Decoração com flores: aprenda dicas práticas e ideias incríveis

Flores naturais, das mais variadas cores e categorias, são sempre bem-vindas dentro de casa, pois dão mais charme aos ambientes e deixam qualquer espaço mais alegre.

Flores são maravilhosas alternativas na hora deixar a residência num clima aconchegante, além de transmitir alegria e paz. Na verdade, não importa qual seja a estação do ano, manter flores naturais em casa é sempre uma ótima opção para manter o ambiente em harmonia.

Algumas flores naturais, como rosas e lírios, liberam aromas que estimulam as substâncias químicas no nosso corpo relacionadas ao prazer – estes hormônios se chamam endorfinas. Por isso o corpo e mente acabam entrando em um processo de relaxamento. Com esta descoberta científica vale muito mais a pena decorar a casa com flores naturais e ter um resultado de um ambiente cheio de vida, alegre e tranquilo.

Elas trazem vida, perfume e um charme todo especial ao ambiente. Mas assim como tudo que está vivo, elas também exigem cuidados. Por isso, preparei algumas dicas para vocês cuidarem de suas plantinhas e elas durarem mais.

Luz natural

A luz é um item essencial a ser levado em conta. Verifique a quantidade de luz necessária para cada espécie, ela pode variar. Mas considerando que plantas em geral gostam de luz e a maioria das flores costumam brotar em direção a claridade, sempre coloque seus arranjos em locais bem iluminados pelo sol.

Mas fique atento para saber a quantidade necessária de luz para cada uma das espécies. Então, ao adquirir sua flor favorita, procure saber o quanto ela dependerá de sol ou quão longe da claridade ela poderá ficar.

Seja criativo com os vasos

Os recipientes que irão receber as suas flores são muito importantes, pois precisam comportar bem as hastes e combinar com seu estilo de decoração.

Os vasos de vidro são os preferidos, pela variedade de cores e formatos disponíveis. Trazem um visual mais sofisticado para os arranjos e ficam ótimos em qualquer ambiente. Para reduzir o risco de acidentes, deixe-os em locais onde não haja grande circulação.

Sempre há um recipiente que combinará perfeitamente com a decoração do seu ambiente e com seu tipo de plantinha preferido. O ideal é que a cor dos vasos contraste com a cor das flores ou até seja transparente.

Escolha o melhor ambiente

Não existe restrição de espaço, você pode colocar seus arranjos florais na sala, no quarto, no banheiro, na cozinha ou na varanda. Uma boa dica é abusar de cores vibrantes, como amarelo, vermelho, laranja, violeta, entre outras. O importante é nunca faltar flores ou plantas dentro do seu lar.

Preserve as flores em locais arejados e frescos, mas evite deixá-las em ambientes com ar condicionado, pois desidratam rapidamente. Não exponha diretamente ao sol e ao vento.

Evite colocar as flores em locais de muito movimento, como um corredor de passagem. Caso isso seja impossível, faça a opção de vasos menores. Procure colocar suas flores em mesas de canto, aparadores, prateleiras, mesas de centro. Já se a sua sala permite o uso de um espaço maior, aposte em grandes vasos, principalmente no hall de entrada.

Apesar da maioria das pessoas concentrarem as flores na decoração da sala, elas podem alegrar qualquer ambiente. Coloque flores em tons neutros no escritório, aposte em arranjos menores no quarto, no banheiro use flores com cores vivas e flores unitárias. Na cozinha aposte em arranjos maiores, mas evite a proximidade com o calor do fogão.

Flores devem combinar com a casa

É importante que as cores das flores esteja de acordo com o estilo da sua casa. Para começar a decoração, observe bem as tonalidades que predominam no ambiente que você pretende inserir o arranjo floral. O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de espécies, em tom sobre tom para não deixar o ambiente muito pesado. A cor deve estar em harmonia com o ambiente.

Faça a manutenção periódica

Com os arranjos de flores naturais, você vai precisar regar ou trocar a água diariamente, além de retirar folhas e pétalas mortas para manter a beleza do arranjo por mais tempo.

Algumas flores duram mais, porém a média de duração de um arranjo de flores é de uma semana. Portanto, troque as flores após notar que ela já está morrendo.

É necessário acompanhar diariamente e de forma individual a necessidade de cada flor. Além disso, outra dica importante é a adubação, já que os nutrientes estarão limitados, compre uma terra que tenha boa adubação.

Com essas dicas sua casa ficará ainda mais bela e aconchegante para você e sua família viverem momentos incríveis juntos. E o melhor de tudo, se você procura uma floricultura em Curitiba, a Giuliana Flores conta com uma incrível variedade de produtos para quem deseja presentear alguém especial ou decorar seu ambiente sem sair do conforto da sua casa, principalmente agora com o Dia das Mães batendo à porta. Ideias e inspirações não vão te faltar!

Pitaco: Até com flores devemos tomar cuidado para não pecar pelo exagero. Muitas flores combinadas com muitos objetos, podem deixar o ambiente mais carregado do que o necessário. Se o local tem muitos objetos ou livros, tenha arranjos pequenos ou vasos menores.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Decoração com flores: aprenda dicas práticas e ideias incríveis

  1. Agora sabemos cuidar das flores quando ganhamos para durarem mais.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Indico essa floricultura.
    Obrigada pelas dicas de como cuidar das nossas flores.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Observador disse:

    Essa floricultura é maravilhosa e bem segura.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Val Real disse:

    Obrigada pelas dicas de cuidados.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sempre Zem! disse:

    Obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Saltibum disse:

    Acho lindos esses arranjos e as dicas são ótimas.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Sempre Alerta disse:

    Ótimas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  8. natuurfreak3 disse:

    Bloemen fleuren altijd mijn dag op

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.