13 dicas para economizar nas compras de supermercado

Preparar cardápio semanal, fazer planejamento de compras e se ater à lista são algumas das estratégias para gastar menos

Com a inflação acumulada nos últimos 12 meses em quase 12%, fazer compras se tornou uma tarefa que exige planejamento. Em três anos, a cesta básica ficou 48% mais cara e itens subiram até 153%. Os trabalhadores, porém, não conseguem recompor as perdas com a inflação e ficam com os salários defasados. Por isso, é preciso se programar para ir ao mercado.

Confira estas dicas do Procon, Proteste e do portal Meu Bolso em Dia para reduzir gastos com o supermercado, que costuma ser uma das maiores despesas do mês no orçamento das famílias.

1. Faça um cardápio semanal

O planejamento de refeições pode ajudar a evitar desperdícios. Com o cardápio da semana em mãos, faça a lista dos itens necessários para preparar cada prato. Também é possível aproveitar para fazer pratos diferentes com o mesmo ingrediente, o que reduz a lista de compras.

2. Faça a lista de compras

Antes de sair para o mercado, confira a despensa e a geladeira e anote apenas o que precisa comprar, bem como as quantidades.

3. Faça compras periodicamente

Ir ao mercado com muita frequência pode fazer os gastos aumentarem sem que se perceba. Itens não perecíveis podem ser comprados uma vez por mês, como produtos de higiene, limpeza e produtos com prazo de validade mais longo. Já os produtos mais frescos demandam uma ida semanal ao mercado, mas essa decisão pode ser feita privilegiando as feiras livres, que têm preços mais em conta.

4. Pesquise preços

Existem aplicativos que facilitam a pesquisa e comparação de preços em supermercados. Em geral, basta inserir o seu CEP para pesquisar produtos próximo de onde mora.

5. Atenção às promoções

Cuidado com a tentação de aproveitar promoções do tipo leve 3 e pague 2, porque nem sempre a redução do preço unitário para a quantidade maior é proporcional. Meu conselho: sempre faça as contas, seja na calculadora do celular ou atrás do papel da lista de compra.

6. Compras no atacado podem gerar economia

Para quem compra grandes quantidades, uma dica é fazer compras nos chamados atacarejos, lojas que combinam vendas no varejo e no atacado ou centrais de abastecimento. O preço unitário para quem compra mais unidades (normalmente três unidades do mesmo produto já garantem um desconto) sai mais em conta e pode gerar uma boa economia no fim da conta.

7. Zona cerealista e mercados municipais

Nesses locais é possível encontrar produtos frescos e vendidos a granel com bons preços.

Mercados municipais vendem grandes quantidades

8. Compre embalagens de refil

A embalagem em refil é mais barata que a embalagem completa. A dica é comprar uma embalagem completa e guardar para repor sempre comprando produtos de refil. Outra dica é verificar os refis de outras marcas também, para economizar ainda mais.

9. Varie de marca

Se a marca que você usa está caríssima, chegou o momento de abrir espaço para conhecer outras marcas. As marcas próprias de mercados costumam oferecer bons descontos também.

10. Fique de olho nas prateleiras de baixo

Os produtos mais vendidos (e mais caros) costumam ficar na altura dos olhos. Os mais baratos, nas prateleiras de baixo. A exceção são os doces e chocolates, que costumam ficar posicionados na altura das crianças.

11. Prefira produtos da estação

Frutas e hortaliças custam menos, são mais fresquinhos e nutritivos conforme a estação em que são colhidos. Aproveite cada temporada para diversificar o cardápio da família.

12. Aproveite os programas de fidelidade

Algumas redes oferecem pontos que são acumulados e depois podem ser trocados por crédito no caixa, prêmios ou descontos em produtos. É uma chance de economizar, mas sempre lembrando da máxima que se deve pesquisar sempre os preços em outros lugares.

13. Fique de olho no caixa

Não é raro o preço do caixa ser diferente daquele mostrado na prateleira, principalmente quando o produto está em promoção. Então, acompanhe o registro de cada produto e fique atento ao valor mostrado no visor. Se estiver diferente, peça a correção. Caso a loja se recuse, você tem o direito de registrar uma queixa no Procon.

noticias.r7

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para 13 dicas para economizar nas compras de supermercado

  1. Val Real disse:

    Eu sempre procuro comprar refil. Quando vale a pena, é claro.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Juju Bela disse:

    Já uso algumas dicas e fez diferença nas finanças.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Essas dicas são sempre válidas.

    Curtir

  4. Republicou isso em .

    Curtido por 1 pessoa

  5. Anônimo disse:

    Eu sigo sempre essas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. srevistas disse:

    Repassando!!

    Curtir

  7. Fada Bela disse:

    Essas dicas são maravilhosas.

    Curtir

  8. Observador disse:

    Dicas assim é sempre bem-vinda.

    Curtir

  9. Sempre Zem! disse:

    Hoje em dia é mais do que útil.

    Curtir

  10. Sempre Alerta disse:

    Super útil!

    Curtir

  11. vileite disse:

    Ótimo e muito útil post!

    Curtir

  12. marylou disse:

    nu alles zoveel duurder is geworden blijft goed uitkijken en vergelijken de boodschap

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.