Saiba como a inteligência artificial ajudou no combate à pandemia

Soluções com inteligência artificial facilitam o acesso à informação, contribuem no diagnóstico e gestão hospitalar durante a crise da Covid-19

A inteligência artificial é uma tecnologia que visa reproduzir a capacidade de raciocínio humana, de forma a entender, avaliar e tomar decisões com base nos dados de entrada.

Por muitos anos, a ideia da inteligência artificial era restrita à ficção científica, no entanto a tecnologia já está no dia a dia e não apenas como assistentes virtuais, como a Siri ou o Google.

As tecnologias que se valem da inteligência artificial (IA) já são usadas no setor financeiro, na educação, no atendimento ao cliente e, também, na área da saúde, onde contribuíram diretamente no combate à pandemia da Covid-19.

Para que as soluções de inteligência artificial funcionem é necessário, basicamente, dados de entrada armazenados em bancos de dados que permitam que o aplicativo identifique tendências ou padrões. A partir disso é possível identificar fenômenos que se repetem e as exceções.

TeleSUS

O TeleSUS é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde que fornece um serviço de atendimento em saúde pré-clínico para contribuir no enfrentamento à Covid-19.

O paciente pode usar o chatbot, unidade de reconhecimento audível e outros meios para relatar seus sintomas. 

A inteligência artificial analisa as entradas e indica ao usuário se ele deve ficar em isolamento domiciliar ou buscar ajuda médica especializada, inclusive considerando o relato de comorbidades e maiores chances de agravamento do quadro.

O objetivo do TeleSUS é reduzir o deslocamento às unidades de saúde, evitando que o sistema de saúde fique sobrecarregado com os atendimentos presenciais.

Hyro

Outra solução que utiliza inteligência artificial para agregar no combate à pandemia é o aplicativo Hyro, que se trata de um assistente virtual gratuito utilizado em instituições de saúde nos Estados Unidos.

A solução contribui no esclarecimento de dúvidas e chamados sobre a Covid-19, reduzindo a sobrecarga dos centros médicos e profissionais que já estão atuando no limite das capacidades.

Entre as funcionalidades da solução está responder perguntas frequentes sobre a Covid-19 e orientar as pessoas que entram em contato com base em informações confiáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos EUA.

Vocalis Health

O aplicativo Vocalis Health é outra inovação com foco no diagnóstico da Covid-19. A inteligência artificial da solução foi treinada para identificar se o paciente está com a doença a partir da voz.

Para isso, o algoritmo acessa seu banco de dados com milhares de entradas que permitem diferenciar a voz de pessoas saudáveis daquelas contaminadas pelo novo coronavírus.

Atualmente, a acurácia do aplicativo fica em torno de 80%, de forma que seu uso possa contribuir diretamente na identificação precoce dos casos e promover o isolamento das pessoas que testaram positivo.

DGR Brasil Inteligência Artificial

O aplicativo da DGR Brasil Inteligência Artificial foi desenvolvido com foco nas demandas de gestores de saúde com o objetivo de contribuir na administração dos leitos hospitalares.

A aplicação considera inicialmente a taxa de ocupação de leitos e estima a liberação de leitos a partir de variáveis como perfil de utilização, tempo médio de permanência, previsão de alta, entre outros indicadores.

Por meio da solução, a logística hospitalar pode ser simplificada, garantindo atendimento aos pacientes e também eficiência nos processos.

Softwares para radiologia

A radiologia é essencial ao atendimento médico e, nos casos de Covid-19, tem contribuído, por meio das tomografias pulmonares, para avaliar o comprometimento pulmonar dos pacientes.

Nesse cenário, destacam-se softwares inteligentes capazes de identificar alterações sutis em exames e enviar um alerta ao radiologista de que há alterações a serem laudadas.

O software de voz para laudo é uma inteligência artificial que permitiu agilizar a etapa de emissão dos laudos radiológicos através do reconhecimento de voz, consistindo em um importante aliado dos radiologistas para organização e produtividade do trabalho.

Os algoritmos são capazes de identificar padrões de fala e escrita do profissional, minimizando erros e promovendo maior velocidade e assertividade dos laudos.

Isso promoveu um avanço importante para o período, ampliando a capacidade de atendimento, a produtividade, o acesso aos serviços médicos especializados e evitou, consequentemente, a demora e a aglomeração em unidades de saúde.

Por Gabriel Almeida 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em covid-19, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Saiba como a inteligência artificial ajudou no combate à pandemia

  1. Sempre Zem! disse:

    Valeu.

    Curtir

  2. maryoconnor12 disse:

    Muito interessante!

    Curtir

  3. Hoje em dia tudo é inteligência artificial. Muito bom.

    Curtir

  4. Muito bom saber de tudo isso.

    Curtir

  5. Sempre Alerta disse:

    Nossa, que legal.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Observador disse:

    Não temos mais como escapar dela.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Saltibum disse:

    Hoje em dia está em tudo, muito bom.

    Curtir

  8. Somos Mais! disse:

    Gostei muito de saber.

    Curtir

  9. Val Real disse:

    Muito interessante.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.