13 incríveis utilidades do micro-ondas!

Olá pessoal!!

O micro-ondas é um aparelho fácil, rápido e econômico.

Conheça melhor suas funções e faça desse aparelho um aliado no seu dia a dia!

1 – Esterilizar esponja e tábuas de cozinha:

download

No caso das esponjas, é muito importante que você se certifique de que a sua esteja completamente molhada antes de colocá-la no forno, e programe o aparelho para funcionar durante — no máximo — 2 minutos.

2 – Tábuas de pia:

images

Já para as tábuas, basta esfregar bem as superfícies — pode ser com limão, vinagre ou detergente — e, dependendo de seu tamanho e espessura, deixar no forno durante 1 ou 2 minutos. Só tome cuidado para não se queimar quando for retirar as esponjas ou tábuas do micro-ondas.

3 – Esterilizar o solo:

images (6)

Para quem gosta de jardinagem, também é possível esterilizar o solo no forno para eliminar bactérias e aumentar as chances de que as sementes brotem melhor e as plantinhas sobrevivam. Para isso, espalhe um pouco de composto — aquela terrinha própria para jardinagem — em um recipiente de plástico ou vidro e programe o micro-ondas para funcionar em alta potência por cerca de 90 segundos ou até que a terra comece a liberar vapor.

4 – Removedor de chiclete:

beneficios-chiclete-saude-bucal

Não se preocupe! Basta colocar um pouco de vinagre no micro-ondas e aquecer o líquido. Depois, aplique sobre o confeito com um paninho limpo e deixe agir durante alguns segundos. Isso deve fazer com que o chiclete possa ser desgrudado facilmente do tecido.

5 – Multiplicador de suco:

limao

Se você acha difícil espremer limas e limões que acabaram de sair da geladeira, coloque os frutos no micro-ondas em potência média durante aproximadamente 10 ou 15 segundos e surpreenda-se com a quantidade de suco que você vai conseguir obter!

6 – Processo de amadurecimento:

download (2)

E já que estamos falando em frutas, caso você queira acelerar o processo de amadurecimento dos abacates, faça furinhos por toda a superfície dos frutos com a ajuda de um garfo, envolva-os com papel toalha e coloque no micro-ondas de 30 em 30 segundos até que os abacates fiquem macios.

7 – Lavador de meias:

images (1)

Você não curte lavar suas roupas na mão, a sua máquina de lavar quebrou e todas as suas meias estão se acumulando no cesto? Nada de pânico! Você pode dar um jeito nisso colocando as peças em um recipiente de plástico ou vidro com água e sabão e deixar no micro durante 10 minutos em potência alta. Certeza que esse método também vai acabar com qualquer cheirinho ruim que possa estar impregnado no tecido!

8 – “Descristalizador” de mel:

download (3)

Sabe quando o mel fica todo cristalizado dentro do pote? Para conseguir que ele volte a ter a consistência habitual, coloque o pote — sem a tampa — no micro-ondas em potência média por um período de 30 segundos a 1 minuto. Repita a operação se necessário.

9 – Descascador de alho:

download (1)

Você tem dificuldade para descascar alhos, com aquelas peles fininhas que grudam nos dedos? Pois é possível usar o micro-ondas para facilitar essa tarefa. Primeiro corte a base dos dentes e coloque-os enfileirados na extremidade do prato giratório do forno, e ligue o aparelho durante 8 ou 10 segundos. Depois que você tirar os alhos de lá, vai conseguir remover a casquinha facilmente apenas apertando os dentes com os dedos

10 – Amolecedor e caramelizador de açúcar:

images (2)

Com o tempo, o açúcar mascavo vai se tornando todo empedrado. Pois para conseguir que ele volte a ficar macio, basta colocá-lo em uma bolsa plástica própria para micro-ondas, adicionar algumas gotas de água ou um pedacinho de maçã e levar ao forno em potência média durante 10 ou 15 segundos.

Aliás, se você quiser caramelizar o açúcar — refinado —, coloque 200 g do produto em um refratário alto, adicione três colheres de água e leve ao micro durante 5 ou 7 minutos em potência alta sem mexer até que a calda fique dourada.

11 – Arma secreta da mulherada:

images (3)

Se você for menina, então sabe como é desagradável descobrir que o seu rímel favorito ressecou, deixando aquelas bolinhas pretas nos cílios. Para contornar esse problema, coloque a embalagem ao lado de um copo com água no micro-ondas e coloque o forno para funcionar durante 30 ou 40 segundos em potência alta. O aparelho também pode ser utilizado para derreter ceras depilatórias.

12 – Descascador de frutos secos:

images (4)

Quebrar nozes e castanhas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você não tiver as ferramentas necessárias à mão. No entanto, você pode descascar esses frutos facilmente e com as próprias mãos com a ajuda do micro-ondas!

No caso das castanhas, basta por algumas delas — 5 ou 6 —no forno durante dois minutos e, depois, usar um pano seco para descascar os frutos. Para as nozes, coloque 150 gramas delas em um refratário contendo 60 ml de água, e deixe no micro por 2 ou 3 minutos em potência alta. Depois, é só retirar do aparelho, deixar descansar por um minuto e se livrar das cascas.

13 – Passar roupas:

images (5)

Você precisará passar a roupa logo depois que ela sair da máquina, ainda úmida. É muito importante que ela não esteja seca nem muito molhada para a sua própria segurança. E atenção: não passe peças que tenham detalhes metálicos ou objetos secos (como botões, por exemplo). Você só deve utilizar essa técnica em peças lisas de tecidos que não sejam grossos.

Dobre as peças como se fosse guardá-las no armário, alisando cada uma delas e empilhando uma sobre a outra, fazendo um pequeno monte. Outra coisa importante é virar o prato do micro-ondas ao contrário para que ele não gire. Leve as roupas até o eletrodoméstico tomando muito cuidado para que as peças não encostem nas laterais do forno.

O tempo para que suas roupas sequem varia de 5 a 7 minutos, dependendo da potência do seu microondas. Quando o aparelho apitar, tome muito cuidado para retirar as peças de dentro dele, pois elas estarão muito quentes. Por fim, estenda em um varal o mais esticado que conseguir, delimitando as marcas da peça do modo que desejar.

Pronto! Suas roupas ficarão lisinhas, como se tivessem sido passadas a ferro, mas tudo isso sem muito esforço e com muito mais agilidade.

Gostou?!

Pitaquinha

Acompanhe o blog nas redes sociais!

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para 13 incríveis utilidades do micro-ondas!

  1. saltibum disse:

    Adorei as dicas do alho e do rímel! Valeu! 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  2. Aline Menezes disse:

    Já sequei roupa no microondas várias vezes kkkkkk… principalmente no inverno, que elas demoram o dia inteiro no varal e não secam.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Juju Bela disse:

    Muito, muito útil.

    Curtido por 4 pessoas

  4. Andressa NtS disse:

    Republicou isso em e comentado:
    ótimas dicas! amei 😉

    Curtido por 2 pessoas

  5. Dicas 7 e 13 são perfeitas. Vou aderi-las. Abs

    Curtido por 2 pessoas

  6. Muito bom!
    Nada de cheiro de alho nas mãos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s