Erros comuns na hora da limpeza

Olá, segue dicas legais que muita gente comete na hora da limpeza. Fique atenta!!

Usar o mesmo pano em todos os cômodos: isso ajuda a espalhar microrganismos que fazem mal para a saúde. O certo é separar por banheiro, quarto, sala etc. Faça o mesmo com a água do balde. Assim que acabar um cômodo, descarte a água suja e encha com água limpa ou reaproveitada para recomeçar a limpeza.

images

Usar água sanitária em pisos: ela está proibida pois tira o brilho das superfícies.Outro erro clássico é achar que áreas internas são a mesma coisa que o quintal: o sabão em pó, por exemplo, desgasta tacos.

images (12)

Limpar o sofá com pano úmido: prefira um tecido sem fibras e, caso precise, use o aspirador para complementar.

limpar-sofa-620x412

Usar esponja áspera para limpar inox: esse costume risca as panelas e, por isso, o ideal é limpá-las somente com materiais macios.

download

Misturar a roupa na hora de lavar: tem muita gente que coloca peças de cores diferentes no mesmo ciclo, o que é um grande erro. Separe as vestimentas escuras e coloridas das brancas. O ideal é usar bolsinhas separadoras para as calcinhas, cuecas e sutiãs.

Cestos

Secar louça e deixar fiapos: o indicado é usar guardanapos de algodão porque secam melhor sem soltar resíduos.

images (6)

Lavar as janelas em dias com muito sol: a incidência de raios UV pode manchar o vidro molhado com a solução. Se não der para esperar por um dia nublado, espere até o final da tarde.

download (1)

Regar as plantas depois de lavar o chão: a água que cai dos vasos pode manchar o piso e desgastar os revestimentos.

images (8)

Fazer faxina sem luvas: a pele absorve praticamente toda substância com que tem contato.

luva_latex_standard_sanro

Guardar escova sanitária molhada: é prejudicial porque a umidade potencializa a proliferação de bactérias. Por isso, deixe escorrer antes de guardar.

images (2)

Não ler os rótulos dos produtos de limpeza: quem faz isso tem mais propensão a errar na quantidade e na aplicação em superfícies contraindicadas, por exemplo. Além disso, é fundamental saber o que você deve fazer em caso de contato com os olhos ou inalação.

images (9)

Manter a limpeza de uma casa pode ser uma tarefa bem mais difícil do que parece. Quando falamos do chão, então, a dificuldade aumenta e muito! Cada tipo de piso exige produtos e cuidados específicos que se não forem respeitados podem acarretar estragos permanentes nos materiais.

images (10)

Para facilitar o seu dia a dia,  dicas para manter os pisos da sua casa limpos e bem cuidados.

Amadeirados (madeira de lei e laminados): para uma higienização eficiente basta usar um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Lembre-se de torcer bem o pano antes da aplicação. Existe no mercado uma série de limpadores que prometem retirar sujeiras mais difíceis e conservar a qualidade do piso. Eles também podem ser usados, mas a recomendação acima é suficiente para manter a limpeza no dia a dia.

Porcelanatos: semanalmente passe uma solução de uma colher de sopa de saponáceo líquido dissolvido em um balde de água. Enxágue com pano molhado em água limpa e enxugue. É importante sempre usar o saponáceo dissolvido, pois ele puro pode agredir o porcelanato. Além disso, limpe o quanto antes sempre que cair algum líquido no piso, para evitar manchas.

Cerâmicos: a fórmula mais indicada para a limpeza desses materiais é detergente neutro com água, na medida de uma colher de sopa para cada cinco litros de água. O detergente desengordura sem deixar resíduos, evitando que o piso fique pegajoso. Além disso, ajuda a manter o brilho, seja ele acetinado ou brilhante. Lembre-se de nunca usar produtos abrasivos, sodas, ácidos e produtos à base de cloro, pois eles corroem o esmalte deixando a argila exposta, aumentando o desgaste do material e diminuindo sua vida útil.

Vinílicos: para limpeza superficial, utilize detergente neutro diluído em água. Aplique com rodo e um pano torcido e deixe secar naturalmente. No caso dos vinílicos, os fabricantes indicam a aplicação de cera acrílica impermeabilizante periodicamente. Ela ajuda a conservar o piso, mas dá bastante trabalho, pois deve ser retirada em cada limpeza, com removedor neutro diluído.

Mármores e granitos: esses materiais merecem cuidado especial, pois mancham com facilidade. Use detergente neutro e incolor dissolvido em água, na mesma medida utilizada nos cerâmicos, uma colher de sopa para cada cinco litros de água. Aplique com um pano e rodo.

Pitacos:

1. No dia a dia, vassouras macias são as mais indicadas para a limpeza superficial de qualquer um dos tipos de piso.
2. Para limpar o rejunte encardido, seja em porcelanatos ou cerâmicas, utilize vinagre de álcool claro. Jogue diretamente nos rejuntes e esfregue levemente com uma escovinha para espalhar o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Conclua retirando o vinagre com um pano úmido.

Pitaquinha

 Acompanhe o blog nas redes sociais!

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Sou a Pitaquinha. Profissional apaixonada pelo que faz. Sou romântica, sonhadora, sensível, sincera e persistente. Aproveito e agradeço todos os momentos da minha vida. Quero continuar ensinando e aprendendo sempre.
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Erros comuns na hora da limpeza

  1. Juju disse:

    Nossa, cometia alguns… agora não mais…

    Curtido por 3 pessoas

  2. Saltibum disse:

    Adorei as dicas, excelente dicas.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Paco disse:

    Sem erros agora!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pedro disse:

    Bom artigo.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s