Branco, tinto ou rosé? Qual escolher para as festas de final de ano? 

Veja quais vinhos harmonizam com o seu cardápio para o Natal e Réveillon 

Recentemente, uma pesquisa revelou que o consumo de vinho entre os brasileiros aumentou de maneira significativa. Conforme divulgado pela plataforma Cupom Válido, o vinho tinto é o mais consumido, com 55%. 

Logo atrás, o vinho branco ficou com 25%, sendo o segundo mais buscado. Por fim, com 20%, aparece o rosé. Mas qual desses três tipos de vinho escolher para as comemorações de final de ano? Mais do que isso, como fazer a harmonização perfeita para surpreender amigos e familiares? 

Fique sossegado! Elaboramos um conteúdo recheado de informações, dicas e curiosidades para que você acerte nos rótulos do Natal e Ano Novo. 

Porém, antes da parte sobre os vinhos, vamos conhecer os tipos de uvas. Afinal, vai ajudar bastante na hora de escolher o vinho. 

Uvas amadas pelos brasileiros

Malbec 

Uva tinta de origem francesa, mas plantada em larga escala na Argentina, a Malbec tem casca grossa se comparada com as demais dessa lista. Com isso, os vinhos têm cores profundas, puxadas para o lilás. 

Em relação ao aroma, lembra frutas negras, como mirtilo e ameixa. O sabor é marcante, forte e encorpado, um vinho de atitude, que combina com massas, risotos, embutidos, queijos meia-cura, salames e, claro, carne vermelha. 

Cabernet Sauvignon

Assim como a Malbec, a Cabernet Sauvignon também é originária da França, mais precisamente da região de Bordeaux, a capital do vinho francês. Trata-se de uma uva fácil de ser plantada, está presente em diversos países, como Estados Unidos, Chile e Argentina. 

As duas principais características são taninos e acidez elevada. Além disso, os rótulos de Cabernet Sauvignon são conhecidos por durar entre 15 a 30 anos! Cheddar, Emmental, Gruyère e Parmesão, todos queijos de pasta dura, vão bem com esse tipo de uva. 

Pinot Noir

Na sequência temos a Pinot Noir, mais uma uva tinta francesa. Essa vem da Borgonha, região situada no centro-leste do país e de clima frio. Afinal, a Pinot não se adapta a lugares que apresentam elevadas temperaturas. 

Sua casca é fina e, consequentemente, seus vinhos têm baixa intensidade de cor. Sobre a harmonização, a uva é conhecida por sua versatilidade, podendo combinar com pizzas, risotos, massas e até mesmo peixes, como o atum. 

Merlot

A uva Merlot é parente da Cabernet Sauvignon. Tanto é que um dos blends mais famosos é Merlot e Cabernet, duas uvas de Bordeaux. Vale destacar que a maioria dos vinhedos da cidade são de Merlot. 

Sua presença não se restringe apenas à França. Países como Brasil, África do Sul, Chile e Estados Unidos possuem plantações da uva, que é conhecida pela delicadeza, sutileza e notas florais. 

Chardonnay

A Chardonnay, mais conhecida por rainha das uvas brancas, é de origem francesa, mas bastante produzida em território norte-americano. No Brasil, e em grande parte do mundo, essa variedade de uva é utilizada para a produção de espumantes. 

Uma das principais características da bebida feita com Chardonnay são as bolhas, fruto da adição de gás carbônico durante a produção. Outra particularidade é a temperatura, os espumantes costumam ser servidos entre 6º e 12ºC. 

Sauvignon Blanc

Nascida em Bordeaux, a Sauvignon Blanc ganhou fama no Vale de Loire, região com 55.000 hectares de vinhedos e conhecida por ser o berço da língua francesa. 

Os vinhos que levam essa uva em sua composição costumam ser leves, possuem alta acidez e aroma de frutas cítricas, verdes e tropicais. Sem esquecer das notas vegetais, também presentes em bebidas com Sauvignon. 

Qual vinho escolher?

Agora que você já conhece as características das uvas, veja três tipos de vinhos que tem tudo a ver com as festas de final de ano!

