Já pensou em participar de uma palestra motivacional?

Olá pessoal!

A rotina, a falta de perspectivas e problemas interpessoais são alguns dos elementos que comprometem o rendimento de um profissional. Pensando nesses obstáculos, as empresas têm oferecido uma alternativa bem simples, mas eficaz, para estimular seus colaboradores: a palestra motivacional.

Tudo bem, é compreensível que você fique descrente diante da palestra motivacional. Afinal, o que o palestrante pode fazer para impactar tantas pessoas de uma vez? Bom, este artigo vem como uma resposta e um incentivo para que você participe de uma palestra motivacional, assim que possível.

Como funciona uma palestra motivacional?

A palestra motivacional está muito ligada aos objetivos pessoais e profissionais dos funcionários. Em vista disso, os principais temas abordados são:

  • Empregabilidade e aptidão: nem sempre o colaborador consegue explorar suas aptidões da melhor forma no cargo em que se encontra. Diante dessa situação, ele é incentivado a analisar como vê sua carreira e como deseja avançar;
  • Ações positivas: neste assunto, são abordadas as principais atitudes que podem ser benéficas para o dia-a-dia do funcionário e como elas impactam a organização;
  • Marketing pessoal: as pessoas lhe conhecem pelo que você passa para elas. Assim sendo, é importante que a sua imagem seja construída com cautela, fazendo dela uma aliada do seu trabalho;
  • Motivação e liderança: a atitude de líder não é algo comum a todos os funcionários, mas a palestra motivacional pode despertar esse sentimento por meio de simples atitudes;
  • Atendimento personalizado: um atendimento personalizado é decisivo para a captação e fidelização de clientes. Durante o treinamento, o palestrante ensina quais são as técnicas mais efetivas.

É imprescindível que os gestores entendam que todas essas questões individuais afetam diretamente a empresa, por isso, precisam ser consideradas seriamente.

Quais são os benefícios para os colaboradores?

Engajamento

Com uma boa palestra motivacional, os funcionários conseguem visualizar como suas ações impactam a empresa. Assim, eles se comprometem mais com os objetivos e as metas, posicionamento essencial para o crescimento de uma marca no mercado.

Clima Organizacional

Um ambiente harmônico e colaborativo é decisivo para que a equipe se sinta confortável para desenvolver suas tarefas. Por meio da palestra motivacional, esse clima é alcançado e melhora muito o desempenho dos colaboradores.

Metas e Objetivos

As metas e os objetivos da empresa ficam claros para seus colaboradores. Dessa forma, eles podem entender seu papel em toda a estrutura e planejar como desejam avançar.

Potencial

Toda empresa tem diamantes escondidos. Muitos profissionais não exploram seu potencial ao máximo, mas isso pode mudar a partir de uma palestra motivacional. São poucas as pessoas que entendem suas capacidades e sabem como extraí-las.

Relacionamentos

A maioria das pessoas passa boa parte do dia no trabalho e convive com seus colegas. Sabendo disso, é aconselhável que as relações interpessoais sejam saudáveis e harmoniosas, mesmo que existam divergências no modo de pensar ou agir. Nesta questão, as palestras motivacionais ressaltam a necessidade e a importância do respeito no ambiente profissional.

Qual a diferença entre o coaching e a palestra motivacional?

É totalmente compreensível que exista a confusão entre a palestra motivacional e o coaching. Contudo, cada um deles é indicado para uma situação.

Coaching

Muito popular na atualidade, o coaching é um processo dividido em diversas etapas. Nelas, gestores e colaboradores aprendem sobre suas funções dentro de uma empresa. Assim, ao longo do tempo, o coach analisa, desenvolve e aperfeiçoa a aptidão dos funcionários para que metas sejam atingidas.

Palestra Motivacional

A palestra motivacional é sugerida quando o gestor percebe que seus colaboradores precisam de um empurrãozinho para que o rendimento continue em alta. É um meio de quebrar a monotonia, trazer o bom humor e as interações para abordar pontos importantes do dia a dia empresarial.

A grande pergunta é “o que é melhor: o coaching ou uma palestra motivacional?”. A resposta depende muito da complexidade das dificuldades enfrentadas pela sua equipe. Será que o obstáculo demanda um acompanhamento ao longo de um mês ou os colaboradores só precisam de um estímulo de um bom palestrante?

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Já pensou em participar de uma palestra motivacional?

  1. revistasmais disse:

    Essas palestras são ótimas com certeza.

    Curtir

  2. Sempre Alerta disse:

    Quero muito também participar.

    Curtir

  3. vavarosblog disse:

    Gostaria muito de participar de uma.

    Curtir

  4. Zezinha disse:

    São muito boas mesmo.

    Curtir

  5. Saltibum disse:

    Participei de uma no começo do ano, foi maravilhosa.

    Curtir

  6. Fadabela disse:

    São palestras maravilhosas. Vale a pena.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.