Dicas infalíveis na hora de escolher um pneu de bicicleta

Confira as melhores dicas para você adequar os pneus de sua bicicleta de acordo com o seu uso, para que ela tenha o melhor desempenho possível com segurança.

Se você está pensando em comprar um apartamento um pouco mais distante do seu trabalho, sem dúvidas, a melhor escolha para se locomover é uma bicicleta. Desde a economia de tempo gasto em trânsito, até mesmo no exercício feito, que impacta diretamente em sua saúde, pedalar é uma ótima alternativa na hora de sair de casa.

Se você nunca teve uma bicicleta ou não entende muito bem sobre o assunto, saiba que o pneu de bicicleta é crucial para você ter uma pedalada mais confortável, de acordo com o seu gosto pessoal e suas necessidades.

Qual o seu objetivo na hora de pedalar?

Na hora de escolher qual pneu certo sua bicicleta deve ter, você deve se perguntar o objetivo principal das suas pedaladas. Os fatores que você deve observar são se sua bike servirá apenas para o lazer, se irá se locomover na cidade, em uma estrada, ou até mesmo se você irá utilizá-la para fazer trilhas em terrenos com lama ou seco. 

Qual o pneu ideal para andar na cidade e estrada?

Para pedalar na cidade, é melhor optar por pneus um pouco mais lisos, com frisos que vão ajudar na aderência, principalmente em dias chuvosos. Os Pneus slick são a melhor opção para esse tipo de uso, afinal, eles contam ou com poucos ou nenhum cravo, são mais finos, o que dá maior velocidade no asfalto.

Um importante ponto a se observar quando você pedala em estradas, é se você irá passar por terrenos lamacentos ou de terra batida. Pneus com cravos altos são os ideais para terrenos com lama, já os com cravos baixos são a melhor escolha para estradas de terra batida.

Qual o pneu ideal para fazer trilha?

Quando você for escolher um pneu para a sua bicicleta de trilha, você tem que prestar atenção no tipo de terreno que você costuma pedalar. Em terrenos secos e com cascalhos, o ideal é pneus com cravos baixos e espaçados para melhor rolagem. Já para terrenos úmidos ou molhados, o indicado são pneus com cravos espaçados e altos para uma boa aderência.

Podemos encontrar também pneus para todos os tipos de terrenos. Eles têm cravos inclinados e aderem muito bem aos dois tipos de solo. Os mais adequados para esse tipo de uso são os de aro 29, que dão uma certa estabilidade na hora da pedalada. 

Material do pneu: Arame ou Kevlar?

Quando o assunto é o tipo de material dos pneus, precisamos pensar nos fatores “peso” e “velocidade”, afinal, quando se está em cima de uma bicicleta, esses são fatores muito importantes.

Geralmente, os pneus mais comuns são o de Arame, que têm a borracha sustentada pelas laterais com arames. Eles são pneus mais pesados, podendo chegar até 1km, porém têm um preço mais acessível.

Os pneus de Kevlar são considerados pneus de alta performance. Sua estrutura possui uma trama de aramida extremamente resistente, maleável e leve e reforçada. Por conta dessa tecnologia, eles costumam ser mais caros.

Preços de pneus

Como já dito, a variação do preço de pneus de bicicleta se deve muito ao tipo de material usado na fabricação. Os mais comuns, ou seja, os de Arame, podem ser encontrados pelo valor de 35,00 reais, podendo chegar até 145,00 reais. Já os de Kevlar, que são considerados pneus de alta performance, são encontrados a partir de 135,00 reais, podendo chegar a até 1500,00 reais. 

Você sabe como se lê as medidas do pneu de bicicleta?

Existe uma medida internacional para pneus que é ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation). Ela tem 5 números de referência em milímetros. Os dois primeiros números se referem a largura do pneu, já os restantes representam o diâmetro da roda (aro).

Essa medida a medida internacional serve para ter uma segurança na hora de comprar e evita a compra de produtos no tamanho errado.

Qual a hora certa de trocar o pneu da bicicleta?

Os pneus costumam dar alguns sinais de que precisam ser trocados e, sem dúvidas, se você notar algum desses sinais, essa substituição é indispensável. Além de preservar sua segurança, os pneus são essenciais para um bom desempenho de suas pedaladas. 

Os fatores cruciais que devem ser notados são: se os pneus apresentam rachaduras; se as laterais estão danificadas; se os cravos ou o sulcos, que são os espaçamentos entre os cravos, estão danificados ou sumindo; furos no pneu.

Quais as melhores marcas de pneus?

Levorin 

Ideais para trilhas com terrenos secos, a Levorin, que é uma das maiores fabricantes de pneus da América Latina, e garante ótimos rendimentos, com boa tração e conforto.

Vee Rubber 

Se você está a procura de um bom pneu para pedalar no asfalto, os modelos mais simples são os mais eficientes, para esse tipo de uso. Os modelos Slick da Vee Rubber, sem dúvida,  garantem estabilidade e velocidade na cidade. 

Pirelli

A Pirelli tem uma grande variedade de pneus, mas quando o quesito é para o uso em  ruas e rodovias, sua tecnologia APS (Anti-Puncture System) ajuda a reduzir os riscos de furo e rasgos, além também de garantir uma boa durabilidade do produto.

Conclusão 

Sem dúvidas, se você quer garantir um bom uso desse meio de transporte, um bom investimento nos pneus fará com que você tenha um ótimo desempenho. É preciso sempre ficar de olho na finalidade que sua bike terá em sua vida. 

Seja para para trocar o trânsito caótico das grandes cidades por uma forma mais rápida de chegar nos lugares, ou até mesmo para lazer,  o uso da bicicleta traz diversos benefícios em sua vida e rotina. Além disso, não podemos esquecer que as magrelas são amigas do meio-ambiente! 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Dicas infalíveis na hora de escolher um pneu de bicicleta

  1. Juju Bela disse:

    Confesso que não entendi do assunto mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Anônimo disse:

    Quem diria.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Anônimo disse:

    Não fazia ideia disso tudo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Dicas infalíveis na hora de escolher um pneu de bicicleta – CURIOSIDADES NA INTERNET

  5. srevistas disse:

    Pra mim era tudo uma coisa só.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Anônimo disse:

    Já precisei trocar o pneu da minha bike e não foi fácil.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.