5 ideias para iniciar seu dia com um café da manhã criativo e nutritivo

O café da manhã é uma das refeições mais importantes de todas. Após um longo período de sono e descanso, é nessa hora que reabastecemos as energias para enfrentar os compromissos ao longo do dia.

Porém, nem sempre é fácil fugir do clássico café com leite acompanhado do pãozinho francês e incrementar o desjejum. Criar um cardápio de café da manhã saudável e substancioso exige uma boa dose de criatividade e disposição.

Então, separe já a listinha do supermercado e anote os ingredientes que você vai precisar para preparar estas 5 dicas de café da manhã criativo e nutritivo:

1 – Panqueca de aveia

A aveia possui diversas propriedades que fazem muito bem à saúde, além de ajudar no funcionamento do intestino devido à grande quantidade de fibras1. Por isso, ela é um alimento completo para a primeira refeição do dia.

A dica é preparar uma deliciosa e nutritiva panqueca de aveia, adicionando leite, ovo, banana, óleo de coco e fermento químico.

Além de ser criativa, essa receita oferece saciedade e a energia necessária para você se manter ativo e disposto até a próxima refeição.

2 – Torrada de abacate

Queridinho dos brasileiros, o pão francês recheado com manteiga, presunto e queijo dá lugar ao pão integral acompanhado de ovo e abacate nesta receita clássica dos Estados Unidos que já ganhou adeptos no mundo todo.

Mais do que apenas uma fruta consumida in natura, o abacate vem ganhando espaço na culinária de vários países (incluindo o Brasil) por conta de suas excelentes qualidades nutricionais. Ele é presença garantida no cardápio de café da manhã de diversas cafeterias e hotéis.

O artigo “Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos de abacate”2, publicado na Revista Brasileira de Fruticultura, destaca a “grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além do elevado teor de lipídios que confere destaque ao fruto como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares”.

3 – Crepioca de banana

Outra ótima ideia para iniciar o dia com um café da manhã criativo e nutritivo é a crepioca de banana picada. Ainda mais fácil de preparar do que a panqueca, ela leva goma de tapioca, que ajuda a manter a liga da receita.

Como complemento final, adicionamos a canela em pó, que confere aquele toque saboroso ao prato. A crepioca de banana fica pronta em poucos minutos, oferecendo a praticidade e os nutrientes necessários para o começo do seu dia.

4 – Ovos mexidos

Famosos nas cenas de café da manhã dos filmes americanos, os ovos mexidos são uma opção acessível para preparar um café da manhã criativo e nutritivo.

Embora já tenha sido considerado “vilão” da alimentação saudável, o ovo é um alimento muito rico em nutrientes3. Mesmo os altos índices de colesterol presentes no alimento podem trazer benefícios ao organismo, se consumido em quantidades adequadas. 

Portanto, você pode sim incluir os ovos no seu cardápio de café da manhã saudável e ainda manter a saciedade por mais tempo. A dica é mexê-los com temperos diversos para criar um prato colorido e saboroso!

5 – Mingau com cereais

Cereais integrais são grandes fontes de fibras, vitaminas e minerais4, nutrientes imprescindíveis para regular nosso intestino e manter nossa saúde, além de proporcionar saciedade e energia.

Incluem-se nesse grupo a aveia, a quinoa, o centeio e a granola (entre outros) — grãos que se encaixam perfeitamente em várias ideias de café da manhã criativos e nutritivos.

Uma opção prática é jogar cereais integrais in natura sobre uma tigela de iogurte e frutas pela manhã. Já no inverno, você pode se deliciar com um delicioso mingau acompanhado de cereais, a mistura perfeita entre nutrientes, sabor e aconchego.

Pitaco: Agora você tem ideias para fugir da mesmice e preparar um cardápio de café da manhã nutritivo, saudável e muito saboroso. Aproveite as dicas e bom apetite!

Referências

(1) Composição e propriedades fisiológicas e funcionais da aveia. Disponível em: https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/view/86

(2) Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos de abacate “hass”. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbf/a/xYxHYqHDVwKYjcpWDBhbfJS/?format=pdf&lang=pt

(3) Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222006000400001

(4) Alimentos integrais. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2013/v18n2/a3607.pdf

Imagens: pixabay

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para 5 ideias para iniciar seu dia com um café da manhã criativo e nutritivo

  1. Jay disse:

    Ovos mexidos são vida! Especialmente num pãozinho de sal/francês. Pra dar um sabor extra aqui em casa, às vezes colocamos um pouco de queijo ralado ao fritar, fica uma delícia! Abraços!

  2. Pingback: 5 ideias para iniciar seu dia com um café da manhã criativo e nutritivo – CURIOSIDADES NA INTERNET

  3. Republicou isso em .

  4. Pingback: 5 ideias para iniciar seu dia com um café da manhã criativo e nutritivo — Pitacos e Achados – CURIOSIDADES NA INTERNET

  5. Sempre Zem! disse:

    Huuumm, será meu café amanhã, gostei.

  6. Um mingauzinho nesse frio de manhã é ótimo.

  7. Tudo delicioso, deu até fome.

  8. Sempre Alerta disse:

    Adorei as sugestões.

  9. Observador disse:

    Adoro cereais pela manhã. São bem nutritivos.

  10. Ótimas dicas Pitaquinha! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  11. Val Real disse:

    Ótimas dicas para inovar no café da manhã.

  12. Somos Mais! disse:

    Dicas maravilhosas.

  13. Saltibum disse:

    Tudo delicioso e nutritivo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.