7 formas simples de aumentar a serotonina

A serotonina é um neurotransmissor (mensageiro químico no cérebro), associado ao bem-estar. Confira as dicas e melhore seu humor!

Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais como prática de atividade física, realização de massagens ou alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano. No entanto, nos casos em que essas atividades não são suficientes para aumentar os níveis de serotonina, pode ser recomendado o uso de suplementos com o objetivo de promover a sensação de bem-estar.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano, que pode estar relacionada com várias funções no organismo como regulação do sono e da temperatura corporal, promoção do bom humor e da sensação de bem-estar e melhora das funções cognitivas.

Dessa forma, é importante que os níveis de serotonina sejam ideais para que a pessoa tenha o máximo de benefícios possíveis. Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

1. Praticar atividade física

A prática de atividade física ajuda a aumentar os níveis de serotonina circulantes no sangue já que é capaz de favorecer o aumento da produção e liberação de triptofano, que é o aminoácido relacionado com a produção desse neurotransmissor.

Assim, ao praticar exercícios de forma regular ou em intensidade elevada é possível aumentar os níveis de serotonina no sangue e que chega ao cérebro, resultando na sensação de bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Todo tipo de atividade física é capaz de estimular a produção de serotonina, no entanto os exercícios aeróbicos costumam estar associados à maior nível de produção desses neurotransmissor e, por isso, pode ser interessante que a pessoa pratique corrida, natação, caminhadas ou dança, por exemplo.

2. Afeto

Quando estiver ansioso ou chateado, mantenha-se próximo das pessoas de quem mais gosta. Se apaixonar, abraçar, beijar, dar as mãos, são afetos que trazem bons resultados no humor, pois desencadeiam a liberação de oxitocina, que tem grande influência na sensação de bem-estar, alegria e nível de estresse.

3. Tomar sol diariamente

Alguns estudos indicam que expor-se ao sol diariamente também é capaz de aumentar os níveis de serotonina, isso porque a exposição solar promove a produção de vitamina D, o que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, leva à formação de maiores quantidades de serotonina.

Assim, é recomendado que para aumentar a quantidade de vitamina D e, consequentemente, de serotonina, a pessoa fique exposta ao sol 10 a 15 minutos por dia, de preferência nas horas do dia em que o sol não é tão quente, isso porque é recomendado que nessa situação não seja utilizado protetor solar.

4. Alimentação rica em triptofano

A alimentação é fundamental para a produção de serotonina, isso porque é por meio da alimentação que é possível obter quantidades ideais de triptofano.

Dessa forma, para aumentar a serotonina é importante ter uma alimentação rica em triptofano, devendo dar preferência a alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau, por exemplo.

5. Atividades relaxantes

Algumas atividades relaxantes como meditação e ioga, por exemplo, também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, isso porque ao praticar essas atividades é possível regular os sinais nervosos e melhorar a atividade dos neurotransmissores, promovendo a sensação de bem-estar.

Além disso, como essas atividades tem como um dos objetivos promover a diminuição dos sintomas de ansiedade e estresse, também ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina. Dessa forma, é possível favorecer a ação da serotonina no organismo.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina por meio de atividade que promova o relaxamento é através de massagens, em que há o favorecimento da produção de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, por exemplo.

6. Pensamentos Positivos

Pouca serotonina pode afetar negativamente o seu humor, mas um bom humor poderia ajudar a aumentar os níveis de serotonina? Algumas pesquisas sugerem que sim.

Pensar em algo que faz você se sentir bem pode ajudar a aumentar a serotonina em seu corpo, o que pode ajudar a melhorar o seu humor no geral.

Lembre-se que o humor é algo complexo, e não é sempre fácil mudá-lo. Mas, às vezes, apenas o processo de tentar direcionar seus pensamentos para um lugar positivo pode ajudar.

7. Uso de suplementos

Quando as técnicas naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, pode ser indicado o uso de suplementos que promovem o aumento da concentração de triptofano no organismo e da liberação de serotonina. 

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar no sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

Além disso, alguns estudos sugerem que o uso de probióticos também pode promover aumento dos níveis de serotonina, isso porque promove aumento dos níveis de triptofano no sangue o que representa, consequentemente, maiores quantidades desse aminoácido no cérebro e maior produção de serotonina.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo médico ou pelo nutricionista de acordo com as necessidades da pessoa.

Quando procurar ajuda

Se você está tentando aumentar a serotonina para melhorar sintomas relacionados ao humor, incluindo os da depressão, estes métodos podem não ser suficientes.

Algumas pessoas possuem níveis mais baixos de serotonina devido à sua química cerebral, e não há muito o que você possa fazer quanto a isso sozinho. Além disso, os transtornos do humor envolvem uma mistura complexa de química cerebral, ambiente, genética, e outros fatores.

Pitaco: Se você achar que seus sintomas estão começando a afetar sua vida diária, considere procurar ajuda de um profissional da saúde.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para 7 formas simples de aumentar a serotonina

  1. Pingback: – 7 formas simples de aumentar a serotonina. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

  2. marylou disse:

    Leuke leerrijke post

  3. Juju Bela disse:

    Procuro estar sempre com pesamentos bons.

  4. Precisamos de tudo um pouco.

  5. Republicou isso em .

  6. Fada Bela disse:

    Obrigada pelas dicas, estou precisando mesmo.

  7. Pensamento positivo ajuda muito mesmo.

  8. srevistas disse:

    Tudo ajuda. ❤

  9. Praticando atividades físicas.

  10. Valeu! Amei as dicas!

  11. Anônimo disse:

    Obrigada pelas dicas.

  12. Anônimo disse:

    Muito bom!

  13. Pingback: 7 formas simples de aumentar a serotonina – CURIOSIDADES NA INTERNET

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.