Como limpar máquina de lavar: dicas de como higienizar

Saber como limpar máquina de lavar é essencial para manter o bom funcionamento do seu eletrodoméstico. Mas você sabe como fazer na prática? Veja algumas dicas!

Saber como limpar máquina de lavar é essencial para manter o bom funcionamento do seu eletrodoméstico. Mas você sabe como fazer na prática?

Especialmente para quem acabou de comprar um imóvel e está renovando seu espaço com novos eletrodomésticos, os cuidados com a manutenção e funcionamento são bem importantes.

No entanto, é comum que nem todos saibam exatamente quais são esses cuidados. Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas dicas de manutenção e de como limpar a máquina de lavar. Continue a leitura e saiba mais!

Como limpar máquina de lavar: cuidados do dia a dia

Primeiramente, antes de te mostrar como limpar a máquina de lavar, é importante saber quais os cuidados essenciais do dia a dia com o eletrodoméstico.

Assim como qualquer outro móvel ou equipamento, as máquinas de lavar também possuem formas de manter um bom uso. Logo, a atenção com a conservação é indispensável para o bom funcionamento.

Com ela, aliás, é bem provável que sua máquina funcione bem por, pelo menos, 1 ano. Saiba quais são a seguir!

  • Nível da água e peso das roupas

Em primeiro lugar, mantenha sempre o nível da água de acordo com o que indica o fabricante. Além disso, a quantidade de sabão e amaciante também deve seguir o que diz o manual.

Outro detalhe importante é não ultrapassar o peso máximo que sua máquina suporta. Caso contrário, as chances de um componente ser danificado são maiores.

  • Ciclo completo e lavagem a cada 15 dias

Uma dica dos fabricantes para um bom cuidado com a máquina de lavar é realizar, a cada 15 dias, um ciclo completo de lavagem com a máquina vazia.

Dessa forma, você pode colocar a máquina para funcionar neste ciclo, adicionando um litro de alvejante. No entanto, faça isso só depois de limpar o filtro da máquina.

Nesse dia você também pode aproveitar para limpar itens como o dispenser. Mas isso vamos falar mais a frente para te mostrar como limpar máquina de lavar.

  • Revisão e manutenção da sua máquina

Por fim, outra dica de cuidado com a sua máquina de lavar é realizar as revisões e manutenções preventivas.

Assim, procure analisar as condições das mangueiras de abastecimento de água e de escoamento. Verifique se elas estão ressecadas ou com sinais de desgaste. Nessas condições, a troca é o ideal.

Além disso, faça a manutenção com profissionais, sempre nos períodos indicados pelo fabricante.

  • Como limpar máquina de lavar: o que não fazer

Outra coisa que você precisa saber antes de entender como limpar máquina de lavar é saber o que não fazer. Existem algumas práticas comuns que podem afetar o funcionamento da sua máquina. Confira a seguir!

  • Esquecer as roupas na máquina após a lavagem

Erro bem comum, mas que pode ocasionar maiores problemas na sua máquina é esquecer as roupas após a lavagem.

Isto é, ao final do ciclo, as roupas devem ser estendidas o quanto antes. Isso porque, ao ficarem muito tempo paradas, em um local fechado e escuro, as roupas começam a exalar um cheiro de mofo.

Sendo assim, procure sempre retirar as roupas da máquina assim que o ciclo for encerrado.

  • Não checar os bolsos antes de lavar

Mais um erro de quem lava roupa é esquecer algo nos bolsos antes de colocar a máquina para funcionar.

No geral, itens como chaves, cartões ou outros objetos podem afetar o funcionamento da sua máquina. Entupimento do filtro ou da tubulação são comuns nessas condições.

  • Sobrecarregar a máquina

Para quem tem uma rotina corrida, é comum querer lavar todas as roupas acumuladas de uma única vez. Entretanto, ao fazer isso, você pode sobrecarregar a máquina, fazendo com que ela estrague mais rápido.

Níveis muito altos de água e roupa atrapalham também na centrifugação, o que pode fazer com que o acúmulo de água nas roupas traga o mau cheiro de mofo.

Evite colocar sabão em excesso, já que isso pode fazer com que as roupas fiquem com uma textura dura demais.

Como limpar máquina de lavar: dicas para higienizar

Agora que você já sabe o que evitar na hora de colocar a roupa para lavar, o próximo passo é entender como limpar máquina de lavar. E para te ajudar, separamos aqui algumas dicas. Confira!

  • Lavagem de prevenção

Primeiramente, uma das melhores formas de cuidar da higiene da sua máquina é realizar a lavagem preventiva.

Como já destacamos antes, uma boa forma de cuidado é realizar um ciclo completo sem roupas, para lavar a máquina. Para isso, você pode utilizar também água quente para limpar melhor a parte interna.

  • Segunda lavagem com vinagre

Em seguida, após essa primeira lavagem, você pode iniciar um segundo ciclo, ainda com a máquina vazia. No entanto, adicione também 3 xícaras de vinagre branco para ajudar a remover odores que se acumularam na máquina.

Contudo, também é possível usar alguns produtos específicos para isso. Escolha a melhor opção para você e inicie a segunda lavagem.

  • Limpe a máquina desligada

Ao finalizar o segundo ciclo, espere toda a água escoar e limpe a máquina na parte interna com um pano umedecido. Uma mistura de água morna e vinagre ou apenas álcool podem te ajudar a dar um acabamento melhor. Lembre-se também de limpar o tambor central, as bordas e a tampa da máquina.

  • Limpe a parte externa e dos compartimentos

Além da parte interna, não se esqueça de higienizar a parte externa na hora de entender como limpar máquina de lavar.

Para isso, evite usar esponjas, já que elas podem arranhar a pintura e acabamento da sua máquina. Prefira utilizar um pano macio e umedecido para a limpeza.

Dessa forma, aplique um pouco de sabão ou detergente neutro para ajudar no processo. Remova também o dispenser de sabão em pó e amaciante para limpar com mais cuidado.

Assim você garante uma limpeza completa, evitando o acúmulo de substâncias ou materiais que sobram dos outros ciclos.

  • Tirando o mau cheiro da máquina

Por fim, agora que você já sabe como limpar máquina de lavar, outra dica é saber como remover o mau cheiro.

Em resumo, você evita cheiros impregnados por meio de uma limpeza constante. Vinagre, como já indicamos, pode ajudar nesse processo. Não se esqueça de higienizar filtros e dispenser, já que eles também acumulam o mau cheiro.

Conclusão

Agora que você como limpar máquina de lavar, não se esqueça de manter os cuidados em dia. Afinal, para garantir um bom funcionamento da máquina, o ideal é lavá-la com frequência.

Sendo assim, tire de um a dois dias do mês para fazer a limpeza e manutenção. Dessa forma, você garante que ela permaneça limpa por um bom tempo. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Como limpar máquina de lavar: dicas de como higienizar

  1. Anônimo disse:

    Obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fada Bela disse:

    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  3. srevistas disse:

    Show!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Anônimo disse:

    Dicas ótimas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Pingback: Como limpar máquina de lavar: dicas de como higienizar – CURIOSIDADES NA INTERNET

  6. Anônimo disse:

    Super dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  7. marylou disse:

    Fijne tips en azijn doet altijd wonderen als het op prober houden gaat

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.