3 receitas de biscoitos de Natal simples e fáceis

Seja na mesa, nos presentes ou até mesmo como decoração da árvore, os biscoitos de Natal são uma marca desse período de festas. O sabor especial traz também mais encantos às festas e é uma boa pedida para presentear. Outra coisa bacana (e que rende bons momentos em família ou com amigos) é a preparação do biscoito de Natal caseiro. Reuni-los para preparar e decorar os biscoitos de Natal é uma verdadeira festa e muito relaxante também.

Os biscoitos de gengibre do Natal tem sua origem em um conto popular, que conta a história de um homem em forma de biscoito de gengibre que fugiu de vários perseguidores. Essa história é datada do século XV, na Europa.

No Brasil, a tradição dos biscoitos de Natal é forte na região Sul, trazida pelos imigrantes alemães, como é o caso de Santa Catarina. Em muitas famílias de descendentes, a produção é feita anualmente e a tradição natalina ultrapassa gerações, sempre com o mesmo espírito.

Por essa tradição ter se espalhado por todo o mundo, há diferentes tipos de receitas e formas de preparar o biscoito. Algumas com gengibre, outras sem gengibre, mas sempre mantendo de maneira muito marcante o espírito natalino. Abaixo, 3 formas de preparar a guloseima.

3 Receitas de biscoitos de natal fáceis

As receitas são bem parecidas e simples, o que vai diferenciar os sabores são os ingredientes usados. Veja o passo a passo:

1 – Biscoito de chocolate

A maioria das pessoas gosta de chocolate. Portanto, preparar biscoitos natalinos com esse ingrediente é garantia de sucesso. Para fazer a receita você vai precisar de:

  • ¾ Xícara (chá) de Margarina (sem sal)
  • ½ Xícara (chá) de Chocolate em pó
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar (refinada)
  • 2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Ovo

Hora de preparar os biscoitos! Em um recipiente, junte todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa lisa e homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para gelar por 30 minutos, depois abra a massa em uma superfície e corte os biscoitos do jeito que preferir.

Asse no forno pré-aquecido a 160º por 10 minutos, ou até que fique dourado, depois retire do forno e deixe esfriar. Para decorar você pode derreter o chocolate e cobrir os biscoitos, use a criatividade e crie lindos personagens natalinos.

2 – Biscoito de gengibre com canela

Essa receita é um clássico do Natal, e une dois elementos diferentes e bem gostosos: gengibre e canela. Caso você seja alérgico a canela ou algum outro item, não acrescente na sua receita! Os ingredientes são:

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo batido
  • 4 colheres de chá de mel
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó (ou 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado)
  • 1 colher de chá rasa de canela
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de água

Em uma vasilha grande misture a farinha, manteiga, açúcar, gengibre, canela e sal, até virar uma farofa. Abra um espaço no meio e coloque a água. Misture mais. Adicione o ovo batido e o mel e amasse tudo até virar uma massa marrom, lisa e brilhante.

Abra a massa em uma superfície lisa e corte com a ajuda de cortadores especiais. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 10 a 15 minutos, dependendo da potência do seu forno.

3 – Biscoito de natal fit

Quem está de dieta pode saborear biscoitos natalinos, desde que aposte numa receita com poucas calorias. Os ingredientes são:

  • 3 colheres (sopa) cheias de farinha de amêndoas
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de fécula de batata
  • 1 xícara de farinha de arroz integral
  • 125 g e de óleo de coco
  • 1 colher (chá)de gengibre em pó
  • 2 colheres (chá)de canela em pó
  • ½ colher (chá)de bicarbonato de sódio

Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture bem. Acrescente o óleo de coco aos poucos, até formar uma farofa. Junte o mel e misture tudo com as mãos, até obter uma massa lisa. Deixe essa massa descansar na geladeira, embalada em plástico filme, por alguns minutos.

Utilizando um rolo, abra a massa sobre a mesa. Recorte os biscoitos e em seguida distribua-os numa assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até dourar. Assim que estiver pronto, espere esfriar, decore e sirva.

Pitaco: Glacê, chocolate derretido ou até mesmo a pasta americana são opções para incrementar seu biscoito de natal decorado com muito sabor e estilo. Se você tem facilidade em desenhar, aproveite para fazer isso nos biscoitos assados. Com o saco de confeiteiro é possível soltar a imaginação e fazer vários desenhos incríveis.

Coloque seus biscoitos em potes de vidro ou em saquinhos, assim você decora sua cozinha com essas delícias e pode presentear seus amigos e familiares com porções de biscoitos natalinos.

Busca boas referências para decorar os seus biscoitos de natal? Então confira uma seleção de fotos inspiradoras no Pinterest.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para 3 receitas de biscoitos de Natal simples e fáceis

  1. vileite disse:

    Ótimas receitas!

    Curtir

  2. Saltibum disse:

    Adorei a versão fit.

    Curtir

  3. Juju Bela disse:

    Oiiii, voltei aqui para dizer que fiz a receita e amei. Ficaram ótimo. Obrigada

    Curtir

  4. Paco disse:

    Gostei, parecem bem fáceis de fazer.

    Curtir

  5. Sempre Alerta disse:

    Quantas delícias.

    Curtir

  6. ❄⛄🎄🎅🎄⛄❄

    Curtido por 1 pessoa

  7. Deu vontade de sair correndo e fazer. Lindos

    Curtir

  8. Fada Bela disse:

    Adoro esses biscoitos. Sempre compro pois sou péssima na cozinha.

    Curtir

  9. Juju Bela disse:

    Lindos, adoro.

    Curtir

  10. natuurfreak3 disse:

    Delicious and beautiful

    Curtir

  11. Pingback: 3 receitas de biscoitos de Natal simples e fáceis | Pitacos e Achados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.