Dicas, cuidados e curiosidades sobre alianças de casamento e noivado

Olá pessoal!!

Ela tem origem na palavra latina alligare, que significa compor ou ligar-se a. Simboliza e mostra a união entre duas pessoas que se amam. Sabe a respeito do que falamos? Exatamente! Estamos nos referindo à aliança de casamento.

As alianças ou anel de noivado são peças valiosas não apenas pelo seu valor comercial como joia, mas especialmente pelo significado que elas carregam.  Elas serão usadas diariamente por muitos e muitos anos – por isso, é essencial tomar alguns cuidados para que elas estejam sempre em perfeito estado.

É necessário ter muito cuidado não apenas com alianças mas com outros acessórios que usamos quando estamos realizando alguma atividade física, como um esporte ou no trabalho por exemplo. Realmente você pode sofrer um grave acidente se não retirar seus anéis e acessórios.

Infelizmente, a maioria das pessoas tem o hábito de realizar qualquer tarefa manual e não retirar os anéis e alianças.

Antes de iniciar, entenda quais são os modelos de alianças.

  • Aliança de compromisso.
    • É a primeira joia ou anel que o casal troca para expor o compromisso firmado por ambos.
    • O relacionamento ainda está começando e o casal está em fase de namoro.
    • O uso da aliança demonstra a vontade de preservar a relação.
    • Normalmente o uso das alianças de compromisso é após um ano de namoro, mas isso não é uma regra. Fica a critério do casal a escolha e o melhor momento.
  • Aliança de noivado.
    • Alianças de noivado antecedem o casamento.
    • Na maioria das vezes são douradas e fabricadas em ouro amarelo.
    • Existem muitos modelos, mas o costume no Brasil são alianças de ouro.
    • Normalmente, as alianças do noivado serão as mesmas alianças usadas para o casamento.
    • Mudam apenas da mão direita (noivado) para a mão esquerda (casados).
  • Aliança de casamento.
    • Normalmente douradas, fabricadas em ouro e usadas no quarto dedo da mão esquerda.
    • Podem ser as tradicionais lisas anatômicas ou trabalhadas com pedras brilhantes.
    • São aceitos outros tons de ouro, como ouro branco e rosé por exemplo.

Agora, damos algumas dicas de como guardá-las e de como evitar possíveis estragos. Acompanhe!

Principais Cuidados:

Evite contato com produtos químicos

Alguns produtos químicos pesados podem danificar a sua joia e comprometer o brilho. Como as joias não são feitas de ouro puro, mas de ligas de ouro, alguns elementos químicos podem reagir com os outros metais que fazem parte da liga.

Muita exposição ao cloro, por exemplo, compromete o brilho do ouro de sua joia e pode torná-lo quebradiço. Assim, retire o anel de noivado ou aliança para executar serviços domésticos e seu anel estará protegido de muitos agentes nocivos.

O mercúrio é outro vilão que danifica e altera a cor do ouro. Altas exposições podem causar danos irreparáveis.

Finalmente, evite receitas caseiras que prometem melhorar o estado de sua aliança, sem que você tenha sido aconselhado por um joalheiro. Só eles poderão dizer o que funciona e o que pode prejudicar a sua joia.

Evite situações de risco

Prática de esportes,  piscina e algumas atividades domésticas podem causar danos a sua aliança e, principalmente, anel de noivado.

O ouro é um metal macio. O contato com algumas superfícies e objetos pode amassá-lo ou riscá-lo. No caso das alianças, com o tempo é natural que alguns riscos apareçam, devido ao contato com coisas do dia-a-dia, como maçanetas, por exemplo. Nada que uma ida ao seu joalheiro de confiança não possa resolver.

Os anéis de noivado e alianças com diamantes demandam cuidado um pouquinho maior. Dependendo do estilo de cravação usado em sua joia, pequenas batidas podem quebrar as garras que seguram o diamante. Por isso é importante não usar anéis com diamantes em situação onde há maior exposição a esse tipo de acidente. Então, academia e anéis de noivado não combinam.

Evite contato com loções e cremes

Os diamantes possuem uma interessante propriedade: eles atraem gordura e repelem água. Portanto, evite tocar os seus diamantes com frequência e procure passar cremes e loções sem que o anel esteja em suas mãos. Dessa maneira, você retardará o processo de acumulo de gordura, que compromete o brilho.