Rosé

O vinho rosé é perfeito para essas datas. No Brasil, as comemorações de Natal e Réveillon acontecem em pleno verão. As noites quentes pedem toda a refrescância, acidez e as notas frutadas presentes no rosé. 

É uma bebida versátil, serve na elaboração de drinks e coquetéis. Além disso, é um ótimo companheiro de tábuas de frios, bem comuns na ceia de natal e no almoço ou jantar de ano novo. 

Também acompanha massas com molho de tomate. Tal qual frutos do mar, comida japonesa e peixes, como o tradicional bacalhau natalino. Saladas, frituras, carnes magras, vermelhas, aves grelhadas, tudo isso vai bem com uma taça de rosé. 

O Faisán Cabernet Franc Rosé 2020, de origem uruguaia, está em conta, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção para as comemorações de final de ano. De maneira idêntica ao Abridor Malbec Rosé 2020, feito na cidade de Mendoza, reduto de grande parte das vinícolas argentinas. 

Por outro lado, se o objetivo é surpreender amigos e familiares, vá de The Wine System Rosenium Navarra 2019. O rosé, feito na Espanha, traz aroma de frutas e é uma ótima opção de vinho refrescante

Branco

Se a ideia é manter a tradição sem perder a refrescância e elegância, opte pelo vinho branco. Bem como o rosé, essa bebida é perfeita para o fim de ano brasileiro. Ela deve ser servida entre 6º a 12ºC, dependendo do tipo do vinho. E pode ser consumida pura ou no delicioso drink clericot. 

Pelo fato de ser produzido com uvas brancas, esse vinho pouquíssimo tanino, substância presente na casca de uvas tintas responsável pela coloração do líquido. 

De uma forma geral, o vinho branco harmoniza com frutos do mar, como polvo, lula e camarão. Além dos peixes, desde um simples filé Saint Peter até um salmão com crosta de castanha. 

O espanhol Prado Molar Blanco é para quem gosta de economizar sem abrir mão da qualidade. Em especial, esse vinho branco vai bem com batatas cozidas no forno, macarrão ao pesto e, claro, peixes. 

Enquanto isso, os rótulos argentinos Finca Traversa Sauvignon Blanc 2019 e Los Pueblos Viognier 2020 possuem preços parecidos. E a qualidade também, não deixam nada a desejar. 

Tinto

Como dito no início do texto, o vinho tinto foi o mais consumido no Brasil, com 55%. Presente na maioria das datas comemorativas, incluindo Natal e Ano Novo, ele é o queridinho dos brasileiros

Se o tinto for de Pinot Noir, pratos gordurosos ou com alta acidez vão bem. Já os elaborados com Cabernet Sauvignon e Malbec, que possuem alto teor de tanino, são suavizados graças a pratos salgados, como chorizo, carré de cordeiro, e queijos. 

Uma tacinha de Merlot combina com carnes magras, massa e risotos, feitos com tomate ou funghi, e queijos cremosos, como brie, camembert e gouda. 

A seguir, confira quatro opções de vinho tinto para as festas de final de ano:

  • Pueblo del Sol Pinot Noir 2020;
  • Abridor Malbec 2020;
  • Finca Traversa Merlot 2020;
  • Paine Cabernet Sauvignon 2020.

Por: Maria Gabriela Ortiz

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Branco, tinto ou rosé? Qual escolher para as festas de final de ano? 

  1. Vinho é sempre bem vindo.

  2. Vinho é bom em qualquer ocasião.

  3. Sempre Alerta disse:

    Amo vinho! ❤

  4. Sempre Zem! disse:

    Um brinde ao vinho!

  5. Observador disse:

    Viva o Vinho!

  6. Saltibum disse:

    É sempre bom saber!

  7. Val Real disse:

    Vinhos são sempre as melhores opções.

  8. fulvialuna1 disse:

    A Natale bianco…con il pesce a tavola ci vuole.
    Buone feste ❤

  9. estevamweb disse:

    Muito bom. Obrigado pelas dicas… Vinho é sempre muito bem vindo.

  10. natuurfreak3 disse:

    Een glaasje durf ik wel drinken met de feestdagen want drink anders.
    nooit alcohol

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.