Acne – Cuidados simples e diários

acne-30-tips

O post de hoje é sobre algo que todos nos já sofremos ou estamos sofrendo.

A acne é uma doença de pele bastante frequente, que atinge a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles. É bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres. Mas com alguns cuidados diários simples, é possível controlar a oleosidade excessiva. Seguem alguns procedimentos simples:

1 – Limpeza
A princípio, a acne leve pode ser amenizada apenas mantendo a higiene correta da pele, lavando o rosto sempre com água gelada e não quente, para evitar a remoção demasiada da proteção natural da pele e nem estimular a oleosidade. A glândula sebácea ‘acha’ que não produziu oleosidade suficiente e acaba fabricando ainda mais gordura com a água quente, o que piora a acne.

Durante o dia, lenços que absorvem o excesso de oleosidade são indicados. A higiene na região também pode ser realizada pela noite, com sabonetes líquidos específicos. Em alguns casos, também é possível cuidar da acne durante o banho, com ajuda de sabonetes esfoliantes. 

2 – Controle da oleosidade 
Toalhas e fronhas também merecem atenção para não criar um ‘terreno’ propício para a proliferação de bactérias e infecções. Pelo menos duas vezes por semana é indicado trocar a roupa de cama e banho para não desenvolver uma camada de óleo nesses tecidos. Se tiver algum sangramento de pústula ou da acne, o ideal é trocar as toalhas mais vezes por semana.

3 – Maquiagem
O primeiro passo antes de usar maquiagem é higienizar bem o rosto e optar por produtos destinados ao tipo específico de pele. O mercado oferece base e corretivo para todos os tipos de pele, mas já existem maquiagens com propriedades medicamentosas que ajudam a amenizar o problema. Antes de dormir, também é importante remover qualquer vestígio de make.

Pitaco: Dormir maquiada pode gerar acúmulo de resíduos, inflamar o folículo piloso e piorar o caso.

4 – Alimentação
Manter uma alimentação balanceada e beber bastante água contribuem para melhorar a aparência da acne. Maneirar na hora de ingerir açúcares, gorduras e frituras ajuda muito. Quando ingerimos alimentos ricos em açúcares, o organismo libera insulina, que estimula a produção de DHEA, um derivado do hormônio masculino que está ligado à maior fabricação de sebo e acne.

5 – Ajuda profissional
Se depois de tentar as técnicas acima o problema persistir, é preciso procurar por um especialista. O dermatologista é o mais indicado. O profissional define o tipo de pele, busca as causas da acne e recomenda o tratamento específico após a classificação em acne comedogênica (cravinhos), leve, moderada ou severa.

  Acompanhe o blog nas redes sociais!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Acne – Cuidados simples e diários

  1. Pingback: 9 erros na nossa rotina ao cuidar da pele | Blog Pitacos e Achados

  2. macalder02 disse:

    Um problema muito recorrente na pele de mulheres e pelo menos BRINDAS-os ideais para olhar melhor recomendação. Então, pegue dicas que são muito bons.

  3. Pretinha Básica Blog disse:

    Adorei o post. Tenho 30 anos e as acnes ainda aparecem! >;/ Todo cuidado é pouco pra noa ficar cheia de manchas!

  4. Luciana Gomes disse:

    Amei o post e as dicas! Também uso esse sabonete que a Laura falou e é maravilhoso! Bjs

  5. Sempre Alerta disse:

    Na minha adolescência sofri muito, com o tempo foi acabando. Gostei muito da dicas. Vou repassar também.

  6. Saltibum disse:

    A acne é um problema mesmo. Nossa, como eu sofri com ela. Com tempo e mudança de alimentação diminuiu bastante. Bjinhos

  7. Fadabela disse:

    Muito bom o post, vou repassar as informações.

  8. Ufá, minha fase já passou…

  9. Adorei as dicas, preciso carregar lencinhos higiênicos.

    http://www.charme-se.com

  10. Zezinha disse:

    Estou seguindo todos os passos e fazendo um tratamento com a minha dermatologista. Ansiosa pelos resultados. Adorei as dicas, muito boas. Bjinhos

  11. Laura Lopes disse:

    Adorei as dicas….
    Realmente fazem muita diferença.
    Antes eu tinha muita acne, aí a minha professora de biologia me indicou um sabonete que eu não abro mais mão é sabonete de enxofre da granado! Menina ele seca todas as espinhas… Muito bom, e baratinho ainda.

    Adorei o post linda
    Beijos

  12. Juju Bela disse:

    Ótimas dicas, Esse é meu problema diário. *.*

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.