8 dicas de trabalhos manuais para decorar e aliviar a ansiedade

Pensando no cuidado com a saúde mental, listamos algumas atividades que podem minimizar o estresse durante este período em que ficamos mais em casa.

O cuidado com a saúde mental é um dos tópicos que mais tem sido abordados durante o isolamento social, que está sendo feito para diminuir o contágio do coronavírus. Além de terapia, algumas atividades manuais podem ser feitas para distrair e não sentir tanto os efeitos dessa época difícil. Abaixo, listamos cinco atividades que podem te ajudar com o estresse e a ansiedade, sentimentos comuns nesse período.

1. Reaproveite copos de vidro como porta-retratos

Sabe aquele copo ou pote de vidro que você nunca mais usou porque o par dele quebrou? Ou então potes que ficam no fundo do armário de cozinha sem uso? Uma dica bem simples é transformá-los em porta-retratos. Sim! Basta pegar uma foto e inseri-la no formato do objeto, fixando depois com uma fita transparente e posicionando o copo com a boca para baixo. Pronto! Além da sensação boa de relembrar momentos incríveis, você ganha um porta-retrato novo para decorar a sala ou até sua mesa do home office.

2. Caixas de madeira como organizadores de arquivos

Trabalhar em casa significa acumular documentos e papéis que, antes, ficavam no escritório. Esse amontoado de arquivos não apenas oferece energia negativa ao ambiente, como também influencia no estresse e na ansiedade. A solução é simples: reaproveite caixas de madeira que estão na sua casa sem uso — pode ser caixa de vinho ou de algum presente que tenha recebido Limpe-as bem e forre com um papel colorido ou pinte. É útil tanto como estante quanto como prateleira, potencializando a decoração e organizando melhor todos os documentos.

3. Redecore sua mesa com jogo americano e porta-talheres artesanais

Tem algum tecido ou papelão sobrando? Com planejamento e dedicação, eles podem virar jogos americanos para decorar sua mesa. É bem simples: corte o papelão (dê preferência a materiais bem resistentes e firmes) no formato desejado, passe cola e grude o tecido sem formar vincos. Espere secar e cubra o tecido com uma camada de verniz para finalizar. O porta-talher é igualmente simples: as rolhas que estiverem sobrando podem ser coladas e formar um copo para os objetos.

4. Revitalize móveis com papel de parede

Se você cansou do visual de seus móveis e pretende mudar a decoração da casa, o período de isolamento é ideal para revitalizar a mobília. Não é preciso muito esforço ou material. Papel adesivo ou de parede já consegue transformar a peça. O importante é escolher a estampa que mais agrada e, depois, fazer os cortes e ajustes com a tesoura para encapar o móvel, fixando com uma cola própria. Assim você tem um objeto novo sem gastar muito e feito com suas próprias mãos!

5. Abajur com taças de vinho

Sim, as bases são taças de vinho! A cúpula é de papel encorpado e a luz fica por conta de velas  instaladas dentro do copo. Eu já estou utilizando as velas LED. A dica é escolher taças com boca mais fina. As taças com gargalo bem largo não comportam a cúpula de papel. O arremate do papel para fechar a cúpula pode ser com cola em bastão ou pode ser com cola quente. Mas o acabamento mais bacana é com fita dupla face. Fica impecável!

6. Sabonete artesanal

Você precisa de alguns itens, que são bem fáceis de encontrar: glicerina, essência e ou óleos essenciais e molde. O bom é que depois você pode usar ou vender.

7. Mural de fotos e recados

Existem mil e uma possibilidades de exibir as suas fotos na parede: em um mural de cortiça ou de imãs, fazendo um varalzinho com pregadores de roupa, nas clássicas molduras ou até colando-as diretamente, usando fita adesiva. Neste projeto, aquelas pranchetas bem tradicionais e sem graça transformam-se em charmosos murais de fotos e recados. Veja aqui passo a passo.

8. Decorando com as canetas permanentes

Algumas coisas são tão simples mas podem ter um efeito sensacional. E quando você quer dar um presente bem especial? Nada melhor que dar algo exclusivo, feito por você. Mesmo se você não for um artista com a caneta permanente na mão, algumas coisas você consegue fazer com rabiscos. Você pode usar para fazer vários trabalhos. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para 8 dicas de trabalhos manuais para decorar e aliviar a ansiedade

  1. Adoro esses trabalhos.

    Curtir

  2. Super Mulher disse:

    Só dicas legais.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Val Real disse:

    Só ideias legais.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sempre Zem! disse:

    Cada dica legal, adorei.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Somos Mais! disse:

    Adorei as taças de vinho, vou fazer.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fada Bela disse:

    Adoro trabalhos manuais.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Juliana disse:

    Muito bacana! Durante essa pandemia, separei uns discos e estou pensando em fazer sousplat para reaproveitá-los. Acho super bacana e terapêutico fazer artesanato.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Parabéns pelo artigo.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Gostei das dicas. Vou tentar uma delas. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Bia Perez disse:

    Gostei 👏🏻🤩

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.