Controlando a oleosidade da pele

161728axphnbtjiqnpipxg

Olá pessoal!!

Quem tem pele oleosa sabe o drama que é controlar o excesso de brilho. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes são algumas das medidas preventivas mais comuns.

Mas qual delas realmente funciona? É preciso prestar atenção no tipo de sabonete que você usa, na composição da maquiagem e até no seu corte de cabelo.

A seguir, dicas que explica tudo o que você precisa fazer para proteger a pele contra o excesso de oleosidade e, consequentemente, ficar longe de cravos e espinhas, além de evitar aquele aspecto brilhante que derrete qualquer maquiagem.

1 – Na hora do banho

O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele. 

2 – Maquiagem

O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco. 

3 – Lencinhos umedecidos

Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto. 

4 – Efeitos da poluição

Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois, portanto, teremos maior inflamação cutânea.

5 – Franja no rosto

A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo.

6 – Proteção contra o sol

Você nunca deve dispensá-la, mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

7 – O mito do chocolate

images (1)

A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, recomenda-se que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele. 

8 – Ar condicionado

Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda desta água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, que o efeito do aparelho tende a ser menos nocivo sobre sua aparência

9 – Antes de dormir

Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.

Fonte: minhavida

Pitaco: Para a maquiagem, invista em base ou BB Cream oil free e pó compacto. Ah! E antes da make, tente borrifar um pouco de água termal sobre o rosto. Ela é perfeita para peles oleosas porque limpa e hidrata o rosto antes da make. Facinho, né? Agora é só fazer o teste e dar um tchauzinho para esse brilho indesejável!

No momento estou usando e testando!

FotorCreated

Nativa SPA Argiloterapia Máscara Facial Purificante. Para quem tem a pele oleosa é maravilha.

http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Anúncios

Sobre Blog Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Controlando a oleosidade da pele

  1. Você acredita que, no meu caso, a pimenta que aumenta a oleosidade da minha pele? Ótimas dicas 😉 abraços

    Curtido por 1 pessoa

  2. haruhamaya disse:

    Interessante! Pode me dizer, quantos você pagou com esses produtos ? 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Simone disse:

    Estou querendo comprar água termal, vou testar este da nativa. ótimas dicas
    http://www.charme-se.com

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei todas as dicas! Minha pele é mega oleosa e no sol é pior ainda. Sempre passo várias camadas de pó pra ver se dá um jeitinho haha! Só me tira uma dúvida, eu preciso usar a espuma de limpeza na hora do banho e o adstringente depois do banho certo?

    Curtido por 1 pessoa

  5. Zezinha disse:

    Sofro tanto com pele oleosa, vou testas esses produtos.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Adorei o post! Sofro muito com pele oleosa, acne e manchas. Vou praticar algumas dessas dicas.

    Agora, eu queria saber: a agua termal serve para que? Eu vejo tanta gente falando que é bom, mas não entendo. Serve só para deixar menos oleoso?

    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Letícia! Ela é um tipo de água super enriquecida por minerais contidos nas rochas. Como elas tem uma concentração mineral muito maior do que as de garrafa hidratam muito mais a pele, nutrem, ajudam a proteger a pele de fatores externos como poluição. Bom a água termal tem muitas funções. Hidratar e nutrir a pele são as principais. Você pode usar assim que acordar, antes de dormir, antes da maquiagem para uma melhor duração, após se depilar para acalmar a pele, etc… eu consigo pensar em muitos usos para essa aguinha!
      Além disso ela também estimula a renovação celular e a qualidade da pele. Também regenera e estimula as defesas antioxidantes naturais da pele. Existem algumas águas com ação contra a oleosidade e antisséptica também. Fico feliz que tenha gostado e espero ter ajudado. Bjs

      Curtido por 1 pessoa

  7. Vanessa Alves disse:

    Pele oleosa sempre foi um problema pra mim, enquanto minha mãe tem a pele seca, a minha é óleo puro! Adorei as dicas, e desses produtos que você citou, eu to doooida pra experimentar a água termal do boticario. Assim que for possivel, eu vou comprar uma pra testar ♥

    Curtido por 1 pessoa

  8. Vcs publicam muitas dicas legais 😀

    Curtido por 1 pessoa

  9. Conhecii vcs após seguirem o meu blog q fala sobre veículos 🚙🚚🚗🚌

    Curtido por 1 pessoa

  10. Paco disse:

    Ótimas dica. Repassando

    Curtido por 1 pessoa

  11. Juju Bela disse:

    Ótimas dicas Pitaquinha, sofro muito com a oleosidade da minha pele. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  12. Fadabela disse:

    Preciso evitar alguns hábitos. Obrigada pelo post. Beijão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s