Unhas! – Você cai nos mitos para fazer o esmalte durar mais?

unhas - mitos e verdades 6

 Olá pessoal!

Para o azar das mulheres, unhas esmaltadas bonitas têm prazo de validade. Às vezes é uma semana depois de ter passado pele salão de beleza, às vezes duas, mas há quem já apresente lascas no esmalte até três dias depois de ter feito as unhas! Muitas vezes isso é culpa do estilo de vida da pessoa: mexer muito com água ou álcool em gel, não usar luvas quando manusear produtos de limpeza, estar sempre batendo as unhas (digitando, por exemplo) e usar esmaltes de baixa qualidade ou vencidos realmente prejudicam a duração da pintura de sua unha.

Porém, mais do que um aborrecimento, essa curta duração da manicure pode ser um alerta de saúde. Isso pode sinalizar unhas fracas, que têm características marcantes:

  • separação das lâminas das unhas
  • protuberâncias ao longa unha com quebra na ponta
  • amolecimento das unhas
  • unha esbranquiçada
  • entre outros

Esse enfraquecimento pode ser causado por falta de nutrientes (como ferro e zinco), baixa imunidade, desregulação hormonal ou mesmo estresse.

Muitas mulheres lançam mão de truques para ver se a cor fica por mais tempo nas unhas, e muitos deles podem ser uma barca furada, ou mesmo prejudicar a saúde.

Leia abaixo e veja se você cai em algumas dessas pegadinhas comuns das conversas de salão de beleza.

unhas - mitos e verdades

1. Lixar a superfície das unhas ajuda a evitar que a unha descame

Na verdade, lixar a superfície das unhas pode funcionar a curto prazo. Mas a médio e longo prazo, isso deixa as unhas mais finas e, portanto, mais fracas. Isso porque lâmina das unhas acaba sendo alisada e afinada, ficando mais suscetível a se quebrar ou descamar.

2. Investir em bases fortalecedoras 

Tudo depende da base! Algumas delas contêm elementos que podem ajudar. Existem bases com ativos que fortalecem as unhas, como silício, pantenol, vitamina E até mesmo o formaldeído. Porém, dependendo da situação, principalmente se for um problema de fraqueza da unha mesmo, outros tratamentos são indicados. O mais recomendado é usar medicações orais e hidratação noturna quando a queixa são unhas fracas.

3. Usar acetona pode prejudicar a fragilidade das unhas

A acetona realmente pode causar mais fraqueza, principalmente quando abusamos dela para retirar os esmaltes. Quantidades altas de acetona para a remoção podem prejudicar ainda mais a fragilidade já presente. Nesses casos, vale investir em outros produtos para remoção da pintura das unhas, que podem preservá-la melhor, mas sempre com a recomendação de um dermatologista.

4. Deixar as unhas tomarem um ar ajuda a fortalecê-las

Por mais que a queratina das unhas esteja morta, ela ainda precisa de cuidados. O uso excessivo de esmaltes pode levar a unhas desidratadas, o que pode causar o enfraquecimento das mesmas. Por isso mesmo, o indicado é o uso de esmaltes por seis dias na semana e depois o descanso por um dia. Ou, logo que elas descamarem, já tome providências. Após a descamação de parte do esmalte é recomendado remover o restante e hidratar as unhas até poder refazê-las no salão ou em casa.

unhas - mitos e verdades 3

5. Pintar com camadas mais grossas ajuda o esmalte a ficar mais fixo nas unhas

Como acaba se formando uma camada mais grossa, o esmalte na verdade adere menos a unha e pode se soltar mais facilmente. Além disso, dependendo da causa, não importa o quanto de esmalte você passe. Se as unhas estiverem fracas, a descamação vai ocorrer independentemente do número de camadas aplicadas.

6. A cobertura do extra brilho ajuda a manter o esmalte por mais tempo

Para quem não tem nenhum problema clínico de unhas fracas que leva à descamação das unhas, o truque realmente pode ajudar. Mas não pense que o extra brilho tem algo de especial. O extra brilho é apenas uma camada a mais de esmalte, sem cor, o que torna o aspecto mais bonito. Mas se o problema são unhas fracas, não custa nada passar no dermatologista e investigar o que está havendo. 

7. Limpar o esmalte só nas pontinhas das unhas ajuda a durar mais

Se a unha está perdendo o esmalte apenas por causa de traumas ou manuseio de produtos químicos, pode ser sim uma boa pedida. É a partir da ponta da unha que se inicia a descamação do esmalte, portanto se essa região estiver livre de pintura, pode haver uma maior preservação da cor nas unhas. Porém, se o problema for mesmo de fraqueza, ela continuará escamando mesmo assim.

 Na dúvida, procure um dermatologista!!

 http---signatures.mylivesignature.com-54493-325-F86BF4BE0CF45C99F8764AEFD31C8F8A

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Vivo intensamente meus momentos! Gosto de Viajar e acompanhar as tendências de Moda e Beleza. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Unhas! – Você cai nos mitos para fazer o esmalte durar mais?

  1. Amei as dicas! 🙂

    urbandresscode.com.br

    Curtido por 4 pessoas

  2. Juju Bela disse:

    Sempre com ótimas dicas!! Obrigada!

    Curtido por 5 pessoas

  3. Zezinha disse:

    Acabei de descobrir alguns erros que cometi… valeu

    Curtido por 3 pessoas

  4. Revistas Mad disse:

    Precisamos ficar mais atentas aos sinais que o corpo nos dá. Gostei muito das dicas.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Bruno Alves disse:

    Oi, tudo bem ? então indiquei você pra responder uma tag ;D
    https://blogmasculinoo.wordpress.com/

    Curtido por 3 pessoas

  6. Saltibum disse:

    Adorei as dicas

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s