Enoturismo: melhores destinos da América do Sul para os amantes de vinho

O enoturismo é uma atividade que une dois dos maiores prazeres da vida, principalmente para os enófilos: viajar e aprender mais sobre vinhos. As pessoas que praticam essa modalidade de turismo colocam a viticultura como protagonista do seu roteiro.

Nesse tipo de viagem, a ideia é conhecer os lugares em que a bebida é fabricada, contemplar os vinhedos, provar vinhos de diferentes texturas, aromas e gostos, aprender sobre o seu processo produtivo e tudo que envolve esse universo. Ficou interessado em viver esse tipo de experiência?

Então, acompanhe a leitura deste artigo até o fim. Nele, nós iremos mostrar que não é preciso se deslocar até o outro lado do mundo para fazer uma viagem de enoturismo. Na América do Sul, até mesmo no Brasil, há lugares incríveis que te permitem viver uma imersão completa na cultura do vinho. Listamos os melhores para você. Confira!

Vinho na América do Sul: maiores produtores

Nem todos sabem, mas o continente sul-americano é o mais importante para a produção vinícola depois da Europa. Historicamente, os colonizadores espanhóis foram os responsáveis pelo início da cultura do vinho na América do Sul, por volta de 1.531, no Peru. Mais tarde, no século XX, os imigrantes italianos, franceses e alemães consolidaram a Argentina, o Chile e o Uruguai como grandes centros de produção da bebida no mundo, o que permanece até hoje.

Argentina

Atualmente, a Argentina tem o posto de maior produtor de vinhos do continente sul-americano. No ranking mundial, ela ocupa as primeiras posições, com uma estimativa de 13 milhões de hectolitros fabricados ao ano, em 210 mil hectares de vinhedos.

Uruguai

Entre os países do Novo Mundo, o Uruguai é o quarto maior fabricante de vinho, com, aproximadamente, 3,2 milhões de litros por anos, o que equivale a 25 litros por habitante.

Chile

O Chile também se destaca quando o assunto é vinho. O país possui cerca de 117 mil hectares de vinhedos plantados, dentre os quais, metade é ocupada por vinhas de Cabernet Sauvignon, uma vez que 70% da fabricação total é destinado aos tintos.

Brasil

Nosso país também não fica muito atrás. Em 2021, a produção teve um aumento de 60% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O volume chegou a 3,6 milhões de hectolitros, o maior registrado no Brasil desde 2008.

Enoturismo na América do Sul: destinos para conhecer

Com todas essas informações, não há dúvidas de que a América do Sul é um excelente lugar para uma viagem de enoturismo, não é? Nossos países vizinhos fabricam ótimos rótulos, além de oferecerem belezas naturais encantadoras. Alguns destinos, como Chile e Argentina, são arborizados, floridos e primam pela arquitetura diferenciada. Abaixo, listamos os locais que valem muito a visita.

1. Mendoza, Argentina

A província de Mendoza, na Argentina, é a principal cidade vitivinícola do país. Com mais de 1500 vinícolas, é responsável por 60% da produção geral da bebida no país. Ela se divide em cinco grandes sub-regiões: Norte, Leste, Rio Mendoza, Vale do Uco e Sul, e cada uma possui características próprias, o que influencia diretamente no tipo de vinho produzido na área. Além da Malbec, as uvas mais adaptadas por lá são Cabernet Sauvignon e Chardonnay. 

A cidade cosmopolita e arborizada também é perfeita para quem busca aventuras, restaurantes de primeira e passeios. As visitas às vinícolas Catena Zapata, Tierras Altas e Ruca Malen, mais populares da região, são ótimas opções para os que procuram uma experiência de enoturismo completa.

2. Montevidéu, Uruguai

Ao redor da capital do Uruguai estão alguns dos vinhedos mais antigos do país, que iniciou a produção de vinhos durante o século XIX, com o cultivo das uvas Tannat. Atualmente, a região ocupa a quarta posição na lista dos maiores fabricantes da bebida na América Latina. Especialistas afirmam que Montevidéu tem terroir favorecido pela sua proximidade com o Rio da Prata, solo fértil e boas temperaturas.

Para os visitantes que vão à capital praticar enoturismo, lá estão localizadas as vinícolas mais antigas e famosas, como a Bodega Bouza, a Bodega Santa, que possui mais de 110 anos de tradição, e a Bodega Pisano.

3. Santiago, Chile

O clima e o terreno chileno é o que tornam o país um dos maiores produtores da bebida da América Latina e do mundo. Cortado pela Cordilheira dos Andes, nosso país vizinho atrai milhares de enoturistas todos os anos. Na capital, é possível encontrar desde vinhos premiados internacionalmente a safras menos conhecidas e igualmente notáveis.

Valle de Casablanca, Valle del Maipo e Valle do Colchagua estão entre as regiões produtoras mais populares, com vinícolas famosas e tradicionais, das quais podemos citar: Viña Emiliana, Viña Mar, Concha y Toro, Aquitania e Almaviva. Essas, valem muito a visita.

4. Serra Catarinense (Brasil)

Por último, mas não menos importante, nosso Brasil, mais precisamente, a Serra Catarinense, 4ª maior produtora de vinhos do país, o que a torna um ótimo destino para praticantes de enoturismo. 

O clima frio e a altitude elevada são grandes aliados dos fabricantes da bebida. Com vinhedos localizados entre 900 e 1400 metros acima do nível do mar, as uvas amadurecem de forma mais lenta, o que confere um sabor intenso e marcante aos rótulos. Dentre as melhores regiões para visitar, podemos citar Urubici e São Joaquim, que abrigam vinícolas próximas, como a Quinta da Neve, Villaggio Bassetti, Villa Francioni, Boutique D’alture e muitas outras.

A paisagem da região harmoniza muito bem com as caminhadas e trekkings, cercados pelas belezas naturais. 

O que achou de conhecer os melhores destinos da América do Sul para uma viagem de enoturismo? Se essa aventura está nos seus planos, não deixe de anotar nossas dicas.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Enoturismo: melhores destinos da América do Sul para os amantes de vinho

  1. Juju Bela disse:

    Deve ser uma delícia um turismo desse.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Juju Bela disse:

    Republicou isso em Juju Bela .

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu tbem vou! 😉

    Curtido por 1 pessoa

  4. Anônimo disse:

    Deve ser maravilhoso.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Anônimo disse:

    Seria um sonho pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

  6. srevistas disse:

    Preciso voltar nesse roteiro. Foi maravilhoso.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Anônimo disse:

    Eu ainda irei conhecer todos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.