Grelha para churrasqueira: dicas e recomendações para escolher a sua

Escolher uma grelha para churrasqueira nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, confira dicas essenciais na hora de adquirir a sua!

Escolher uma grelha para churrasqueira nem sempre é uma tarefa fácil. Mas isso também não quer dizer que você deve comprar qualquer uma. Se a sua ideia é fazer um churrasco de respeito, a grelha certa é essencial.

Isto é, para um bom churrasco, o equipamento é indispensável. E para te ajudar a não errar, trouxemos algumas dicas muito úteis. 

Separe o seu cupom de desconto Stanley para o copo da sua cerveja, tire a carne do congelador e confira como escolher a grelha para churrasqueira certa!

Grelha para churrasqueira: tipos de grelha

Primeiramente, vamos entender quais são os principais tipos de grelha para churrasqueira. Para escolher a opção ideal, é essencial saber quais são os tipos disponíveis.

Apesar de muitos não saberem, cada tipo de grelha tem uma função específica. Assim, o uso pode se diferenciar entre cada uma delas.

Dessa forma, para garantir um churrasco de qualidade, saber qual tipo comprar é um primeiro passo importante. Confira a seguir quais são os principais.

Grelha argentina

Um dos tipos mais comuns de grelha para churrasqueira é a argentina. Em resumo, ela possui em seu corpo uma bandeja acoplada para armazenar a gordura que se solta da carne ao assar

Assim, conforme o calor aumenta, a própria grelha armazena a gordura para evitar tanta sujeira.

Além disso, as bandejas ajudam a impedir que a gordura caia sobre a brasa. Isso, por sua vez, evita que haja fumaça excessiva saindo da churrasqueira. A grelha argentina é ideal também para espaços pequenos.

Grelha cesto

Outro tipo comum de grelha para churrasqueira é a grelha cesto. Perfeita para assar legumes ou partes de frango, ela tem um formato arredondado, semelhante a um cesto.

Com isso, o modelo pode ser usado para cozinhar e assar legumes junto da carne. O processo faz com que os legumes sejam assados sem tostar ou ficar ressecados.

Grelha de folha dupla

Temos ainda a grelha de folha dupla para sua churrasqueira. Também chamada de grelha jacaré, ela possui duas grelhas que se unem, fechando para comportar melhor as carnes.

Bem comum no Brasil, esse tipo é perfeito para assar partes menores, que sejam mais difíceis de manusear. Cortes pequenos de frango e carne, além de linguiças, podem ser assadas com a grelha de folha dupla.

Também vale destacar que o modelo possui variações de tamanhos e espaçamento entre as hastes. Assim, ela pode se adaptar aos diferentes tamanhos de churrasqueiras e espaços.

Grelha moeda

Como o próprio nome já indica, esse modelo de grelha para churrasqueira tem uma trama de metal, formando pequenos furos arredondados, o que lembra o formato de uma moeda.

Em resumo, esse tipo é recomendado para, basicamente, todos os tipos de cortes, além de ser útil para assar legumes, queijos e pães.

Grelha uruguaia

Por fim, há a grelha para churrasqueira uruguaia. O modelo também é chamado de tradicional, por ter um formato mais simples.

Dessa maneira, ele serve para assar peças inteiras, peixes, legumes, espetinhos ou pães. O formato e estrutura é formado por hastes uniformes, espaçadas uma da outra.

Grelha para churrasqueira ou espeto: qual a melhor opção?

Uma dúvida comum para quem está procurando por equipamentos para churrasco é a escolha entre grelha ou espeto. Mas qual das duas é a melhor opção?

Apesar de não existir uma resposta conclusiva, a grelha para churrasqueira conta com algumas vantagens que o espeto não traz. A praticidade e facilidade de uso são alguns exemplos disso.

Isto é, com a grelha, fica mais fácil assar o seu churrasco sem ter tanto trabalho quanto o espeto. Além disso, a grelha comporta alimentos que você não consegue assar com o espeto.

Outro diferencial é que ela ajuda a manter a maciez e a suculência da carne. Isso acontece, pois não é necessário furar a sua peça para assar na grelha, mantendo o suco da carne.  

Mas em todo o caso, considere o tipo e frequência de uso, além do espaço que você tem à disposição.

Grelha para churrasqueira: como escolher?

Agora que você já sabe quais são os tipos de grelha para churrasqueira, podemos indicar o que considerar na hora de escolher a sua.

Seja para quem usa a churrasqueira frequentemente ou para quem convida os amigos ou família ocasionalmente, usar a grelha certa é essencial. Mas como escolher o tipo certo para você?

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas. Confira a seguir o que considerar antes da compra.

  • Cabo

Primeiramente, considere o tamanho e o material do cabo da sua grelha para churrasqueira antes da compra. O ideal é que ele seja feito de um material resistente para durar mais tempo.

Assim, você pode encontrar grelhas com cabo de madeira ou metal. Neste último, existe a vantagem da durabilidade. Mas esse tipo de cabo esquenta com facilidade.

  • Tamanho

Mais um detalhe importante na escolha da sua grelha para churrasqueira é o tamanho. Opte por um modelo que se encaixe na sua churrasqueira.

Dessa forma, você evitar comprar um tamanho maior ou menor. Meça a churrasqueira e fique atento para as dimensões da grelha na hora da compra.

  • Tipo de preparo

Por fim, você também pode optar pela compra da grelha para churrasqueira visando o tipo de preparo do churrasco.

Como já citamos aqui, existem vários tipos e modelos de grelha, cada uma com suas características. Sendo assim, escolha o tipo que permitirá você fazer o seu churrasco como mais gosta.

Cuidados e limpeza com a grelha

Vale destacar também a importância dos cuidados com a limpeza da sua grelha para churrasqueira. Após assar carnes ou legumes, procure sempre higienizá-la corretamente.

Dessa maneira, você evita que ela perca sua qualidade ou enferruje pela falta de uma limpeza adequada. Produtos de cozinha ou específicos para limpar a grelha podem ser utilizados aqui.

Além disso, é importante lembrar que, para limpar sua grelha para churrasqueira é necessário esperar que ela esfrie. Assim você evita queimaduras ou que a perda acelerada de calor prejudique a estrutura da grelha.

Mistura de gordura com produtos de limpeza também pode agredir a sua pele. Para evitar queimaduras ou machucados, use luvas para limpar. 

Conclusão

Viu só como existem vários detalhes a serem analisados na hora de escolher uma grelha para churrasqueira? E claro, é fundamental escolher um produto de qualidade para que você tenha uma experiência tranquila na hora de preparar os alimentos. 

Por isso, aproveite todas as informações e dicas que trouxemos e comece a pesquisar pela opção perfeita para você. Até a próxima! 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Grelha para churrasqueira: dicas e recomendações para escolher a sua

  1. Anônimo disse:

    Que dicas maravilhosas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Anônimo disse:

    Eu achava que entendia alguma coisa… kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  3. Anônimo disse:

    Desconhecia.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Anônimo disse:

    Valeu pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Anônimo disse:

    Super legal!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Anônimo disse:

    Gostei muito de saber.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.