10 dicas simples de bem-estar para o seu lar

Couple sitting on sofa

Sentir-se feliz e confortável no seu ninho depende, muitas vezes, de atitudes simples. Limpeza, organização, afeto na decoração e cuidado com os pequenos prazeres são algumas delas. Quer apostar como dá certo?

Organização

1. Detalhes de decoração
Ao longo da vida, acumulamos miudezas: um souvenir de viagem, um bibelô herdado da avó, objetos de decoração. Mas a verdade é que quanto menos mimos houver na sala, melhor. Caso você tenha bibelôs, agrupe-os em um só lugar em vez de espalhá-los. O mesmo vale para coleções: elas ganham força na decoração quando estão reunidas. Outra dica é protegê-las em caixas de acrílico, feitas sob medida, ou em caixas decorativas com tampa. 

2. Arrumação desde a entrada
Tenha estantes, use gavetas, crie caixas. Ouse reciclar e acolha os materiais baratos – pense em papel kraft, caixas de feira e nichos de madeira. Intercale móveis de nichos abertos e fechados; afinal, ninguém precisa ver as chaves do seu carro nem a fatura do seu cartão. Faça da organização um ritual de purificação, não uma penitência. E, sobretudo, permita o vazio e celebre-o. Ele é um convite à criação.

3. Gavetas protegidas
Para evitar que o pó se instale em roupas e demais pertences, forre suas gavetas com tecido. Transforme um acolchoado velho em forro, costure uma fita de cetim nas laterais e borrife uma essência de lavanda ou capim-cidreira no lado oposto ao que ficará em contato com as peças. Sachês de algodão e bolinhas de argila expandida também são bem-vindos para manter o cheirinho agradável. Para perfumá-las, mergulhe-as por dois dias em um recipiente com essência e deixe-as secar pelo mesmo tempo. Evite as bolinhas de madeira: elas podem atrair cupins.

4. Armários arrumados
Roupas e sapatos desorganizados causam ansiedade e fazem com que você pense não ter peças suficientes. Guardar tudo em caixas debaixo da cama não resolverá o problema. Pelo contrário, só dificultará a limpeza. Para arrumar o guarda-roupa e o closet, esvazie o espaço completamente. Limpe o piso, as paredes e prateleiras. Descarte itens que não servem mais. Divida as roupas por tons e de acordo com as estações. Providencie caixas ou gavetas para peças pequenas, como cintos, meias e cachecóis. Ao chegar em casa, deixe sapatos e roupas usados em locais ventilados antes de guardá-los

Young couple preparing to watch a movie

Prazeres Simples

5.Verde em casa
A presença de plantas em casa é mais do que um mero elemento decorativo. Elas têm muito a nos ensinar. Aprenda com as plantas a viver o hoje intensamente e a aceitar o eterno ciclo de mudança de estações como uma bênção. Receba cada fase como um novo começo, e não como um novo fim. Tenha em mente que é sempre possível replantar, mudar de terra, trocar o vaso. Os budistas dizem que, se pudéssemos perceber claramente o milagre que representa uma simples flor, nossa vida mudaria por completo. Cerque-se de diferentes espécies e crie o hábito de montar arranjos em vasos com flores de corte. Troque a água a cada dois dias, para mantê-lo vistoso por mais tempo, e pingue três gotas de água sanitária para eliminar as bactérias.

6. Deixe o sol entrar
A janela é um espaço privilegiado da casa. Ela emoldura a paisagem e funciona como uma ponte entre o que está dentro e o que está fora. Quando pensar em cortinas, não queira isolamento. Modelos pesados – como os de veludo, usados em teatros – só são bem-vindos como um jeito inteligente de dividir ambientes. Nas janelas, as cortinas devem ser cúmplices da luz. Dê preferência aos tecidos de fibra natural. Além de permitir que a luz entre de forma difusa, eles contribuem para deixar o ambiente acolhedor. As persianas também são boas aliadas no controle da quantidade de luz que queremos no espaço, e você ainda pode compor o modelo e o material (tecido, tela, madeira) com o restante da decoração.

