Dicas de como cuidar e conservar as botas

cuidar das botas

Já que estamos na estação mais charmosa, o inverno, Pitacos e Achados vai dar algumas dicas preciosas para você manter sua bota novinha, mesmo dentro do armário.

Por causa do formato e material, as botas exigem alguns cuidados especiais para não estragar. Confira dicas para guardá-las de maneira correta e conservá-las por mais tempo.

⇒ Como conservar botas

  • Guarde-as sempre secas, qualquer resto de umidade pode causar manchas e deformações. É importante também que o cano não seja dobrado no armazenamento.
  • Utilize sempre meias limpas e, se necessitar, talcos para os pés. O indicado é não utilizar a mesma bota por dias seguidos. Deixá-las “respirar” faz bem para todos os materiais.
  • Na limpeza, nunca molhe com grande quantidade de água, e nada de deixar atrás de geladeira ou usar secador de cabelos. Deixe de lado também qualquer produto químico ou abrasivo, ou os que não sejam apropriados para calçados.
  • Se não conseguir resolver o problema da sujeira em casa, procure um sapateiro ou até algumas lojas de calçados que realizem esse procedimento. Não insista em retirar alguma mancha de qualquer jeito.

cuidar e conservar botas

⇒ Para limpar e conservar as botas de acordo com o material

Couro ou courino – limpe com uma flanela umedecida toda a superfície. Para mantê-la bonita vale utilizar um impermeabilizante. Sprays, graxas e pomadas evitam o ressecamento e dão brilho. Uma boa dica caseira é passar um pouco de creme hidratante comum ou óleo de amêndoas, retirando o excesso com uma flanela.

Camurça ou nobuck – primeiramente vale lembrar que a camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade através da umidade, portanto cuidado com a água nesse material. Passar um impermeabilizante específico para calçado desde o primeiro uso e reaplicá-lo com frequência pode preservar o material. Uma escova de cerdas bem macias é ideal para a limpeza e remoção de sujeiras.

Couro tipo croco e cobra – utilize apenas flanela ou pano macio seco para retirar a sujeira que se acumula nas texturas.

Couro envernizado – panos bem macios pouco umedecidos. Jamais utilize escova, pois elas podem riscar o verniz.

cuidar e conservar as botas - dicas

⇒ Dicas para guardar as botas

A melhor maneira para conservar qualquer material e manter a forma da bota é guardá-la com o cano sempre esticado, de preferência na vertical.

Os enchimentos para manter os canos das botas em pé podem ser encontrados em algumas lojas de calçados ou home centers, porém ele pode ser improvisado com material reciclável que você encontra em casa mesmo, como garrafa pet vazia com um pouco de areia para dar peso dentro, papel cartão enrolado ou ainda saco plástico com jornal dentro, mas, evite deixar o jornal em contato direto com a bota, pois ele pode causar manchas. O menos indicado são as revistas, pois podem atrair traças.

Se por conta de espaço não for possível manter as botas em pé, elas podem sim ficar deitadas dentro do armário ou até embaixo da cama, mas é importante que elas sejam guardadas em locais com respiro, como os sacos de TNT ou até a própria caixa de comprar, desde que sejam feitos furinhos na caixa.

Pitacos: Não armazene sua bota em caixas feitas de plástico, pois elas não permitem a passagem de ar, causando mofo ou ressecamento. Outros materiais como papelão e cartolina também devem ser evitados, já que seguram a umidade, podendo mofar seu belo calçado.

Então, já sabe, quando os dias mais quentes começarem a pintar e você tirar a rasteirinha do armário, é hora de seguir essas dicas e manter sua bota linda e nova até o ano que vem!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Dicas de como cuidar e conservar as botas

  1. Juju Bela disse:

    Nossa, fazia tudo errado. Obrigada Pitaquinha pelas dicas. Beijoss

  2. Nani disse:

    Adorei as dicas! Aqui onde eu moro é muito quente e uso minhas botas só alguns dias por ano… o resto do tempo ficam guardadas… aí tem que ser bem guardadas né 🙂

  3. Zezinha disse:

    Adorei as dicas, estou precisando cuidar mais das minhas botas. Beijos

  4. fulvialuna1 disse:

    Io li tengo in forma mettendo dei sacchetti gonfiati d’aria.
    Bel post!

  5. Ivanete Lago disse:

    Olá!!
    Amei as dicas. Eu tinha uma bota de camurça que me dava o maior trabalho para limpar!!! kkkkk
    Beijosss

  6. Marina disse:

    Caramba, algumas das minhas botas já estão destruídas! 😂 Haha. Adorei o post, as dicas são super úteis, principalmente nesse friozinho, né? Bjs!
    maridx.com

  7. amaletamagica disse:

    ótimas dicas!! suuper beijo
    Cris

  8. Biaah Teodoro disse:

    Muito boa as dicas, gostei.

  9. Isabella Cas disse:

    Adorei o post super útil! 😀

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.