12 erros de limpeza que devem ser evitados

A limpeza da casa envolve questões que muita gente nem imagina. Na busca por tirar a sujeira de forma rápida e eficiente, erros são cometidos e problemas irreversíveis acontecem.

Você poderia colocar uma tábua de cortar na máquina de lavar louça? Você pode limpar a casa inteira com o mesmo pano? É sempre melhor lavar a roupa em água quente? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, continue lendo este artigo, pois pode ter sido vítima de alguns conceitos errôneos de limpeza que apenas sujam a sua casa em vez de limpá-la. A maioria das pessoas entende essas coisas de maneira errada, então você não precisa ficar constrangido. Dito isso, você deve saber que existem maneiras muito melhores e mais rápidas de fazer as tarefas domésticas, e tudo o que você precisa fazer para descobrir quais são é continuar lendo.

1. Limpar as tábuas de corte com sabão

Lavar uma tábua de cortar não é o mesmo que lavar o resto da louça. Por um lado, você não pode colocar uma tábua de corte suja na máquina de lavar louça – uma tábua de madeira pode entortar ou rachar e uma de plástico pode derreter ao entrar em contato com água quente. Ao mesmo tempo, lavá-la com detergente de louça é muito pouco e só removerá resíduos de comida visíveis da tábua.

O problema com esse método é que a maioria dos germes se esconde profundamente nos cortes que se desenvolvem na madeira e no plástico, e nenhum sabão consegue penetrar nesses cortes profundos. Como resultado, as bactérias começam a se reproduzir nesses cortes e podem contaminar os alimentos, o que pode causar doenças.

Portanto, é aconselhável desinfetar as tábuas de corte regularmente, mergulhando-as em uma solução de água sanitária ou água oxigenada. Dilua 1 colher de sopa de água sanitária em 2 litros de água, mergulhe a tábua de corte na solução por 10-15 minutos e enxágue com bastante água morna, deixando-as secar naturalmente.

2. Lavar as janelas quando está ensolarado

Quando se trata de limpar vidros e janelas em particular, o sol não é nosso melhor amigo. Isso ocorre porque os produtos para limpar vidro tendem a secar muito rapidamente ao sol, deixando riscos feios ou uma película branca difusa.

Portanto, a melhor hora para limpar as janelas é de manhã cedo ou em um dia nublado. Você também deve evitar borrifar a solução de limpeza diretamente nas superfícies de vidro ou espelho, pois isso pode causar manchas.

3. Sempre usar água quente para lavar roupas

Se você já tentou lavar um gorro ou suéter em água quente e ele encolheu, viu em primeira mão que nem todos os tecidos suportam água quente. E embora seja verdade que a água quente é melhor para remover manchas do que a água morna, também é verdade que a água quente é significativamente mais prejudicial para a maioria dos tecidos.

Tecidos naturais como seda ou lã não são os únicos que sempre devem ser lavados em água fria. A maioria dos tecidos sintéticos como poliéster ou náilon, especialmente os baratos, podem derreter em água quente. Portanto, é mais seguro e melhor para a sua conta de luz lavar a sua roupa diária que não esteja obviamente suja ou manchada com água fria.

4. Fazer movimentos circulares para limpar aço inoxidável

Um acabamento em aço inoxidável em uma geladeira ou forno é extremamente agradável esteticamente e bastante moderno, mas, infelizmente, também é mais sujeito a riscos e manchas. Mesmo quando você os limpa regularmente, eles podem parecer arranhados e sem brilho. Se esse é um problema que você observou em sua casa, podemos ter uma solução simples.

Basicamente, tudo se resume à sua técnica. Em vez de limpar as superfícies de aço inoxidável como faria com outros móveis e janelas, usando movimentos circulares, pegue um pano limpo e limpe o aço inoxidável ao longo da fibra. Isso é tudo!

5. Começar usando o aspirador de pó ou a vassoura

Notamos que muitas pessoas começam a limpar a casa varrendo, passando o rodo ou passando o aspirador no chão. Em seguida, elas passam para outras atividades, como tirar o pó, limpar a mesa da cozinha, etc. Se você fizer isso, poderá notar que o chão estará sujo e deverá começar a limpá-lo novamente.

É por isso que a maioria dos especialistas em limpeza recomenda inverter a ordem e limpar de cima para baixo. Dessa forma, toda a poeira da mobília e as migalhas de pão da mesa da cozinha terão caído no chão quando você começar a varrer ou aspirar, e você não terá que fazer o mesmo trabalho duas vezes. 

