
Deixe fungos e bactérias longe do ambiente com essas atitudes que ajudam na limpeza e organização
Seja na preparação dos alimentos, a cozinhar, a comer ou apenas usufruir da sua casa, a cozinha é o centro da vida em família. É por isso que é sempre preciso atenção redobrada quando se trata de manter boas práticas na cozinha, especialmente no que se refere à higiene e segurança alimentar. Garantir que toda a família esteja ciente das regras de higiene na cozinha vai ajudar a manter as bactérias nocivas afastadas – essencial para manter todos felizes e saudáveis.
Confira 7 boas práticas na cozinha para evitar doenças:
1 – Durante o preparo
Fique atento com pedaços de unha e esmalte, pelos e cabelo que podem cair nos alimentos, assim como fios da palha de aço que podem ficar presos em escorredores, garfos e panelas.
2 – Contaminação cruzada
Manipular ou cortar com faca uma carne crua e em seguida mexer em um pedaço de carne cozida pode causar contaminação cruzada — ela acontece quando os microrganismos são transferidos de um alimento ou superfície para outro. Por isso, sempre lave as mãos e objetos quando estiver cozinhando ao mesmo tempo ingredientes crus e cozidos.
3 – Na despensa
Substitua caixas de papelão em que são guardados os mantimentos pelas de plástico, pois elas atraem menos insetos para o ambiente, como baratas e ratos. Deixe produtos de limpeza e inseticidas distantes dos alimentos tanto na despensa quanto no momento de levar as compras do mercado para casa.
4 – Data de validade
Com o costume de estocar alimentos para evitar diversas idas ao mercado, é preciso ficar de olho na validade dos mantimentos para que eles não estraguem antes do uso. Ao limpar as embalagens com álcool ou água sanitária, a data de vencimento pode ser apagada. Por isso, uma etiquetadora, encontrada em grandes papelarias, pode ajudar nesta organização. Assim como nas prateleiras do mercado, você pode expor os produtos em casa de maneira que os que vencem primeiro sejam priorizados para o uso.
5 – Refrigeração
Segundo o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, temperaturas entre 5 e 60 graus favorecem a multiplicação de microrganismos. Por isso, o ideal é manter a geladeira e o freezer regulados abaixo de cinco graus ou conforme o manual de instruções do eletrodoméstico. E, claro, limpe frequentemente, não se esquecendo das maçanetas e prateleiras.
6 – Água limpa
É preciso limpar a caixa d’água quando ela for instalada, sempre a cada seis meses ou antes desse período, caso ela esteja suja. Se você usa máquina de lavar louças, fique de olho também no tempo recomendado de limpeza e troca de filtros do eletrodoméstico.
7 – Descarte do lixo
Lave embalagens antes de descartá-las, tire o saco de lixo e lave a lixeira sempre que achar necessário para evitar o mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias. A compostagem é uma opção sustentável para quem quer transformar os resíduos orgânicos em adubo – que pode ser usado em vasos para montar uma horta em casa ou simplesmente nutrir as suas plantas decorativas.
Fonte: casa.abril
Pitaco: A higiene é uma das melhores formas de estimular as defesas do nosso organismo para combater doenças. Incluir hábitos na rotina, por mais simples que sejam, são importantes para prevenir problemas e aumentar a qualidade de vida.
- Aperitivos frios para o Natal: ideias práticas e elegantes
- Alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino e prevenir a obstipação
- Guia completo para viajar com pets






👍
Ótimo.
Great post.
Importante.
Dicas essenciais.
Ótimo alerta.
Parabéns pelo artigo.
Met voedsel moet men altijd alle veiligheidsregels vormen om besmetting te voorkomen
Pingback: Cozinha: 7 boas práticas de higiene para evitar doenças – Cuide de seu cabelo e corpo
💜