5 dicas para lidar com a saudade de alguém que se foi

Nunca é fácil superar a perda de uma pessoa querida. Depois do impacto inicial da morte e do funeral, é hora de aprender a lidar com a saudade. Por mais difícil que seja, chega um momento em que é necessário superar a dor e seguir adiante. Por isso, separamos 5 dicas para ajudá-lo a se sentir melhor e voltar à rotina.

1. Livre-se do sentimento de culpa

É comum as pessoas se sentirem culpadas de alguma forma pela morte do outro, bem como acreditarem que poderiam ter feito alguma coisa ou resolvido a situação. Porém, dificilmente isso é uma verdade.

A morte é inevitável. De uma maneira ou de outra, todos nós vamos passar por ela. Assim, é preciso buscar se conformar e entender que não somos responsáveis pela situação, seja ela trágica e repentina ou não.

2. Procure ajuda profissional

Se for muito difícil de lidar com a perda sozinho, você pode contar com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Muita gente ainda tem preconceito com esses profissionais por acreditarem que tratam apenas pessoas com doenças mentais. No entanto, fazer terapia pode trazer melhor aceitação, ajudando-o a ter um melhor entendimento sobre a situação e os próprios sentimentos.

3. Mantenha uma rotina normal

De imediato, esse pode ser o passo mais difícil, sobretudo, se o falecido fazia parte do seu dia a dia. Mas, passado o período de luto, é hora de seguir adiante.

Aos poucos, é preciso voltar a fazer tudo que fazia antes. Comece com tarefas cotidianas, como cuidar da casa e dos filhos. Depois, volte ao trabalho e aos estudos. Por fim, quando se sentir preparado, torne a fazer atividades de lazer, como sair com os amigos e a família.

4. Dê atenção para quem ficou

Muitas pessoas em luto concentram tanto os pensamentos em quem os deixou que acabam se esquecendo dos que ficaram. Além de voltar à rotina, é importante dar atenção para as outras pessoas, que podem estar sofrendo tanto quanto você.

Não é algo fácil de se fazer, pois, muitas vezes, a forma mais simples de lidar com a saudade é se isolar e afastar as pessoas. Mas é algo necessário tanto para ajudar os outros quanto a você mesmo a superar a dor.

5. Preserve as boas memórias

Tentar superar a perda de alguém não significa tentar esquecê-lo. No entanto, é bem melhor se ocupar de bons pensamentos. É mais saudável para você e para as pessoas a sua volta se concentrar nas boas lembranças sobre o falecido. Afinal, por que focar em coisas tristes e ruins quando se pode recordar tantas boas memórias?

Por mais triste que seja perder alguém, lidar com a saudade é necessário. Isso não significa reprimir seus sentimentos. Pelo contrário: se permita sofrer e sentir a perda de quem se ama, chore e reclame. Mas, no fim, dê a volta por cima e não tenha medo de recomeçar a viver.

valorizeavida

Pitaco: E você, o que faz ou já fez para lidar com a saudade e o sentimento de perda? Deixe sua resposta nos comentários!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para 5 dicas para lidar com a saudade de alguém que se foi

  1. Somos Mais! disse:

    Boas lembranças.

  2. Saltibum disse:

    É triste, difícil e inesquecível.

  3. Juju Bela disse:

    A saudade dói muito.

  4. srevistas disse:

    A saudade é eterna.

  5. A nossa vida segue, não é mesmo?!

  6. Observador disse:

    Só lembrando das coisas boas.

  7. Sempre Zem! disse:

    Devemos sim sentir saudades, tristeza não.

  8. Até hoje eu não consigo superar a passagem da minha mãe. Vou seguir essas dicas.

  9. Sempre Alerta disse:

    Muito bom!

  10. É muito difícil. 😦

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.