6. Esquecer de tirar a poeira das luminárias e lâmpadas 

Você pode achar que não há problema em deixar suas lâmpadas e luminárias empoeiradas por alguns meses ou até a estação da faxina de primavera chegar. Infelizmente, esse tipo de pensamento pode ser muito perigoso, pois lâmpadas e luminárias empoeiradas são, na verdade, um risco comum de incêndio. Se uma lâmpada empoeirada superaquecer, ela pode derreter o soquete e danificar o próprio dispositivo, o que pode causar um incêndio. Portanto, você deve limpar as luzes, incluindo as lâmpadas, com mais frequência do que você pensa: cerca de uma vez por mês.

7. Esquecer de limpar o controle remoto

Quando foi a última vez que você limpou os controles remotos da casa? Se você limpa os controles remotos com menos frequência do que o banheiro, deve se alarmar, pois, de acordo com estudos recentes realizados por várias universidades importantes, o controle remoto da TV é o item mais sujo da casa.

Além disso, os controles remotos podem transportar e espalhar bactérias e vírus contagiosos. Um estudo conduzido na Universidade da Virgínia, por exemplo, descobriu que cerca de 50% dos controles remotos testados tinham vírus do resfriado comum. Para limpar adequadamente o controle remoto, siga as instruções do fabricante ou limpe-o com um pano embebido em álcool.

8. Não lavar travesseiros

A roupa de cama não é a única coisa em sua cama que requer limpeza. Travesseiros e até mesmo cobertores precisam ser limpos e arejados regularmente. O travesseiro e o cobertor acumulam ácaros, saliva, óleos corporais e várias bactérias com o tempo, portanto, você deve lavá-los. É melhor deixar a limpeza anual de sua manta de inverno para a lavanderia a seco, pois ela é muito grande para a maioria das lavadoras não comerciais.

9. Negligenciar as latas de lixo

Certamente não é uma tarefa agradável, mas as latas de lixo também precisam ser limpas. Na verdade, na maioria das vezes, a fonte de odores desagradáveis ​​na cozinha ou no banheiro é uma lata de lixo negligenciada. Especialistas destacam que é importante limpar as lixeiras de sua casa pelo menos uma vez por semana. Água sanitária ou qualquer outro limpador desinfetante é ideal para esse trabalho, pois as latas de lixo podem se tornar criadouros de muitos germes, como você pode imaginar.

10. Ignorar o perigo da palha de aço

É essencial lembrar que a palha de aço enferruja. A limpeza com este tipo de material precisa ser muito cautelosa, para não haver dano. Se deixarmos fiapos da palha no mármore branco, não haverá retorno e a superfície será danificada. A questão é a mesma na limpeza de esquadrias, pois a ferrugem destruirá o metal.

11. Esquecer de limpar as maçanetas (e as chaves!) 

É muito possível que você sempre negligencie a limpeza das maçanetas. Acertamos? Se sim, é hora de mudar esse cenário! 

Tenha em mente, afinal, que as maçanetas da casa são usadas todos os dias, acumulando bactérias, germes e todos os microrganismos que são trazidos pelas nossas mãos na vida cotidiana. O mesmo vale para as chaves. Não deixe de incluir essa etapa na rotina de limpeza! 

12. Usar o mesmo pano para limpar tudo

Este último erro que abordaremos é facilmente o mais comum também. Se você usar o mesmo pano de limpeza para limpar a bancada da cozinha e os ladrilhos ao redor do banheiro e depois decidir limpar a pia do banheiro com o mesmo pano, estará basicamente espalhando sujeira e germes pela casa. Como você pode imaginar, isso não é o ideal. Na verdade, pode ser muito perigoso para a saúde, sem mencionar que também anula o propósito da limpeza.

A solução ideal é ter um pano de limpeza específico para cada quarto. Você pode usar panos de microfibra ou apenas cortar uma camisa velha em pedaços e usá-los para limpar a casa. Não se esqueça de jogar os panos de limpeza na máquina de lavar todas as semanas; materiais de limpeza também devem ser limpos.

Compartilhe este artigo se você achou útil!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para 12 erros de limpeza que devem ser evitados

  1. Sempre Zem! disse:

    QUEM DIRIA! :0

    Curtir

  2. Saltibum disse:

    Aprendi bastante.

    Curtir

  3. Pingback: 12 erros de limpeza que devem ser evitados – CURIOSIDADES NA INTERNET

  4. Observador disse:

    Valeu pelas dicas.

    Curtir

  5. Juju Bela disse:

    Como fazemos bobagem.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Val Real disse:

    Sem perceber cometemos erros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.