9 dicas de como fazer festa junina em casa

Ama festa junina mas quer se manter seguro em relação à Covid-19? Saiba aqui como fazer uma festa segura no conforto da sua casa.

Nós piscamos o olho e estamos novamente em junho, o mês das festas de São João. Mesmo com a tristeza de não poder participar de uma grande festa junina, é possível se adaptar e fazer os seus próprios festejos em casa. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a preparar este evento sem estresse e com muita alegria.

1. Invista na decoração

Decorar a casa com motivos juninos é fundamental! Você não precisa de muito para deixar sua casa perfeita para a ocasião: pendure bandeirinhas pelo seu lar e aposte em muitos objetos decorativos com madeira e palha. Também é interessante fazer uma pequena fogueira de brinquedo, que pode ser desenhada ou feita de papelão. Se tiver mais espaço, é bacana também fazer brincadeiras típicas de São João adaptadas, como pescaria e bingo.

2. Aposte nas comidas típicas

Impossível uma festa boa sem comida gostosa, certo! Para São João, isso vale também. Com uma variedade imensa de comidas típicas que podem ser preparadas, desde bolo de milho, até vinho quente e pé de moleque, investir nessas receitas é fundamental. Muitas delas, como canjica, curau e pipoca, levam poucos ingredientes e são práticas de fazer até mesmo para quem não está acostumado a se aventurar na cozinha.

3. Não esqueça de se vestir a caráter

Outro ponto importante para o sucesso da sua festa é usar as roupas típicas dessa festividade! Não é porque você vai ficar em casa que o look certo se torna dispensável: coloque seu chapéu de palha, muita roupa xadrez, faça uma barba ou pintinhas na bochecha com o lápis de olho e se divirta! Caso você tenha botas em casa, elas completam o visual com perfeição.

4. Convide amigos por vídeochamada

Dê preferência por fazer a sua festa apenas com as pessoas que moram na sua casa, como uma forma de prevenir a propagação da Covid-19. Para matar as saudades dos amigos e da família que moram longe, aposte na vídeochamada! Se possível, vocês podem combinar de fazer os festejos cada um na sua casa e marcar um horário no Zoom para todos celebrarem virtualmente juntos.

5. Invente as brincadeiras

As brincadeiras são a parte mais divertida da festa, em que podem participar crianças e adultos. Reúna a família e os amigos com brincadeiras simples, mas que vão garantir boas risadas. Afaste os móveis e faça as brincadeiras de festa junina na sua sala! Para montar a pescaria, use um balde com plástico-bolha, papel celofane ou pedaços de isopor. Desenhe os peixes em papel ou EVA e fure-os com clipes de papel. Faça a vara de pescaria com palitos de churrascos, dobre um pedaço pequeno de barbante e cole na ponta da vareta. Pronto, agora você tem uma barraca de pesca em casa!

6. Acerte na trilha sonora

Impossível ter uma boa festa de São João sem música boa e muita dança, certo? Aposte em Luís Gonzaga, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo… além das tradicionais músicas para quadrilha. Se você não souber exatamente quais canções selecionar, pode procurar por playlists com esta temática no YouTube ou em aplicativos de streaming de música, como o Spotify e o Deezer.

7. Aproveite para assistir as lives dos artistas que você adora

E se você preferir, também é possível entrar na onda das lives! Assista novamente alguma live que você curtiu muito ou separe um dia com uma transmissão marcada, de um artista que você gosta, para reproduzir a Festa Junina e ainda aproveitar o show virtual!

8. Fogueira

Mais uma dica é a fogueira. Festa junina sem fogueira não é a mesma coisa, mas, fazer uma fogueira em casa pode ser complicado. Então, a dica é colocar a imagem de uma fogueira na TV ou criar uma fogueira de papel crepom. Enfim, são várias as formas de improvisar uma fogueira.

9. Lembrancinhas

No final da festa, os convidados podem levar algumas lembrancinhas, como um saquinho de chita amarrado com fitinha de cetim contendo um escapulário de Santo Antônio e algumas orações ou uma garrafinha de vidro com o Santo Antônio em miniatura e as orações dentro. A garrafinha deve ser fechada com uma rolha e algumas fitinhas coloridas podem ser penduradas para dar um acabamento bonito. Docinhos embalados em saquinhos e potes criativos também vão agradar a todos!

Pitaco: Comida, companhia, música… passamos por vários pontos essenciais para uma boa Festa Junina, mas não poderíamos esquecer de outros elementos que também dão a cara para a celebração: decoração e look! Espalhe bandeirinhas pela casa, coloque aquela camisa xadrez que você usa sempre nessa época do ano e divirta-se!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em covid-19, Culinária, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para 9 dicas de como fazer festa junina em casa

  1. Já fiz uma festa junina em casa com a família, foi maravilhoso. Recomendo.

  2. Saltibum disse:

    Vou fazer uma festa julina com essas dicas.

  3. Observador disse:

    Festa Junina é tudo de bom!

  4. Sempre Zem! disse:

    Fiquei inspirada pelas dicas 😉

  5. lohainemiguez disse:

    Excelente!! Esse ano quero fazer de novo!!

  6. Pingback: 9 dicas de como fazer festa junina em casa – Um canceriano sem lar.

  7. Sempre Alerta disse:

    Que saudades das festas 😦

  8. Luana Café & Livros disse:

    Adorei as dicas!! Valeu!!
    Estou mesmo com saudade de festa junina!

  9. Muito interessante! Republicamos em nosso site, dando os devidos créditos com o link para a matéria. Parabéns!!

  10. Pingback: 9 dicas de como fazer festa junina em casa – Sala Secreta

  11. Ameeeiiii, vou organizar uma festinha aqui em casa.

  12. Juju Bela disse:

    Que legal, adoro festas juninas.

  13. trilegalblog disse:

    Tomando as medidas necessárias dá sim para fazer uma bela festa em casa.

  14. srevistas disse:

    Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.