Bolsas: como usar sem comprometer a coluna e a postura

bolsas1

Basta uma inspeção nas bolsas femininas para confirmar a máxima: “uma mulher prevenida vale por duas”! Nelas é possível encontrar celular, carregador, agenda, caneta, chaves, necessaire, guarda-chuva, óculos de sol, malha, marmita… Se, por um lado, essa prevenção nos salva de apertos, por outro, representa um perigo à saúde.

O peso da bolsa sobre músculos, tendões, nervos e articulações pode causar dores e inflamações que, com o tempo, tornam-se mais severas. E na tentativa de equilibrar a carga, a pessoa acaba se curvando ou pendendo o corpo para um dos lados. Isso gera vícios posturais e tende a acentuar desvios já existentes, como escoliose e lordose.

O.k., a gente sabe que não dá para abrir mão dessa companheira diária. Mas é perfeitamente possível manter a coluna saudável sem sacrificar o seu estilo. Duvida? Então, olha as dicas! 

Dor a tiracolo

Pescoço: Quando adotamos uma postura incorreta, os músculos do pescoço ficam tensos e doloridos. O incômodo pode se estender para outras regiões, como a cabeça. É a chamada cefaleia tensional.

Ombros: O excesso de peso sobrecarrega a musculatura e as articulações, causando processos inflamatórios e, em casos mais graves, até artrose. 

Braços: Entre o pescoço e os ombros há um complexo de nervos que irradiam para os braços. Quando o peso da bolsa comprime esses nervos, pode gerar inflamações, dormência e formigamentos.

Costas: As dores nessa região são causadas, principalmente, pela postura inadequada ao carregar peso. O corpo, então, se reorganiza procurando equilibrá-lo. No entanto, quase sempre, um dos lados é mais exigido.

 

Ajustes certeiros

Não são apenas o tamanho e o peso da sua bolsa os responsáveis pelos prejuízos à saúde do corpo. O jeito de carregá-la e de se posicionar quando está com ela a tiracolo também fazem toda a diferença. Proteja-se das dores adotando estas posturas simples no dia a dia.  

No lugar certo: Use os ombros para carregar a bolsa. Eles contam com bom suporte muscular. Não dobre o braço para segurar a alça sobre o ombro — assim, preserva cotovelos e punhos. 

Esforço minimizado: Levá-la na transversal é uma boa pedida — há uma melhor distribuição do peso. Caso prefira os modelos que são usados de um lado só, opte por aqueles com alças mais grossas e não tão longas. 

Postura Alinhada: Deixe a coluna reta, o queixo paralelo ao chão e os braços relaxados, acompanhando o balanço do corpo. Contrair os músculos do abdômen ajuda, já que estabiliza a coluna. 

Revezamento funcional: A mania de carregar a bolsa no mesmo ombro sobrecarrega os músculos da região e pode causar dores e desvios de postura. Por isso, troque-a de lado várias vezes durante o trajeto.

Cuidado com o que está calçando:  Combinar um salto alto com uma bolsa pesada é pedir para ter problemas, já que o salto inclina a sua pelve para frente e te deixa predisposta às dores na coluna. Quando você acrescenta uma bolsa pesada a essa equação, corre o risco ainda maior de sofrer com dor crônica e lesões incômodas.

Reduzir o peso da sua bolsa:  A regra básica é nunca carregar mais do que 10 por cento do peso do seu corpo. Também é importante observar o peso da bolsa vazia – muitos dos acessórios das bolsas da moda, como tachinhas metálicas e zíperes grandes, acrescentam um peso desnecessário.

Faça exercícios. Alongamento, yoga, pilates, pesos leves e outros tipos de exercício podem garantir que seus ombros fiquem fortes e tonificados. Também vale a pena simplesmente tentar caminhar sem a bolsa de vez em quando para restaurar a sua passada natural. Quando sair para o almoço, por exemplo, leve apenas o essencial, como os cartões de crédito e caminhe com os braços soltos. Não precisa exagerar o balanço dos braços; mesmo o balanço natural dos braços faz muito bem aos ombros.

Pitaco: O mais importante é não deixar que a moda afete o seu bom senso. É importante priorizar a saúde acima de qualquer outra coisa.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Bolsas: como usar sem comprometer a coluna e a postura

  1. Muito interessante, seu post, adorei 🙂

  2. Rui disse:

    Muito interessante.

  3. Amei o post, tinha desvio na coluna e fiz fisio, mas sempre quando pego peso, fico com uma postura inadequada no computador as dores voltam e em um dia longo com uma bolsa me calsa muitos incômodos na coluna e no ombro, amei o post!!!
    http://Www.blogeduardasantos.wordpress.com

  4. Thalita disse:

    Muito bom…
    eu, como professora, tenho o dever de carregar tudo: pastas, cadernos, livros etc. Daí haja força para aguentar o tranco.
    Ano passado, queria ser a professora chique e ia com bolsas da moda e uma pasta (tipo executiva chique) para carregar todo o material. O peso ficava distribuído.
    Esse ano, graças a Deus, me deram um armário na escola, no qual posso deixar o que não precisa ir para a minha casa. Então, estou usando uma mochila e, quando necessário, uma bolsa de lona grande para transportar o material dos alunos.

  5. Ellen Soares disse:

    Oiii flor ótimas dicas!!! Para nós mulheres é difícil carregar pouca coisa …rs… qdo vou trabalhar levo o mundo, mas fora do trabalho minha bolsa é bem leve… Beijos!

    http://www.amigasevaidosas.com

  6. Vivi disse:

    Adorei o post, bom eu adoro o blog em si.
    Tem coisas que realmente a gente nem percebe e esse problema é um…
    Amei, beijo Vivi

    http://coisasdavv.blogspot.com.br/

  7. Pretinha Básica Blog disse:

    Óóóóótimas dicas pra quem leva o ,mundo na bolsa!
    Reduzir o peso, pra mim é o mais dificil!

  8. camilazaions disse:

    Nossa, adoreei as dicas, são muito importantes!
    Excelente post!
    Beeeijão ♥

  9. Saltibum disse:

    Estou muito feliz fazendo tudo certinho, como é bom. ótimo post.

  10. Fadabela disse:

    Descobri o motivo das minhas dores. Beijinhos

  11. Gustavo Roubert disse:

    “Bolsas: como carregar o mundo sem comprometer a coluna e a postura.”

  12. Zezinha disse:

    Eu também estava precisando das dicas… levo de tudo mesmo. Não sabia de tantos problemas assim, Bjs

  13. Juju Bela disse:

    Excelente dicas, estava precisando minha bolsa é uma casa…. Bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.