Plantas que atuam como repelentes naturais! Oba!!!
Confira dicas para cultivar essas e outras ervas.
Formigas, mosquitos, pernilongos e outras pragas urbanas são visitas pouco apreciadas em qualquer estação do ano, mas mantê-las longe de costuma ser ainda mais trabalhoso.
Uma dica simples e pouco comentada pode inibir a presença desses bichos pela residência. O cultivo de certas plantas pode não só deixar a casa mais charmosa, mas criar uma barreira contra os insetos.
São elas:
Jasmim (Jasminum officinale): O seu aroma natural funciona como um repelente natural de moscas e mosquitos.
Eucalipto aromático (Eucalyptus citriodora): Nas árvores de grande porte pode-se optar pelo eucalipto aromático. Estas árvores, também conhecidas como eucalipto-limão ou eucalipto-laranja, têm um cheiro parecido com o do limão ou da laranja, que repele os mosquitos.
Cânfora (Cinnamomum camphora (L.) J. Presl; sin: Laurus camphora L.): seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.
Arruda (Ruta graveolens): repelente de mosquitos e ratos.
Hortelã (Mentha spicata): repelente de mosquitos, ratos e pulgões.
Andiroba (Carapa guianensis): seu efeito inseticida age especialmente no mosquito da dengue.
Lavanda (Lavandula sp): Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos.
Crisântemo (Chr ysanthemum x morifolium): Ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados.
Citronela (Cymbopogon nardus): O repelente natural mais comum é a citronela. Podem cultivá-la em vasos ou então no jardim. Neste último caso as plantas devem ficar a pelo menos 1,5 m de distância umas das outras. Repelente de mosquitos e do Aedes aegypti (transmissor da dengue).
Manjericão (Ocimum basilicum): Surpresa! Esta delícia culinária que deixa os pratos mais perfumados tem um cheiro desagradável para os insetos! Então, além de render pratos deliciosos, o manjericão ajuda a afugentar insetos indesejáveis como mosquitos e pernilongos. Cultive manjericão ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. O manjericão deve ficar perto das janelas ou portas por onde os mosquitos geralmente entram.
Alecrim (Rosmarinus officinalis): Também repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local – os gatos não gostam do cheiro.
Erva-cidreira (Melissa officinalis L.): Rende um chá calmante gostosinho e põe os insetos para correr. A erva-cidreira pode ser facilmente cultivada em casa, mesmo por quem não tem muito espaço. Basta receber sol e regar de 2 a 3 vezes por semana, vasinhos com furinhos para drenar o excesso de água são bem-vindos!
Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante. Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da citronela e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
Para formigas utilizar: hortelã, poejo, arruda e tanaceto. Pode utilizar as plantas ou ramos secos das mesmas nos locais problemáticos. Pense em criar uma barreira nos pontos de entrada das formigas. Por exemplo, polvilhe um rastro estreito e contínuo de pimenta-de-caiena, pimenta-do-reino ou sal no caminho delas. Ou faça um risco de giz.
Limpe frequentemente o peitoril da janela com óleo de cravo-da-índia ou de eucalipto. As formigas não gostam desses cheiros fortes.
Para baratas: grãos de baunilha ou flores de crisântemo secas.
Ervas como estas gostam de pleno sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter seus benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas.
É necessário plantar mais de uma muda, isto é, um conjunto ou maciço, para que determinada espécie cumpra o papel de repelente.
A boa notícia é a de que algumas destas plantas, como o alecrim e a lavanda, sobrevivem bem à atual temperatura. Mas mesmo assim não podemos esquecer de irrigá-las, porém menos que as outras.
O plantio do alecrim e da lavanda pode ser realizado em um solo mais arenoso ou com calcário. Para as demais recomenda-se um solo rico em húmus ou composto orgânico (terra preta), além de irrigação frequente.
Que tal?! Aproveitem as dicas e afastem os insetos do seu lar.
É bom saber para termos em casa como repelentes. Já tenho algumas e vou cultivar mais. Que bom compartilhar com a gente. Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
Além de temperos e repelentes ainda deixam um cheirinho gostoso e bonito. Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas