Plantas que atuam como repelentes naturais!

mosquitoplants-1100

Olá pessoal!!

Plantas que atuam como repelentes naturais! Oba!!!

Confira dicas para cultivar essas e outras ervas.

Formigas, mosquitos, pernilongos e outras pragas urbanas são visitas pouco apreciadas em qualquer estação do ano, mas mantê-las longe de costuma ser ainda mais trabalhoso.

Uma dica simples e pouco comentada pode inibir a presença desses bichos pela residência. O cultivo de certas plantas pode não só deixar a casa mais charmosa, mas criar uma barreira contra os insetos.

São elas:

Jasmim (Jasminum officinale): O seu aroma natural funciona como um repelente natural de moscas e mosquitos.

jasmim

Eucalipto aromático (Eucalyptus citriodora): Nas árvores de grande porte pode-se optar pelo eucalipto aromático. Estas árvores, também conhecidas como eucalipto-limão ou eucalipto-laranja, têm um cheiro parecido com o do limão ou da laranja, que repele os mosquitos.

eucalipto

Cânfora (Cinnamomum camphora (L.) J. Presl; sin: Laurus camphora L.): seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

canfora

Arruda (Ruta graveolens): repelente de mosquitos e ratos.

arruda1

Hortelã (Mentha spicata):  repelente de mosquitos, ratos e pulgões.

hortela

Andiroba (Carapa guianensis):  seu efeito inseticida age especialmente no mosquito da dengue.

andiroba

Lavanda (Lavandula sp): Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos.

lavanda

 Crisântemo (Chr ysanthemum x morifolium): Ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados.

crisantemo1

Citronela (Cymbopogon nardus): O repelente natural mais comum é a citronela. Podem cultivá-la em vasos ou então no jardim. Neste último caso as plantas devem ficar a pelo menos 1,5 m de distância umas das outras. Repelente de mosquitos e do Aedes aegypti (transmissor da dengue).

citronela

Manjericão (Ocimum basilicum): Surpresa! Esta delícia culinária que deixa os pratos mais perfumados tem um cheiro desagradável para os insetos! Então, além de render pratos deliciosos, o manjericão ajuda a afugentar insetos indesejáveis como mosquitos e pernilongos. Cultive manjericão ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. O manjericão deve ficar perto das janelas ou portas por onde os mosquitos geralmente entram.

 manjericao

Alecrim (Rosmarinus officinalis): Também repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local – os gatos não gostam do cheiro.

 alecrim

Erva-cidreira (Melissa officinalis L.): Rende um chá calmante gostosinho e põe os insetos para correr. A erva-cidreira pode ser facilmente cultivada em casa, mesmo por quem não tem muito espaço. Basta receber sol e regar de 2 a 3 vezes por semana, vasinhos com furinhos para drenar o excesso de água são bem-vindos!

  ervacidreira

Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante. Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da citronela e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Para formigas utilizar: hortelã, poejo, arruda e tanaceto. Pode utilizar as plantas ou ramos secos das mesmas nos locais problemáticos. Pense em criar uma barreira nos pontos de entrada das formigas. Por exemplo, polvilhe um rastro estreito e contínuo de pimenta-de-caiena, pimenta-do-reino ou sal no caminho delas. Ou faça um risco de giz.

Limpe freqüentemente o peitoril da janela com óleo de cravo-da-índia ou de eucalipto. As formigas não gostam desses cheiros fortes.

 Para baratas: grãos de baunilha ou flores de crisântemo secas.

images (2)

Ervas como estas gostam de pleno sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter seus benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas.

É necessário plantar mais de uma muda, isto é, um conjunto ou maciço, para que determinada espécie cumpra o papel de repelente.

A boa notícia é a de que algumas destas plantas, como o alecrim e a lavanda, sobrevivem bem à atual temperatura. Mas mesmo assim não podemos esquecer de irrigá-las, porém menos que as outras.

 images

O plantio do alecrim e da lavanda pode ser realizado em um solo mais arenoso ou com calcário. Para as demais recomenda-se um solo rico em húmus ou composto orgânico (terra preta), além de irrigação frequente.

Que tal?! Aproveitem as dicas e afastem os insetos do seu lar.

Pitaquinha
 Acompanhe o blog nas redes sociais!
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Plantas que atuam como repelentes naturais!

  1. Saltibum disse:

    É bom saber para termos em casa como repelentes. Já tenho algumas e vou cultivar mais. Que bom compartilhar com a gente. Bjs

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s