Despertando os sentidos dos pequenos: os benefícios das atividades sensoriais

Olá pessoal!!

Tanto as crianças quanto os adultos tendem a aprender mais facilmente quando mais de um estímulo é feito ao mesmo tempo. Prova disso são as lembranças de infância que muitos de nós temos guardadas, repare que elas geralmente são acompanhadas por uma cor específica, um cheiro, um som ou até mesmo um sabor, não é mesmo?

O estímulo dos sentidos ajuda no sistema cognitivo, social, linguístico e emocional das crianças, por isso é tão importante. A audição e a visão são os sentidos mais comumente estimulados na vida escolar dos pequenos, porém não é complicado trabalhar os demais sentidos, principalmente porque você pode contar com atividades sensoriais que podem ser realizadas em casa! No artigo de hoje, vamos ver alguns exemplos e seus benefícios para os pequenos.

Porque as atividades sensoriais são tão importantes?

Logo após o nascimento do bebê, o cérebro começa a fabricar as diversas conexões entre os neurônios – as sinapses – que servem para armazenar as informações retidas. Os estímulos recebidos pelo olfato, tato, paladar, audição e visão ativam justamente os neurônios que são responsáveis pela formação dessas conexões.

Despertando inteligência e trato social

Mais ou menos dos 0 aos 5 anos de idade é o momento em que essas conexões são proliferadas com maior intensidade. Daí a tal chamada “mente esponja”, que consegue captar tudo à sua volta. Por esse motivo, é importante que a criança absorva a maior quantidade possível de informações importantes até essa fase, pois tudo será captado e aprendido com maior facilidade, inclusive recebendo vários tipos de estímulos diferentes ao mesmo tempo.

Em contrapartida, da mesma maneira que a criança absorve informações importantes e positivas com facilidade, o mesmo acontece com as negativas. Estresse, barulhos muito altos e incômodos como gritos e situações que incitam o medo são alguns exemplos que podem afetar negativamente o desenvolvimento do cérebro.

Atividades sensoriais e a imaginação

 Essenciais para o bom desenvolvimento infantil, além de estimular a parte cognitiva e emocional, elas também colaboram para enriquecer as habilidades sociais e a criatividade dos pequenos. Seja por meio da expressão artística ou pela interação com o ambiente, as atividades sensoriais ajudam a despertar e trabalhar com a imaginação das crianças.

Isso, pois quanto mais se trabalha o cérebro, experienciando o mundo a sua volta de forma mais complexa, maior a rede de conexões neurais e a capacidade de relacionar diversos temas e criar pensamentos inovadores. Uma brincadeira simples é utilizar uma caixa de ovos e rolos de papel higiênico, propondo que a criança tente encaixar os objetos enquanto explora as dimensões, encontrando soluções de maneira criativa!

Atividades sensoriais com objetos do cotidiano

 A boa notícia é que as atividades sensoriais são mais fáceis de fazer do que parece! Utilize materiais do seu cotidiano e que podem ser encontrados em casa para criar experiências visuais, táteis e auditivas com o seu pequeno para estimular sua criatividade e seu desenvolvimento:

  • Gelatina ou massinha de modelar também trabalham a parte do tato através da sensação e experimentação de diferentes texturas. Esses materiais ainda ajudam na coordenação motora da criança, ao tentar pegar e mexer nos utensílios utilizados. Dê preferência por materiais atóxicos e que sejam próprios para crianças e, no caso de dúvidas consulte o seu pediatra.
  • Para trabalhar com o olfato e aprender a diferenciar diferentes odores, leve a criança para o jardim e a deixe com os olhos vendados. Apresente a ela diferentes flores e plantas ou se preferir você pode trabalhar com alimentos ou temperos diferenciados. Uma ótima maneira de interagir com a natureza!
  • As caixas sensoriais são um bom exemplo para trabalhar com o estímulo do tato, pois incita as crianças a sentirem diferentes texturas enquanto se divertem. Pode ser uma caixa preenchida com macarrão cru, areia (comestível) e até panos de diferentes texturas.
  • Já para estimular a audição existe uma atividade bem simples, porém eficaz: coloque diferentes sons da natureza (chuva, trovão, barulho das ondas do mar, vento, pássaros cantando) e deixe que a criança os identifique.
  • Por fim, para estimular o paladar, coloque em um prato alimentos com diferentes tipos de gostos, como salgado, doce, azedo e amargo e dê para que ela experimente. Assim, além de explorar todos os sabores, a criança aprende a diferenciá-los e apreciar os que vão além do salgado ou doce (o famoso paladar infantil). Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, você pode vendar a criança para que ela experimente sem ver o que é, estimulando também sua criatividade.

Existem diversas outras atividades sensoriais que podem ser feitas em casa, basta dar asas à imaginação e usar a criatividade! Faltou alguma na lista que você já fez com seu pequeno? Deixe um comentário!

Pitaco: E vale lembrar a importância de realizá-las sob a supervisão de um adulto e que a visita frequente ao pediatra é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Portanto, se possui quaisquer dúvidas com relação ao seu filho, procure um profissional capacitado.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Despertando os sentidos dos pequenos: os benefícios das atividades sensoriais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.