
Natal é época de festas entre as famílias, mas também pode ser uma boa oportunidade de colocar em prática a sustentabilidade. Não apenas para evitar desperdícios excessivos durantes os festejos, mas também como uma ótima alternativa para economizar nas compras de ceia, presentes e decoração.
Quer tentar? Garanto que o resultado será muito bacana!
Passo 1: decoração na medida
Uma casa bem decorada não precisa, necessariamente, parecer a casa do Papai Noel. Para evitar o exagero, a ideia é fazer uma árvore e uma guirlanda, apenas. Algumas sugestões diferentes e ecológicas:
- Para o tradicional pinheirinho, é possível usar uma planta já existente em casa. Opte por aquela de folhagem exuberante e coloque alguns adereços, em vez de comprar uma árvore artificial.
- Outra alternativa é montar uma árvore com folhas de jornal: enrolando-as, estruturando como galhos e prenda-as em formato de pinheiro. Depois, é só fixar as bolinhas. Pronto! Sua árvore ecológica está feita e linda!
- Na porta de entrada, que tal uma guirlanda feita com fundo de garrafa PET? É uma opção diferenciada e o resultado final fica bem bonito. Basta recortar as abas de vários fundos de garrafa e unir todos eles com um arame.
- Se preferir, você pode montar uma guirlanda usando rolhas de vinho antigas: cole uma rolha na outra e vá formando um círculo. Para o arremate, faça um grande laço de fita vermelha e verde.
- Pregadores de roupa pintados de verde também formam lindas guirlandas. Basta usar a imaginação ao uni-los.
Se a ideia é investir na decoração da mesa, opte por uma toalha dourada ou prateada, que poderá ser usada tanto no Natal quanto no Ano-Novo. Mais uma economia!
Já para os porta-guardanapos, você mesma pode fazer. Opções criativas usando enfeites da árvore de Natal e uma fita vermelha com duas bolinhas, por exemplo. Essas peças são encontradas até mesmo em supermercados e a preços bastante acessíveis.
Precisando de ideias? Clique aqui!

Passo 2: ceia sem desperdício
Na ceia da grande noite, o ideal é não adotar nada descartável. Use um jogo de louça que tenha em casa e, se não houver peças suficientes para todos os convidados, misture jogos diferentes que tenham harmonia entre si, criando um efeito divertido e bonito sem gastar nada.
Agora, se sua festa for para um número muito grande de pessoas, o ideal é alugar as louças, pois o custo-benefício costuma compensar. Só não deixe para fazer isso de última hora, pois você poderá não encontrar a quantidade e os modelos desejados.
Com relação ao cardápio, para garantir boa economia, o planejamento é fundamental. Tenha uma lista precisa com o número de convidados, pesquise antes onde encontrar os melhores preços de bebidas e de frutas típicas, como nozes, ameixa-seca, avelã, castanhas frescas, amêndoas, cerejas naturais, além do pernil e peru, tão tradicionais. Esses itens ficam bem mais caros próximo das festividades. Portanto, antecipe-se!
Uma dica, caso as frutas estejam muito caras: crie um cardápio bem brasileiro. Como? Vá de manga, maçã e uvas, que são muito mais em conta e combinam perfeitamente bem com o calor do nosso país nessa época do ano.
Outra opção é trocar as castanhas e nozes do aperitivo por cenouras e pepinos em palito. Para dar mais sabor, capriche nos molhos. Com relação às sobremesas, mousses são perfeitas, pois, além de leves para o calor, são fáceis e os ingredientes têm preços bem acessíveis.
No dia seguinte, tente aproveitar ao máximo o que não foi saboreado na véspera. O que restou do peru ou pernil, por exemplo, pode render uma bela torta, farofa ou mesmo um pão de queijo recheado no lanche da tarde.
Já as frutas cristalizadas remanescentes podem ir para o arroz ou um bolo. Assim, nada se perde e tudo se aproveita.

