Dicas de como melhorar a sua memória no dia a dia

Com algumas medidas simples é possível melhorar consideravelmente a memória.

Os frustrantes problemas diários referentes à memória em geral estão relacionados à distração. A maioria de nós já passou pela experiência irritante de procurar pelo que estava em nossas mãos um minuto atrás ou de entrar na cozinha sem saber ao certo o que fomos fazer lá. Quase sempre, esses episódios são vistos como memória fraca, mas têm mais a ver com falta de atenção.

A solução para a distração é a atenção momentânea – ou seja, é prestar atenção ao que se está fazendo no momento – e aproveitar o poder mnemônico das imagens. Se o telefone tocar quando você entrar em casa, não deixe de lado as chaves para ir correndo atendê-lo. Espere a fração de segundo necessária para formar a imagem mental de sua mão colocando as chaves perto da fruteira – isso vai ajudar a armazenar a imagem na memória.

Estratégias diárias para melhorar a memória

Pessoas dotadas de uma boa memória admitem utilizar diferentes estratégias para melhorar sua capacidade. Algumas associam números a cores ou a formas, enquanto outras criam cenas com personagens, integram a informação em uma história ou a associam a lugares específicos. Prática e motivação também são importantes.

No entanto, a memória de ninguém é perfeita, e a sua também não precisa ser. É bem fácil não perder as chaves ou não esquecer um compromisso simplesmente empregando estratégias sensatas.

1. Crie rotinas

É bem mais fácil achar as coisas se você sempre as colocar no mesmo lugar. Por exemplo, sempre deixe as chaves do carro em um local próximo à porta de entrada.

2. Recorra aos sentidos

Caso tenha de pôr algo em um lugar diferente, diga o que está fazendo em voz alta: “Estou colocando meus óculos escuros na mesa perto da porta.” Se os ouvidos captarem a informação, aumentam-se as chances de lembrar isso depois.

3. Use blocos de notas autoadesivas

Tenha um bloco em cada cômodo e cole um lembrete onde verá com mais facilidade. Caso tenha que lembrar o telefone de um amigo, cole um bilhete no aparelho para vê-lo ao longo do dia.

4. Use a tecnologia

Celulares e outros dispositivos eletrônicos contam com calendários e agendas que podem ser configurados para lembrá-lo das suas tarefas diárias.

5. Não procrastine

Se puder, faça a tarefa enquanto estiver pensando nela. Caso contrário, anote e coloque o bilhete em local visível.

6. Durma bem

Pesquisas científicas mostram que a maioria das pessoas precisa de 6 a 8 horas de sono por noite para que o cérebro passe pelas mudanças químicas necessárias para integrar novas habilidades ou fatos à memória de longo prazo.

Como evitar os bloqueios de memória

Os bloqueios na memória variam de lapsos levemente irritantes durante uma conversa até falhas catastróficas na memória no meio de uma prova. Aqui estão alguns truques para ajudar a superá-los.

1. Use o alfabeto

Se estiver tentando lembrar um nome, diga o alfabeto devagar para si mesmo. Mais cedo ou mais tarde, você encontrará a palavra que parece ser “a mais próxima” do que as restantes. Diga a letra em voz alta. Isso pode ajudar a trazer o nome ou a palavra à mente.

2. Não se esforce para lembrar

Às vezes, muito esforço para lembrar algo parece piorar o bloqueio mental. Direcione sua atenção para outra coisa – vá fazer um café ou ler o jornal. Ao conscientemente não tentar lembrar a informação, a resposta pode aparecer de forma espontânea.

3. Restabeleça o contexto

Simplesmente repetir o filme na cabeça pode ajudar a trazer a memória de volta. Por exemplo, se estiver procurando o nome de uma música que ouviu no rádio, imagine-se no lugar em que estava originalmente, a música tocando e depois o locutor dizendo o nome da música.

4. Apenas relaxe

O estresse é o principal fator no bloqueio mental, e é fácil entrar em pânico se a informação correta não surgir de imediato. Se isso acontecer, respire fundo, acalme-se e se concentre em uma tarefa de cada vez. Pense no objeto de busca como uma meta a atingir e não como um problema a superar. Deixe que os pensamentos surjam naturalmente, mas não force para que o correto apareça – ele virá no seu próprio tempo.

5. Vá dormir

Às vezes, os problemas de memória são solucionados com uma boa noite de sono. Dormir possibilita que as lembranças surjam sem a interferência de outros pensamentos e ideias, de modo que venham à mente com mais facilidade no dia seguinte.

Por: Douglas Ferreira

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Dicas de como melhorar a sua memória no dia a dia

  1. marlandphotos disse:

    ¡Me gustan esas expresiones faciales!

  2. Aparecida disse:

    Tenho ENEM em alguns dias e vou revisar as matérias agora.
    Irei seguir suas dicas para aumentar minhas chances de não esquecer o que estudei,
    muito obrigada!

  3. Ótimas estratégicas para memória.

  4. Fada Bela disse:

    Preciso mesmo dessas dicas ultimamente.

  5. candi1009 disse:

    Acho que o meu problema de memória está relacionado com noite de insonia. 😦

  6. Very interesting..Thank you ..

  7. Pingback: Dicas de como melhorar a sua memória no dia a dia – Formar novas mentalidades

  8. barbara1009 disse:

    Dicas essenciais.

  9. srevistas disse:

    Excelente artigo.

  10. trilegalblog disse:

    Sério, preciso lembrar de todas essas dicas e começar a agir… Tá difícil.

  11. Minha falta de memória aumentou depois que tive covid.

  12. É tudo do que eu preciso no momento.

  13. Juju Bela disse:

    Muito bom mesmo!

  14. Pingback: Dicas de como melhorar a sua memória no dia a dia – CURIOSIDADES NA INTERNET

  15. Muito interessante e útil. Obrigada!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.