Portanto, o ideal é sempre tirar a joia quando estiver tomando banho e, principalmente, ao aplicar produtos no rosto e no corpo.

Cuidados com alianças de noivados

Alianças de noivado e anéis são peças extremamente delicadas, que exigem um pouquinho a mais de cuidado e carinho
Em geral, essas joias possuem garras mais aparentes e, justamente por isso, merecem atenção especial. Choques podem abalar as garras e comprometer a segurança das pedras. Por isso…

– Evite situações de impacto;
– Evite dormir com a aliança ou  o anel, as garras podem enroscar nos tecidos e quebrar;
– Evite tomar banho e lavar as mão com a aliança;
– Não lave louças nem realize outras atividades domésticas com a aliança;
– Retire a aliança de noivado ao entrar no mar ou na piscina;
– Não exponha a joia a temperaturas muito altas, como em saunas, por exemplo;
– Nunca utilize a aliança de noivado para praticar atividades físicas, sobretudo, práticas feitas em aparelhos de ginástica e musculação.

Conheça 5 curiosidades sobre a aliança

A aliança é símbolo da união de duas pessoas que se amam e que pretendem seguir juntas uma vida repleta de felicidade e conquistas. Mas, além de todo o romantismo, ela tem muitas curiosidades. Selecionamos 5 delas.

1. Simboliza o infinito

Como é um círculo, figura geométrica que não tem começo nem fim e nunca termina, a aliança é o símbolo do para sempre.

As duas alianças colocadas lado a lado formam um oito deitado. Esse oito é o símbolo do infinito aplicado pela Filosofia, Matemática e Teologia e quer dizer que não tem limite.

2. A “vena amoris” e o dedo anelar

Os egípcios acreditavam que o “anel do amor” devia ser usado no 4º dedo, pois ele ligaria uma veia especial diretamente ao coração da pessoa que o usava.

Os romanos também acreditavam nisso e denominaram essa veia como “vena amoris”. Apesar de romântica, a crença foi desmentida pela ciência.

3. Alianças de diamante e o amor indestrutível

Como é a pedra natural de maior resistência, é a uma das mais preferidas entre as gemas preciosas. Por causa dessa durabilidade, o diamante representa a indestrutibilidade do compromisso do casal e do casamento.

4. A aliança mais cara do planeta

A atriz Elizabeth Taylor ganhou do seu então marido, o ator Richard Burton, a peça mais cara do mundo. A joia possuía um diamante de 33.19 quilates e seu preço foi de aproximadamente 8.8 milhões de dólares.

5. A aliança de compromisso

Esse costume é próprio do Brasil. Os casais usam alianças de compromisso ou de namoro antes das de noivado e casamento. É uma prática ainda pouco difundida em outras partes do mundo.

Simples ou verdadeira obra de arte da joalheria, a aliança de casamento deve ser trocada pelos amados como um gesto que comprove o respeito e a fidelidade entre eles. É uma promessa de devoção, amor e lealdade eternos.

Pitacos: Quando retirar a aliança, tente guardá-la sempre no mesmo lugar. É um bom costume, que evita que perdas aconteçam.

Não deixe de polir a aliança em casa. A própria joalheria costuma ter o serviço de limpar e polir a peça, mas você também pode fazer isso em casa, principalmente nos momentos em que for retirá-la para realizar algum tipo de tarefa que pode danificar a peça.

Sempre que for retirar a aliança, lembre-se de passar algum tecido, como a flanela, ou outro que não costume soltar fios. Caso a peça tenha diamantes, você pode deixá-la por alguns minutos em um copo com água morna e, em seguida, passar uma escova de dentes, sobretudo na parte interna. Por fim, limpe-a com a flanela. Se a peça tiver pérolas, é melhor não lavar, mas somente limpar com a flanela.

Pitaquinha

 

 

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Dicas, cuidados e curiosidades sobre alianças de casamento e noivado

  1. Pingback: Dia dos Namorados: A incrível simpatia para o amor durar | Blog Pitacos e Achados

  2. Saltibum disse:

    Gostaria de ter todas, uma mais linda que a outra. Adoreiiii

    Curtido por 1 pessoa

  3. natuurfreak disse:

    Thanks for all the tips

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.