Ócio criativo e o cuidado da saúde mental

O ócio é aquele componente invisível que só prestamos atenção nele quando está em falta. Hoje, com o acúmulo de informações e tarefas, vivemos em um mundo hiperestimulante. O descanso é sobreposto de obrigações reais e imaginárias e, quando menos se percebe, ele já foi colocado em último na lista de prioridades.

Há muitos anos associado pejorativoamente à preguiça e à falta de esforço, o ócio foi sendo, ano após ano, colocado à margem das necessidades do ser humano. Contudo, nas últimas décadas, alguns autores, como o italiano Domenico De Masi, alertam para a importância do tempo ocioso para as esferas emocionais, afetivas, intelectuais e criativas.

O corpo precisa de descanso… a mente também. Por isso, os hobbies são tão importantes. Mas corridas matinais, academia, balada e praia não são para todos. Os mais introvertidos preferem estar nos Melhores Sites de Poker Online no Brasil, assistir a filmes, ficar na companhia de um livro ou tocar algum instumento dentro do quarto. Para cada personalidade há um tipo de distração. Além disso, fazer o que verdadeiramente apreciamos traz diversos benefícios à saúde física e mental.

Com o boom das redes sociais, crises de ansiedade e depressão são comuns em jovens e adultos. Um quadro de constante comparação da própria vida com falsas realidades – ou recortes de realidade – tem feito com que toda uma geração perca o que moveu as anteriores: a esperança num futuro melhor. O fato de serem cobrados a ter sucesso cada vez mais jovens, estar cada vez mais bonitos e mostrarem-se sempre felizes tem roubado o sorriso do rosto da juventude e até suas próprias vidas. De acordo com estudo recente do Ministério da Saúde, em torno de mil adolescentes cometem suicídio no Brasil por ano.

Tendo isso em conta, entender os jovens e quais são seus interesses e aptidões reais, dando-lhes boas aternativas para o uso do ócio, é de vital importância para a qualidade de vida. Tal responsabildiade envolve principalmente a família, mas sem o aporte da sociedade como um todo a família nada sozinha contra a correnteza.

Em sua obra, De Masi enfatizou a importância do tempo. O tempo para colocar as ideias no lugar, fazer planos, elaborar estratégias, distrair-se, conectar-se profundamente com algo ou alguém. Administrar o tempo, até aquele que será usado para simplesmente não fazer nada, é a condição sine qua non de quem quer cuidar da saúde, tanto física quanto psíquica.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ócio criativo e o cuidado da saúde mental

  1. Pingback: Ócio criativo e o cuidado da saúde mental – CURIOSIDADES NA INTERNET

  2. Pingback: – Ócio criativo e o cuidado da saúde mental. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.