Confira 03 motivos para colocar um aparelho ortodôntico depois dos 30 anos

Ferramenta é muito comum para o tratamento de crianças e jovens, mas os adultos também devem usá-la para fazer correções


É cada vez mais comum vermos hoje em dia pessoas acima dos 30 anos de idade num consultório dentário, e não apenas por uma questão de estética. Dados indicam que 9 em cada 10 adultos precisam de algum tipo de correção dentária devido ou a má formações ou a problemas que foram sendo adquiridos ao longo da vida.

Mais conscientes da importância da sua saúde bucal e na expectativa de cuidar do seu principal cartão de visitas, muitos adultos também já estão aproveitando benefícios dos planos odontológicos. A ortodontia vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e já são oferecidas diversas ferramentas que podem alinhar o sorriso humano de forma simples, prática e moderna, principalmente para pessoas com mais de 30 anos, ocupadas com trabalho, casa e os demais afazeres do cotidiano. 

Nunca é tarde para alinhar os dentes. É possível cuidar deles durante toda a vida e, no caso, fazer uso de um aparelho ortodôntico, que pode ser usado por um grande período sem provocar incômodo. Confira algumas razões pelas quais os adultos devem optar pelo tratamento, que cuidará da sua saúde como um todo.

Comprometimento

Os adultos são muito mais comprometidos com o tratamento do que as crianças. 

Eles chegam ao consultório por conta própria, e não porque os pais os obrigam, e arcam com os custos do próprio bolso. Isso faz com que eles deem mais valor ao tratamento.

Além disso, pacientes adultos colaboram com a correta higienização do aparelho, tomam cuidado com a alimentação e toleram melhor as dores que raramente acontecem.

Eles também compreendem melhor a evolução do tratamento e a passagem do tempo e são mais resilientes a eventuais mudanças.

O período estimado de uso do aparelho é ao redor de 24 meses – a depender do grau de desalinhamento e do espaço para a movimentação. 

Correção de imperfeições

Definitivamente a principal vantagem em concluir um tratamento com o aparelho ortodôntico é conseguir corrigir imperfeições que incomodam o paciente, recuperando sua autoestima, ou que poderiam se tornar um grande problema no futuro, adquirindo mais qualidade de vida. 

Em linhas gerais, os aparelhos ortodônticos são capazes de corrigir, interromper ou prevenir disfunções na arcada dentária, na erupção dos dentes, com a oclusão. Eles também podem ajudar a movimentar a dentição para a colocação de próteses e implantes.

Os aparelhos também podem ser aliados na correção de alterações dentárias e procedimentos cirúrgicos.

Solução de outros problemas de saúde

A ortodontia é benéfica para combater outros problemas de saúde. Outros profissionais da área médica podem indicar uma visita ao dentista para atuar em conjunto na reabilitação do paciente.

A apnéia do sono, por exemplo, é um distúrbio relacionado a uma sobrecarga cardíaca e ao aumento da pressão arterial enquanto o paciente dorme. A cirurgia ortognática é um dos tratamentos possíveis para aliviar a parada respiratória, e ela deve ser finalizada com o uso de um aparelho ortodôntico. 

Não há motivos para se sentir constrangido ao usar aparelho em qualquer idade – nem mesmo aos 30, 40, 50 anos ou mais. O uso é uma forma de investir no seu futuro, pois será possível resgatar a autoestima e garantir uma melhor qualidade de vida.

Por Alcindo Batista

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Confira 03 motivos para colocar um aparelho ortodôntico depois dos 30 anos

  1. Sempre Zem! disse:

    Interessante saber.

    Curtir

  2. Saltibum disse:

    Gostei de saber.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.