Passo 3: os presentes
Para fugir do consumismo, aconselha fazer os próprios presentes. Presente amigo do meio ambiente é também aquele que privilegia o artesanato local ou utiliza material reciclável.
Além disso, quem tem talento pode fazer desde jogos de panos de prato e caixas decorativas a até mesmo um quadro. Mas se esse não é o seu forte, pense na possibilidade de presentear com consumíveis. Bolos, geleia ou cookies temáticos feitos por você mesma e embalados lindamente em pacotes recicláveis – com direito a laço e tudo mais – podem ser ótimas opções.
Outra sugestão interessante é montar um álbum de fotografia, um livro de receitas feito à mão ou mesmo um livro artesanal com a história do presenteado. Certamente será um presente inesquecível!

Passo 4: vivendo os reais valores do Natal
Quer comemorar o Natal de forma diferente e ainda ajudar o próximo? Que tal reunir a família para fazer um trabalho voluntário nesse dia? Ou mesmo servir uma ceia de Natal a moradores de rua? Seria uma experiência muito valiosa!
Não se esqueça de envolver as crianças nas boas ações. Junte todos os pequenos da família e faça uma doação coletiva – de brinquedos que não são mais usados para uma instituição de caridade; de livros do ano anterior para uma escola e assim por diante.
Vale também transformar-se em fada-madrinha e “adotar” alguém ou alguma causa. Ideias para isso não faltam.
Pitaco: Meu desejo é de um Natal sustentável a todos, com muita paz, alegria, felicidade, harmonia e muito amor. Que a sustentabilidade esteja entre vocês, com muito ou pouco dinheiro. Aproveite para reciclar suas atitudes, reutilizar suas boas maneiras e reduzir o desperdício de individualidade.
Muito, muito boa as dicas. Vou rever minhas atitudes. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimas dicas!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Bjs 😉
CurtirCurtido por 2 pessoas
Menos consumo e uso consciente. Parabéns.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Exatamente Alfred!! Abs
CurtirCurtido por 2 pessoas
Também gostei muito do seu pitaco. Repassando Bjinhos
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
O seu Pitaco fechou com nota 10. Bjuuusss
CurtirCurtido por 3 pessoas
Como fico feliz! Obrigada Fadabela. Bjs
CurtirCurtido por 3 pessoas
Pingback: Posts dos “Parça” 6-12/12 | Rodízio Entretenimento
Ei flor, tudo joia? Fui indicada pra responder uma tag e uma das regras era indicar dez blogueiros para participar também. Escrevi dez perguntas e indiquei você porque adoro aqui e sempre quis saber um pouco mais sobre 🙂 haha. Espero que você participe! Beijo. https://maridx.wordpress.com/2015/12/11/tag-irmandade-dos-blogueiros/
CurtirCurtido por 3 pessoas
Olá Marina!! Obrigada pela indicação!! Adorei!! Bjs 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
ótimas ideias!!! Amei o post
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimo Pitaco. Repassando para a empresa.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Abs
CurtirCurtido por 3 pessoas
boas ideias!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pingback: Dicas para um Natal sustentável | Valéria Designer de interiores
Post sensacional! Parabéns. Bjos
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada Denise! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimas dicas, não vejo a hora de ir para casa da minha mãe no Natal ♥
CurtirCurtido por 3 pessoas
Que delícia, nada como a casa da mãe! Bjs linda
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelo post. Bjuuusss
CurtirCurtido por 3 pessoas
Obrigada!! Bjs
CurtirCurtido por 3 pessoas
Sensacional. Precisamos de mais valores em nossas vidas. Muito, muito bom. Grande abraço ❤
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada Juju!! Bjs ❤
CurtirCurtido por 3 pessoas
Bárbaro seu post, como sempre.
Um super natal pra você, também. Cheio de ideias novas, pitacos ainda mais bacanas e um 2016 abençoado pra todos nós!
CurtirCurtido por 3 pessoas
Obrigada Linda!! Muito sucesso para nós!! Bjs 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas