta. Nos transforma em pessoas melhores e mais maduras.

Pitaco: Todo sofrimento deve ser enfrentado de frente e deve te trazer um aprendizado. Caso contrário, toda sua luta terá sido em vão. Sofrer é, de certa forma, deixar que morra algo em você para que renasça uma nova pessoa, um novo jeito de viver. Permita que a ressurreição ocorra em sua vida.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para A reflexão é o melhor remédio contra todos os males da sua vida

  1. laudimiro disse:

    Acredito que não haja outro caminho para se chegar à sabedoria, senão pela reflexão. E digo sabedoria, porque não creio que exista alguma outra ferramenta mais eficaz no exercício da vida. Muito bom texto. Pena que o tempo é corrido, e acaba que não dá pra lê mais

    Curtido por 1 pessoa

  2. Super Mulher disse:

    Refletir sobre nos mesmo não é fácil. Gostei.

    Curtido por 1 pessoa

  3. aguiarsid1970 disse:

    Suas ideias são muito boas, está dentro do ser você mesmo, admiro e gosto da sua espontaneidade.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sempre Alerta disse:

    Reflexão sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Zem! disse:

    Tudo é um aprendizado. Não é mesmo?

    Curtido por 1 pessoa

  6. É importante estarmos sempre refletindo nossas atitudes.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ótima reflexão!

    Curtido por 1 pessoa

  8. fulvialuna1 disse:

    Non è facile cercare dentro dinoi.
    A volte abbiamo paura di scoprire la nostra vera natura. Le zone d’ombra che portiamo in superficie a volte sono sofferenza. Il sorpasso della sofferenza è la maturità completa.
    Difficile, ma non impossibile.
    Grazie per i tuoi sempre interessanti post.
    Un abbraccio forte.

    Curtido por 1 pessoa

  9. estevamweb disse:

    “Conhecei a verdade e ela vos libertará”,(Jo, 8-32). Entre tantos versículos bíblicos mal usados, talvez este, seja um dos que mais sofrem da desfaçatez que reina, principalmente, entre gente do poder… Seu post faz jus ao versículo e o associa ao autoconhecimento como meio para uma vida mais coerente e autêntica… Parabéns, pois, muitos que a usam, se vêem como donos da verdade e só por isso, já deturparam a verdade com fake news. Boa semana, e, paz e bem!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.