Confira 14 dicas essenciais que irão te ajudar nos preparativos para o Natal

Veja como deixar a sua festa ainda mais encantada!

O Natal está chegando e com ele a sua magia que encanta pessoas no mundo inteiro. Essa data tão especial é cheia de significados que emocionam crianças e adultos de todas as idades. Para que esse dia seja comemorado com muita festividade junto as pessoas que amamos, é fundamental iniciar os preparativos para o Natal com antecedência.

Assim, essa comemoração que mobiliza milhares de pessoas, incentiva a compaixão, o amor ao próximo, a paz, a fraternidade e a alegria será uma grande festa.

Por isso, para que o seu Natal seja repleto destes sentimentos e para que não falte nada nessa data, neste post você encontra tudo o que você precisa saber para planejar bem as suas comemorações.

Aqui, você conhecerá dicas de decoração, gastronomia, os melhores locais para passar essa data, presentes ideais, entre vários outros aspectos natalinos. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este post!

A casa

A decoração natalina da casa cria um ambiente agradável para a festa

1 – Elimine pendências: deixe a casa em ordem no fim de ano, providenciando pequenos consertos e ajustes na decoração que foram adiados até agora.

2 – Decoração: defina como você enfeitará a residência, relacionando os acessórios necessários para a área externa – como a iluminação característica – e os itens que não podem faltar nos ambientes internos, como a árvore de Natal. Lembre-se de adotar alguns detalhes da decoração, como guardanapos com tema natalino, por exemplo.

3 – Enfeites: podem ir de garrafas com pisca-pisca a pinhas, passando por velas com canela em pau e bolas de Natal com retalhos. Aliás, você mesmo pode fazer os seus enfeites. Confira algumas ideias.

4 – Ambiente: escolha o local mais adequado para fazer a ceia. Se houver uma área aberta e nela for possível montar a mesa com os quitutes, é a melhor opção no momento.

5 – Música: prepare uma playlist para tocar na festa. Além das músicas típicas, acrescente na relação as músicas preferidas de cada um dos participantes da comemoração. Quem sabe até mesmo uma canção que traga alguma memória afetiva agradável, como uma viagem em família.

A ceia

ceia de natal em família

É importante montar um cardápio com opções para crianças e também para quem possui alguma restrição alimentar

6 – Prato principal: garanta a compra dos ingredientes necessários para a ceia de Natal. Os não perecíveis e congelados podem ser adquiridos com antecedência, para evitar filas nos mercados. Cuidado apenas para evitar exageros. Não vale desperdício só porque é Natal.

7 – Sobremesa: defina quais serão as sobremesas servidas e o melhor momento para produzi-las. Rabanada, panetone, colomba, pavê e pudim costumam ser sucesso certo. Uma sugestão é resgatar uma receita antiga que relembre festas passadas ou que promova a recordação de alguma pessoa especial, como os avós ou uma tia que costumava caprichar todos os anos no preparo de alguma guloseima.  

8 – Restrições: separe alguns itens no cardápio especialmente para as crianças. Ainda nessa linha, descubra se alguém possui restrição alimentar, facilitando providenciar um prato especial para a pessoa.  

Os presentes

Monte uma lista e defina com a família alguns critérios para a compra dos presentes

9 – Lista: Defina os amigos e parentes que você vai presentear e o orçamento para presentes. Quanto antes isso ocorrer, melhor. Principalmente este ano, quando é necessário evitar aglomerações em lojas. 

10 – Embalagem: lembre-se que os presentes devem ser embalados. Afinal, todos gostam da surpresa, mesmo aqueles que já esperam por um determinado presente. Essa etapa pode ser uma das mais divertidas. Se possível, reúna os filhos para ajudar com as embalagens.

11 – Entrega: para manter viva a magia do Natal, mobilize os amigos e parentes. Se houver crianças pequenas em casa, eleja um familiar para se vestir de Papai Noel para a distribuição dos presentes. Isso certamente conquistará muitos sorrisos e gargalhadas.

As roupas

12 – Modelito: assim como no Réveillon, há quem compre uma roupa só para a celebração do Natal. Não se pode esquecer que estaremos no verão. Dê preferência, portanto, a tecidos fluidos e finos. A roupa pode e deve ser bonita, mas também leve e confortável, ideal para um Natal tropical.

Os convidados

Participantes da festa podem e devem compartilhar as tarefas

13 – Definição: monte a relação de convidados à ceia de Natal e outras celebrações de fim de ano. Aqui, um lembrete importante: não se esqueça da pandemia e das orientações das autoridades de saúde para que sejam evitadas aglomerações. Portanto, não se sinta mal ao limitar o número de convidados este ano. Afinal, todos estamos no mesmo barco.

14 – Compartilhe: por mais disposição que você tenha, não precisa fazer tudo sozinho. Estabeleça funções a todos os integrantes da família. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todos acabam dando um valor ainda maior para a celebração, permitindo assim que cada um deixe a sua contribuição para a construção de uma festa inesquecível.

Pitaco: Se esses 14 itens forem seguidos à risca, os preparativos para o Natal se transformaram também em momentos agradáveis, criando o clima para uma noite maravilhosa.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Confira 14 dicas essenciais que irão te ajudar nos preparativos para o Natal

  1. srevistas disse:

    Parabéns.

    Curtir

  2. Juju Bela disse:

    Essas dicas irão me ajudar muito.

    Curtir

  3. Juju Bela disse:

    Republicou isso em Juju Bela .

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelo artigo.

    Curtir

  5. Republicou isso em .

    Curtido por 1 pessoa

  6. Que maravilha. Irá facilitar muito.

    Curtir

  7. THE CORBAL disse:

    Adorei as dicas e já vou pensar num post bem legal de Natal também porque parece que agora que estamos podendo estar com toda família e amigos novamente dá até mais motivação para preparar tudo. Não acha?

    Conheça meu site também
    https://thecorbal.wordpress.com/

    Curtir

  8. Melie disse:

    Obrigado por todas essas dicas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.