Como tratar pulgas em filhotes de gatos

animal-animal-de-estimacao-pulga em filhotes - pitacos e achados1.jpg

Olá pessoal!!

Gatos jovens, adultos e filhotes podem sofrer com o surgimento de pulgas, mas é nos filhotes que o problema é mais preocupante, já que a saúde ainda é muito frágil.

As pulgas costumam atacar os filhotes pois eles proporcionam um ambiente ideal para elas, já que eles têm a temperatura corporal ligeiramente mais elevada do que os pets mais maduros.

Esse inseto se agarra à pele do animal, se alimenta de sangue e coloca ovos – de onde podem nascer centenas de pulgas –, causando coceira, irritação na pele e anemia no gato. Se ele estiver com a saúde sensibilizada, corre o risco de morte.

Por isso, é preciso resolver o problema o mais rápido possível.

Como os filhotes ainda estão se desenvolvendo, a recomendação é que eles não utilizem produtos antipulgas tradicionais, como shampoos, coleiras e medicamentos, que podem causar reações adversas no pet.

A partir de, em média, dez semanas de vida, já existem opções nos pet shops que vão ajudar a eliminar as pulgas. Porém, procure um veterinário para avaliar o caso do seu gatinho e recomendar a melhor solução.

Antes disso, o animal pode receber cuidados em casa. Com um pouco de atenção e paciência, você conseguirá acabar com as pulgas e deixar o seu pet muito mais saudável. Confira as dicas:

Remoção manual

Se a infestação ainda estiver começando, talvez você consiga acabar com o problema realizando a extração manual das pulgas.

Para isso, faça uma varredura pelos pelos e pele do animal a olho nu.

As pulgas se parecem com pequenas bolinhas marrons ou pretas sobre a pele. Ao identificar uma delas, imobilize-a utilizando um cotonete embebido em álcool ou vaselina, evitando uma “fuga”. Depois, use as unhas para retirar delicadamente o inseto do seu gatinho.

A pulga deve ser descartada em água fervente.

Como tratar pulgas em filhotes de gatos - pitacos e achados.jpg

Banho e pente fino

Se perceber que há pulgas demais no seu gatinho, a melhor solução pode ser um banho seguido de um pente fino, apesar de felinos não gostarem de banhos.

Use as mãos para molhar os pelos do gatinho com água morna, mantendo a cabeça seca. Não é preciso usar sabão.

Depois, tire-o da água e coloque-o em uma toalha. Procure remover com cuidado o excesso de água.

Coloque o animal em um ambiente aquecido para passar o pente fino, que você encontra em pet shop online, em todo o corpo do animal. O item vai puxar as pulgas presentes na pele e no pelo dos filhotes.

Para finalizar, jogue as pulgas que foram removidas na água fervente e descarte.

Limpeza

A pulga está presente no ambiente que o animal frequenta, ou seja, bem naquele cantinho especial que você preparou para que ele viva os primeiros dias de vida com tranquilidade.

É preciso fazer a higienização do espaço.

Comece retirando provisoriamente o gatinho do ambiente e então lave o local utilizando desinfetante e sabão neutro. Seque com um pano limpo e aplique inseticida. Antes de recolocar o animal, deixe o ambiente arejar por algumas horas.

Também é importante higienizar toalhas, lençóis, cobertores, almofadas e outros itens que o pet esteja usando. Faça a lavagem com água quente e deixe secar em um local bem ventilado.

Outros animais

Se o filhote está com pulgas, sua mãe também pode ter. Como eles ficam muito próximos à gata para mamar, se limpar e se proteger, confira o estado dela.

Se houver a presença de apenas algumas pulgas, você pode fazer a extração manual.

Se a fêmea estiver infestada, consulte um especialista e procure por produtos tópicos adequados para gatas gestantes ou lactantes. Eles podem ser usados sem riscos aos filhotes pois possuem uma composição diferente dos demais medicamentos encontrados no mercado.

Além disso, se você tem outros pets em casa, é melhor mantê-los afastado da ninhada. Assim não há risco de transmissão, já que as pulgas pulam de animal para animal.

Como tratar pulgas em filhotes de gatos 2

Primeiro, faça a prevenção

É possível evitar que os gatinhos sofram com as pulgas ainda em suas primeiras semanas de vida. Adote algumas medidas que vão ajudar:

  •  Mantenha o animal isolado nas primeiras semanas de vida. O contato deve ser apenas com a ninhada, a mãe e os tutores.
  •  Os passeios, até mesmo de carro, ficam proibidos, tanto para os filhotes quanto para a gata. Coloque redes nas janelas e feche as portas para evitar que a mãe fuja.
  •  Siga rigorosamente o calendário de vacinação do seu pet.
  •  Leve o pet para consultas regulares ao veterinário.

Com esses cuidados, você terá gatinhos muito mais saudáveis!

pitaquinha-blog-pitacos-e-achados

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Como tratar pulgas em filhotes de gatos

  1. mauroms disse:

    De gatos eu não gosto, são bonitinhos, mas é um bichinho que eu não teria.

    Curtido por 1 pessoa

  2. natuurfreak2 disse:

    Op regelmatige controle bij de dierenarts is het belangrijkst

    Curtido por 1 pessoa

  3. Beth disse:

    Tenho gato jovem adulto, deixei ele passear no quintal, apareceu com pulguinhas pretas. Vou tentar higienizar o quintal com cloro e inseticida. Dentro de casa tb e ele, bem, como está um adolescente, terei que passar algum remedinho do tipro frontline mesmo. Mas isso q vc falou, sobre higienizar o ambiente, mais as outras dicas, é importante. O bichinho até adoece. Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.