Alergias no outono: como se prevenir das doenças da estação

As temperaturas mais amenas fazem parte do outono, que começou no dia 20 de março. A estação com umidade do ar reduzida traz algumas preocupações para a saúde, conforme lembra a alergista e imunologista Cristine Rosário, do Hospital Otorrinos Curitiba.

“É nessa estação que os casos de rinite alérgica, rinossinusite viral e bacteriana, asma e pneumonia têm aumento significativo. Temos que lembrar também que ainda estamos numa pandemia, então a prevenção e a vacinação em dia são fundamentais”, acrescentou.

No outono há a queda da temperatura e a baixa umidade do ar que causam aumento da poluição, além de facilitarem a proliferação dos vírus e bactérias. Outro ponto é que em temperaturas mais baixas as pessoas se concentram mais em locais fechados, facilitando a transmissão dos vírus.

Crianças e as alergias de outono

Gripe, rinite, resfriado, otite, sinusite, faringite ou amigdalite e bronquite são apenas algumas das doenças mais comuns da estação entre as crianças, pelo fato de ainda terem o sistema imune imaturo. Mas é possível proteger os pequenos e alertar os pais sobre algumas formas importantes de prevenção.

“Mesmo com todos os cuidados com a pandemia (distanciamento, higienização das mãos e uso de máscara), as crianças voltaram à escolinha e estão sempre em contato com outras crianças, fazendo com que a transmissão de vírus acabe sendo maior. Por isso é importante, seja na escola ou em casa, reforçar o hábito de higienizar as mãos várias vezes ao dia e manter os ambientes arejados. Outra dica é agasalhar bem a criançada e manter a mucosa nasal sempre hidratada, com o uso de soro fisiológico”, orienta Cristine.

De olho no ar-condicionado

Se você é daqueles que não dispensa um ar-condicionado, é bom ficar alerta: o uso constante do aparelho pode causar sintomas como obstrução nasal e secreção constante, além de facilitar os processos de infecção da cavidade nasal, como a rinossinusite.

“Manter os ambientes limpos e arejados ainda é uma das melhores maneiras de prevenir as doenças respiratórias. Um ambiente bem ventilado, além de dispersar os vírus e bactérias, previne o acúmulo de agentes causadores de doenças alérgicas, como poeira e fungos. Mas caso seja necessário o uso do ar-condicionado, é importante manter a higienização dele em dia”, lembra a especialista.

Como se prevenir das doenças de outono

Para quem quiser aproveitar a nova estação sem preocupações, a doutora Cristine listou cinco dicas fundamentais para ficar longe de bactérias e fungos, além de evitar doenças indesejáveis:

1 – Embora seja uma dica essencial para qualquer estação e principalmente numa pandemia que ainda vivemos, é importante lembrar: lave sempre as mãos ou use álcool em gel. É uma medida já comprovada, extremamente efetiva e de fácil aplicação.

2 – Sempre que possível, evite permanecer em ambientes fechados por muito tempo. Quando estiver em casa, mantenha-a arejada o máximo possível, principalmente em dias de sol.

3 – Opte por uma alimentação saudável e beba bastante água. Se associadas à prática de atividade física, terão impacto positivo na imunidade.

4 – Mantenha as vacinas em dia, principalmente a da gripe e o esquema vacinal da Covid-19.

5 – Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.

Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Isso principalmente quando há alguém doente no local. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.

bemparana

Pitaco: Como o ressecamento das mucosas pode levar a inflamações e diminuir a produção de secreções (que contêm anticorpos), é importante ficar atento à hidratação. Portanto, beba bastante água (um adulto normal precisa, em média, de cerca de dois litros de líquido por dia). Em dias de baixa umidade relativa do ar, coloque bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias. Pode-se apostar no umidificador, mas por pouco tempo, já que o uso prolongado pode facilitar a proliferação de fungos e ácaros.

Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h.

Para evitar problemas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Não se automedique.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em covid-19, Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Alergias no outono: como se prevenir das doenças da estação

  1. Juju Bela disse:

    Ar-condicionado é um veneno pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Observador disse:

    Sei bem como é.

    Curtir

  3. Sempre Zem! disse:

    Ótimo.

    Curtir

  4. Saltibum disse:

    Valeu pelas dicas.

    Curtir

  5. Sempre Alerta disse:

    Sofro bastante nessa época.

    Curtir

  6. Sofro muito com as alergias, principalmente na Primavera e no Outono. Obrigada pelo seu artigo muito util e interessante.

    Curtir

  7. Pingback: Alergias no outono: como se prevenir das doenças da estação – Cuide de seu cabelo e corpo

  8. Muito importante esses cuidados nessa época.

    Curtir

  9. Willow Croft disse:

    Yep, it’s started, so thanks for these tips!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.