7. A alegria do lar
Tem coisa melhor do que, após uma longa e cansativa viagem, poder deitar na sua cama, encostar a cabeça no travesseiro, fechar os olhos e constatar: “Enfim, em casa!”? Viajar é ótimo, mas voltar ao lar é melhor ainda. Lá estão seus livros, quadros e outros itens favoritos. É o lugar em que você pode andar de pijama ou almoçar no sofá enquanto assiste à TV. A casa deve ser um refúgio no qual você se reconheça em todos os objetos e móveis. Portanto, deixe-a com a sua cara e aprenda a curtir cada centímetro dela.

8. Para curtir e relaxar
Ambientes perfumados estimulam os sentidos e alegram o dia. Invista em velas, incensos e vaporizadores com óleos essenciais. Mas cuidado para não exagerar no perfume, porque o odor pode se tornar enjoativo. Outra sugestão relaxante é reservar tempo na semana para curtir um bom banho. Prepare um esfoliante com duas colheres (sopa) de aveia em flocos finos e duas colheres (sopa) de mel, que tem poder suavizante e calmante. Umedeça o corpo e passe a mistura em movimentos circulares. Depois tome uma chuveirada e retire o creme.

9. Tecidos que envolvem
Não importa se é para receber os amigos ou para se esparramar enquanto assiste a um filme. Ter um bom sofá é garantia de ambiente acolhedor. Investir em um modelo com boa estrutura é fundamental, mas não se esqueça de dar atenção ao revestimento: o algodão, o linho e os veludos lisos, cotelês ou os jacquards são ótimos ao toque e fazem a diferença no conforto do móvel. Estampas miúdas podem ser usadas sem medo. Já as mais marcantes ficam ótimas em almofadas ou peças pequenas.

10. Conforto térmico
Deixar a casa quentinha está cada vez mais fácil e acessível. São inúmeras opções: pisos aquecidos que evitam o choque térmico na saída do banho, aquecedores para as áreas interna e externa da casa, lareiras portáteis, paredes revestidas de tecidos, tapetes felpudos. Sem contar a boa e velha mantinha, que deve estar sempre à mão, próxima ao sofá e à cama. Dê atenção também ao tipo de luz escolhido para o ambiente. Prefira lâmpadas com temperatura de cor baixa, como 2.500 K e 2.700 K, que emanem uma luz quente, deixando o espaço mais aconchegante.  

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para 10 dicas simples de bem-estar para o seu lar

  1. Pingback: 15 dicas para se sentir melhor em 15 minutos – Um canceriano sem lar.

  2. Pingback: 10 dicas simples de bem-estar para o seu lar – Turbonauta – Rede de Informações

  3. Joana disse:

    Ótimas dicas! Adoro a casa arrumada, mas é tãooo difícil manter rsrsrs. Beijos

  4. Verdade ! O ambiente organizado, decoração , o fato do seu lar ter a sua personalidade refletida conta muito pro nosso bem estar . E acho até que se nosso ambiente está uma bagunça provavelmente nossa vida também está , pelo menos comigo é assim hahahaha

    Beijos absurdos !

    https://motivosnaomefaltam.wordpress.com/

  5. Débora disse:

    Adorei!!! Doces pitacos que fazem toda a diferença! 😉

  6. suzanagiffoni disse:

    Pra mim organização é essencial, tanto para a facilitar as tarefas diárias como pra saúde mesmo!!

  7. Adorei o post!
    To realmente precisando dar uma geral aqui kkk

  8. Sempre Alerta disse:

    Muito bom post. Me fez lembrar que preciso por verde urgente na minha casa…. quero vidaaaa. BJS

  9. Gustavo Roubert disse:

    E música…

  10. Saltibum disse:

    Dicas perfeitas para mim, era isso que eu precisava, um puxão de orelha. Ameiiii

  11. Nathália disse:

    Amei as dicas de 1 à 4, sou muito bagunceira e as vezes fico toda perdida, ajudou bastante.

  12. Fadabela disse:

    Ótimas dicas, nada com uma casa bem organizada. Bjinhos

  13. O ambiente é essencial para estarmos bem com a gente mesmo. Adorei as dicas.

  14. Zezinha disse:

    Sensacional!! Vou arrumar minha casa agora…. Bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.